sexta-feira, julho 29, 2011

O PRESENTE É DE DEUS, A ESCOLHA É DO HOMEM!

Então, do pó da terra, o SENHOR formou o ser humano. O SENHOR soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo. Então o SENHOR Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações. E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: — Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá. É assim que está registrado no Livro de Gênesis capítulo dois.

Deus oferece ao homem direções para se comportar diante das maravilhas criadas por Ele. Orientações não significam imposições. Por exemplo, o velocímetro do carro oferece orientação ao motorista sobre a velocidade, porém, não impede que o condutor ultrapasse os limites permitidos por lei.

Você pode comer as frutas de todas as árvores do jardim, foi assim que Deus falou. Deus deu opção ao homem de comer ou não das frutas do jardim no momento que sentisse vontade de fazê-lo. Não sabemos se o primeiro homem gostava de todos os frutos. Provavelmente sim. Contudo, esta informação não é relevante. O importante é saber que o homem tinha suas preferências e por conta disso se deixava levar por elas para atender suas necessidades físicas, emocionais e espirituais.


Deus também falou para NÃO comer da árvore que dá conhecimento do bem e o do mal, sabendo que o homem já estava habilitado pelo livre-arbítrio para discordar do comando caso quisesse.

Deus, instituidor, apesar do domínio não montou um robô dotado de uma central regida por um controle remoto fixado em suas poderosas mãos. A criação humana não é um brinquedo até mesmo descartável de Deus. O homem é avaliado como culminância da criação de Deus. O ser humano é a coroa da criação, e por conta disso ocupa destaque sobre as demais criações e criaturas. Apesar disso, seus predicados nem sempre coincidem com os desígnios do criador e isso comprova que o homem se deixa reger por seu livre arbítrio, um dos predicados existentes nele.

“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto” – (Gênesis 1:27,31).


Deus coroou a criatura de inúmeros presentes. Livre arbítrio é um excelente presente dentre tantos. Esta qualidade dignifica o homem dando-lhe oportunidade de discernimento e alternativa de escolha entre certo ou errado e quando o faz optando pelo correto o Criador se regozija.


O presente é de Deus, a escolha é do homem. Toda escolha gera consequência, por isso a cautela deve anteceder qualquer atitude por mais simples que possa parecer. Eva não foi cautelosa frente à palavra vinda de alguém que não era o Deus que ela conhecia de perto e digno de total confiança. Este ser infernal proferiu: “...É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” – (Gênesis 3:1b).

Os argumentos usados pelo inferno nem sempre à primeira vista são totalmente discrepantes dos preceitos de Deus. No diálogo travado no Éden a serpente (usada pelo diabo), praticamente repetiu as palavras de Deus. Não fosse um “insignificante” detalhe seria idêntica.

Se você não estudar a Bíblia e deixar de conhecer o que está escrito nela, também não saberá discernir as “insignificantes” distorções que o diabo faz com a Palavra de Deus que resulta em prejuízo. Com Eva o diabo fracionou a fala de Deus transformando a vírgula em ponto final. “... não comereis de toda árvore do jardim?”.


Sim, Deus deu este comando acrescido de um “mas”. “... MAS do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais” – (Gênesis 3:3).

O presente é de Deus, a escolha é do homem. O homem não comeu forçado do fruto que estava no meio do jardim. Seus sentidos aguçados por palavras “macias” do diabo provocaram nele desejo de provar espontaneamente do fruto proibido.

Deus quer que sejamos criteriosos e para isso colocou em nós a inteligência racional. O homem não pode ser chamado de “animal racional”. O homem é um ser criado com características semelhantes às de Deus. A Bíblia cita: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” – (Gênesis 1:26).

O presente é de Deus, a escolha é do homem. Assim sendo, avalie cuidadosamente e escolha corretamente cada decisão. Não se deixe enganar. Use o presente de Deus de tal forma que o nome dEle seja sempre engrandecido no dia-a-dia.

____________ Capelão - Plínio.

quinta-feira, julho 21, 2011

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém

“Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém” – (Mateus 6:13).



A oração dominical [Pai Nosso] inicia dando ênfase ao louvor, declarando a santificação do nome de Deus e termina reafirmando e reconhecendo a grandeza, o poder e a glória de Deus. “Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”.


Após um longo tempo na presença do Senhor, submetendo-se aos cuidados, solicitando a provisão diária, buscando o perdão pelos pecados, e pedindo a proteção para não cair nas ciladas de satanás, finalmente, chega o momento de glorificar, exaltar, e reconhecer o governo que o Pai exerce sobre seus filhos. Pois teu é o reino.


