segunda-feira, janeiro 02, 2012

QUE TEMOS NÓS EM COMUM?


Jesus possuía plena consciência e estava convicto de suas funções. Tinha uma meta a perseguir e a buscava com determinação e autoridade inigualável, visando sempre a salvação dos homens que por influência do inferno mantinham suas costas viradas a Ele.

Seus feitos revolucionaram o mundo de tal maneira que os “alicerces” do inferno foram abalados. Jesus foi a grande PROMESSA de Deus que deixou o diabo de cabelos brancos. Deus disse e o diabo teve que engolir grosso: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar" – (Gênesis 3:15).

Através de Jesus, vidas foram salvas da condenação do pecado. Milagres, prodígios, sinais e maravilhas fluíram dAquele que foi anunciado como “Emanuel” - (nome próprio hebraico que, traduzido, significa "Deus conosco” – Mateus 1:23). Falar sobre Jesus é discorrer sobre o infinito. Seus atributos ultrapassam a habilidade de compreensão do ser humano finito e apesar disto, Jesus é sinônimo de humildade (Mateus 11:29).  

A despeito de seus atributos sobrenaturais, ao mesmo tempo se mantinha flexível, extremamente humilde, cortês e afável no falar e no agir. Sabemos pelo relato bíblico que o “início” público e definido ministério de Jesus se deu em uma festa de casamento em Caná da Galiléia. Jesus fora convidado juntamente com sua mãe e seus discípulos para estarem presentes neste evento que sequer sabemos os nomes dos noivos (João 2:1-11).

Contudo, tendo acabado o vinho, quando todos se divertiam a mãe de Jesus volta-se para Jesus e lhe diz: "Eles não têm mais vinho". Por que razão Maria procura o filho, colocando-O ao par deste problema? O que Jesus poderia fazer a respeito? Jesus não era dono de adega e nem fazia parte da AIE - Associação Israelense de Enologia. Jesus, aparentemente era um convidado comum.

Exatamente. Jesus visivelmente era semelhante aos outros. Jesus se fez homem e homem comum (João 1:1). Foi gerado pelo Espírito Santo (Mateus 1:20). Nasceu de mulher da mesma forma como nascemos e suas características físicas se assemelhavam às nossas (Mateus 1:20,21). Entretanto, era Deus encarnado e como Deus tinha os atributos da Trindade.

Jesus fita Maria (sua mãe) e diz: "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora". Muitos ficam perplexos diante da resposta de Jesus à sua mãe. Não conseguem entender a razão desta resposta aparentemente rude. Estaria Ele irritado com sua mãe por ter levado a ele um problema que na verdade não era de sua alçada?

Examinando outra tradução bíblica (NVI) vamos encontrar o texto colocado desta forma: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou". Ter em comum é tudo que Jesus espera dos cristãos. O apóstolo Paulo imitador de Jesus escreveu: “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?” – (2 Coríntios 6:14-15).

Maria não ficou surpresa com a resposta de Jesus e nem fez beicinhos procurando um canto da festa para “curtir” sua mágoa. Ela fez o que todos àqueles que têm em comum com Jesus farámos. Pregou a obediência à Cristo. Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele lhes mandar" – (João 2:4-5). É isto que a Bíblia cita.

Ter em comum com Jesus é estar ligado às necessidades dos outros mesmo quando se é um mero convidado dentre tantos outros. Nunca diga, “sou apenas um no meio de uma multidão”. Nunca diga, “o que posso fazer sozinho, afinal, não posso mudar o mundo”. Na festa, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus percebeu e não cruzou os braços. Ela correu na direção certa em busca de solução. Compartilhou com Jesus o problema - "Eles não têm mais vinho" (João 2:3).

Posso imaginar o sussurro e entonação de preocupação de Maria dizendo ao filho - "E le s...n ã o...t ê m...m a i s...v i n h o". Teria ela dito mais alguma coisa, como, “precisamos fazer algo a respeito antes que todos os convidados saibam”. Não sabemos! O fato é que ela se preocupou com a adversidade dos noivos e fez o que era certo.

Fazer o que é certo é dever de todo crente que tem algo em comum com Jesus. Jesus carrega em seu caráter o atributo da compaixão e por isso nos tornamos um em Cristo quando o mal alheio nos causa pesar e nos motiva a exemplo de Maria para agir em prol de solução da dificuldade.

Faça você como Maria. Siga o exemplo de quem caminhou junto de Jesus. Tenha sensibilidade e olhos atentos para detectar os problemas que o ser humano enfrenta. Cultive dentro de você a compaixão semelhante a de Cristo. Não duvide que Jesus continua hoje poderoso para transformar água em vinho e infinitamente mais e continua perguntando aos crentes: "Que temos nós em comum, crente?”

Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele lhes mandar" – (João 2:5). Você faz o que Ele manda? Espero que sim!

______________ Capelão – Plínio.

6 comentários:

Kippy Marrie disse...

Olá "Vovô" querido...
Meu primeiro recadinho do ano em seu lindo e muito instrutivo blog.
Eu e mamãe estivemos todo o ano passado aqui, e com certeza, estaremos em mais este ano que começa.

Gostamos de ler os textos do senhor, e sempre recomendamos aos amigos, pois falar de DEUS é sempre uma ótima coisa, e o senhor sabe fazê-lo muito bem.
FELIZ 2012 Vovô queridinho ao senhor, a Vovózinha querida, ao meu priminho Daniel que está aí com voces e a todos os seus amigos do blog, que sempre te acompanham e deixam recadinhos carinhosos ao senhor.

Fica com o Papai do Céu.
E PARABÉNS para mais um ano de um LINDO e de grande utilidade blog, que o do senhor.
Até sempre...
Mamãe manda FELIZ ANO NOVO também e beijos 1000 a todos voces.

Aus 1000 com amor da "netinha" com muuuitooooo amor e carinho...

KIPPY

Plínio Cavalheiro disse...

Oi querida Kippy.

É bom receber seu primeiro recado neste início de ano novo. Como sempre, suas palavras são gentis e motivadoras.

Agradecemos pelos votos de um Feliz 2012. Retribuímos os sentimentos em porção dobrada a você, sua “mãe” e ao seu “pai”.

Que 2012 seja ainda melhor para todos nós. Para isso, confiamos nas promessas de Deus que diz: “Jesus veio para dar vida, e vida em abundância – (João 10:10b).

Foi bom estar com você, contar com sua audiência, torcida e palavras sempre agradáveis.

Deus abençoe você, sua casa e todos nossos amigos que frequentam o nosso blog.

Abraços e FELIZ 2012.

Plínio.

Pinecone Stew disse...

Have a Wonderful New Year!

Plínio Cavalheiro disse...

HARRYGOAZ.

Thanks to you too. God bless you greatly.

3lizabarb0sa disse...

💖💖

Unknown disse...

Palavra revigorante da parte de Deus aos nossos corações.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...