sábado, outubro 23, 2010

Filho fujão!

O FILHO PRÓDIGO


Lamentavelmente, ao contatar o ser humano encontramos um número não pequeno de pessoas que quando indagadas sobre sua religião confessam de certa forma envergonhados que estão afastados do evangelho. Ou seja, longe dos caminhos do Senhor em atitudes que contrariam a vontade de Deus.

A tendência destes afastados é narrar como forma de justificar-se: “Eu estou distante da igreja, mas não estou afastado de Deus”. Como se isto fosse possível! Manter-se alongado da igreja é sintoma de que o mal do afastamento de Deus já está impregnado no físico da pessoa que um dia se identificou como cristão. Tenha certeza disso: Quando você se permite dar o primeiro passo se distanciando de Deus, este passo vai pedir o segundo e o segundo vai pedir o terceiro e quando você menos espera você vai estar muito distante do Senhor vivendo de forma dissoluta com plena indiferença para com as coisas santas que agradam o coração de Deus.

O capítulo 15 do Evangelho segundo Lucas apresenta a “Parábola do Filho Pródigo”, onde se desenvolve sobre vários aspectos que são caracterizados pela rebeldia, ingratidão, sofrimento, arrependimento e sobre tudo amor e perdão.

O personagem – “Filho Pródigo” – é um alegorismo do cristão infiel que tem uma seqüência progressiva de falhas que entristece a Deus, ou seja: a soberba, que afronta o Pai; o desamor que abandona a casa paterna e opta por viver uma vida desvairada que o mundo proporciona.

O filho pródigo. Dos dois filhos o mais moço, o inexperiente, exige a sua parte na herança. Em sua irreflexão, fascinado pelos prazeres do mundo, ajunta tudo e parte para longe. Em terra distante, esbanja seus bens numa vida depravada entre meretrizes.

Na tentativa de buscar a motivação que impulsionou o filho a tomar tal decisão e sair de casa, poderíamos presumir que a motivação não foi outra senão pelos atrativos do mundo. Infelizmente o filho de Deus pode imaginar-se cerceado em sua liberdade quando no serviço do Pai, privado dos “prazeres” intensos e oprimidos por um jugo insuportável. Assim sendo, rebela-se, afasta-se de Deus e atrai sobre si miséria e sofrimento.

Os bens que levara o rapaz chegaram ao fim em um tempo que não conhecemos. Despojado deles, perdeu os amigos de orgia. Sua falência financeira foi constatada por conta de seu novo emprego. Opresso pelas necessidades foi apascentar porcos, os animais imundos abominado pelos judeus. A escassez de alimento o levou a desejar se alimentar da ração destinada aos porcos.

Neste execrável trabalho, ao cair em si, constatara o retrato de sua vida atual e a tristeza em seu coração. O cristão ao pecar contra Deus, também perde a exultação da salvação e padece as conseqüências de seu ato desvairado. A Bíblia diz: “Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho...porque, que filho há a quem o pai não corrija?” – (Hebreu 12:6,7).

Com efeito, o moço, fustigado pela provação, caiu em si. Sua fome o induziu lembrar-se da abastança da casa paterna. A disciplina abre sua mente para recordá-lo do pai e o motiva adotar uma atitude tocado pelo arrependimento. “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai” – (Lucas 15:19a).

Arrependimento seguido de ação. Estas atitudes fizeram toda diferença na vida do moço rebelde, ingrato, maltrapilho, malcheiroso e esfomeado. Em sua mente, como filme, passavam cenas da casa onde ele via seu pai honrando os funcionários. Ninguém passava fome onde ele nasceu e viveu por um período de sua vida. No entanto, ele se via numa circunstância de constrangimento, desventura e fome. Na seqüência ele volta exatamente para o ponto onde caiu. Ensaia um lindo discurso verdadeiro nascido no mais profundo de seu coração para enfrentar a situação. Estas foram as palavras impregnadas em sua mente: “Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros” – (Lucas 15:19b).

“E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se” – (Lucas 15:20-24).

Amor e perdão. Foram estas as atitudes do Pai que esperançoso aguardava o retorno de seu filho ao lar. O pai tinha todos os motivos para exortar o filho fujão com um extenso sermão de acusações. Contudo, não o fez! Abdicou-se do direito de colocar o dedo no rosto do ingrato, para dar lugar ao perdão e ao júbilo por ver seu filho de volta ao convívio da família.

Não conheço sua situação hoje. Não sei como este texto foi parar em suas mãos. Assim sendo, gostaria de formular uma pergunta a você: Onde você se encontra neste exato momento? Onde você se enquadra nesta parábola?. Você permanece na casa ou está distante do Pai? Se você vacilou em responder ou se julga um filho pródigo, opte por tomar a mesma decisão do moço – volte para o Pai e cheio de arrependimento reassuma seu lugar de filho legítimo. Lugar de filho de Deus não é no “curral cuidando de porcos”. O Pai está na bela fazenda com os braços abertos para te perdoar e te receber! Jesus disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” – (Mateus 11:15). Amém?

_________________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

3 comentários:

Kippy Marrie disse...

Olá.... Gostei muito deste Blog e já estou como seguidora.
Meus paizinhos também me acompanham.
Parabéns, a palavra de Deus é sempre bem vinda.
E sabia que minha mãe me disse que além da Bíblia não mentir Ela é o livro mais vendido do MUNDO!
Imagina só! É boa mesmo, todos nós deveríamos ler.

1000 beijocas com muito amor da sua mais nova amiga e fã. E dos meus Paizinhos também.

KIPPY MARRIE

Plínio Cavalheiro disse...

Grato amiga Kippy por suas palavras de incentivo.
Sua mãe tem razão. A Bíblia é a Palavra de Deus. Na própria Bíblia está escrito em Números 23:19: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ...".
Outra coisa que sua mãe comentou: "A Bíblia é o Livro mais vendido". Você sabe porque isto é um fato indiscutível? Eu respondo: "A Bíblia é o livro mais vendido porque quem a criou, criou também o leitor". Deus é criador de todas as coisas e por isso bendizemos o seu Santo de
Bendito Nome. Amém?
Abraços.
Capelão - Plínio.

Bruno Nemo -SP disse...

BOA NOITE SR.PLÍNIO.

GOSTEI DO NOVO DESIGN DO SEU BLOG. ACHEI AS CORES BEM LEGAIS E TUDO BEM DISTRIBUIDO. O SEU PERFIL ESTÁ BEM LEGAL E A HISTÓRIA É EMOCIONANTE.
A FOTO TBM ESTÁ BEM LEGAL.
PARABÉNS AO EXECUTOR.

NÃO ESQUECENDO, CLARO, DOS TEXTOS E O PROPÓSITO DE EVANGELIZAÇÃO, QUE SE DEUS QUISER, TOCARÁ MUITA GENTE.
SOU SEU SEGUIDOR TBM, VIU MINHA FOTO AO LADO DAS SUAS SEGUIDORAS (LILLY E KIPPY)?
MEU APELIDO É "NEMO", GOSTOU?
PARABÉNS E UM GRANDE ABRAÇO AO SENHOR E A DONA CLAUDETE.
SUCESSO!!!!

ASSINADO: BRUNO (NEMO), LISA & KIPPY

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...