O cristão deve se inteirar através da busca e meditação na palavra de Deus de todas revelações contidas nas escrituras sagradas, inclusive as três afirmações de Jesus, se referindo ao Pai, no final do verso treze de Mateus seis – Reino, Poder e Glória.


Teu é o reino. Jesus certa ocasião, depois de ser interrogado por Pilatos respondeu: “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui“– (João 18:36). Ele declara ao inquiridor a existência de um reino estabelecido acima de qualquer reinado: “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” – (João 18:37b).


Jesus sobrepuja o reino das trevas e oferece oportunidade aos perdidos de se aliarem ao Seu reinado voluntariamente e adquirirem vida eterna. A Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – (João 3:16).


Teu é o poder. Jesus faz esta segunda afirmação aos seus seguidores – Poder. Não se pode ignorar ou menosprezar este maravilhoso atributo de Deus que vai além do “poder” conhecido pelos homens, Ele é Onipotente. A Bíblia diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” – (Salmo 91:1).


É bom desfrutar da certeza que não há nada que seja demasiado difícil para Deus. A Bíblia diz: “Ah Senhor Deus! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil” – (Jeremias 32:17).


Tua é a glória. O Mestre e Senhor Jesus conhecendo o caráter do diabo, não deixa de colocar este item para fechar a oração com chave preciosa. Satanás sempre quis e continua querendo roubar a glória de Deus, ou tentando convencer o cristão a conquistar os aplausos, fazendo de tudo para que os holofotes foquem seu ego.


Diante disso, use seu livre-arbítrio e diga NÃO aos assédios do enganador. Diga NÃO ao pecado. Exerça seu direito e pelo Espírito Santo se incline em adoração ao Rei dos reis em todo lugar, e em todo tempo. Faça da oração de Davi sua oração e aprenda com Paulo: “Todas as tuas obras te louvarão, ó SENHOR, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações” – (Salmo 145:10-13). “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém” – (Romanos 16:27). Amém?


Procurando expor um pouco de teorias e admitindo que o tema seja extenso, chegamos ao “fim” desta oração maravilhosa ensinada pelo Senhor Jesus. É bom lembrar que a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de ricos ensinamentos. Sendo assim, nenhum escritor humano conseguiu ou conseguirá esgotar qualquer assunto da Bíblia. Graças a Deus por está realidade.


Espero de coração que todos os preceitos fiquem gravados dentro de seu coração e que você desfrute de todas as bênçãos que o Senhor tem para aqueles que PRATICAM a Oração do Pai Nosso. Em nome de Jesus, amém!


_______________Capelão - Plínio.

segunda-feira, julho 11, 2011

MAS LIVRA-NOS DO MAL

“Mas livra-nos do mal” – (Mt 6:13).



Habitualmente o cristão enfrenta no dia-a-dia lutas arquitetadas pelo inimigo que tem o domínio sobre o império das trevas. Satanás, conhecido biblicamente também como adversário, não oferece trégua aos opositores de seu reino. Ele investe todo seu tempo disponível para maquinar morte e destruição aos homens, principalmente daqueles que têm uma aliança de compromisso, firmada através do sangue de Jesus Cristo no calvário.


A Bíblia diz: “...Porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” – (1 Pedro 5:8b). “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir...” - (João 10:10a). Por conta disto, Jesus nos ensinou a orar insistentemente, “Livra-nos do mal”.


Livrar-se do mal significa eximir-se do maligno, e eximir-se do maligno é buscar e se apossar da armadura que Deus coloca à disposição como ferramenta de defesa aos seus filhos. A Bíblia cita: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” – (Efésios 6:11-13,16).


O salmista Davi, por conta de andar com o Senhor pôde sentir na pele o livramento dos ataques ininterrupto do inimigo. Ele disse: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” – (Salmo 23:4). Andar com o Senhor é a chave para não temer o mal.

Mas livra-nos do mal. Entre outros propósitos que estão no coração de Deus, encontramos o desejo do Pai em livrar seu povo das maldades do inferno. O Senhor não se alegra em ver seus filhos tropeçando e caindo nas armadilhas do sagaz inimigo. Fazer a nossa parte é fundamental para eximir-se de todo ataque satânico, porém, é tremendamente edificante e confortador poder contar com Deus nas situações que não temos controle.


Assim está escrito na Bíblia: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém” – (Judas 24,25).

Solicitar ao Pai que nos livre do mal é buscar remédio preventivo para as circunstâncias difíceis que enfrentamos. Existe situação que parece não haver solução. Assim sendo, devemos pedir que Deus nos dê forças para que no dia mal possamos vencer os obstáculos, tendo a certeza de que grandes vitórias vêm após grandes lutas.


Convido-o para curvar sua cabeça neste momento e ore desta forma: Amado Pai que está no céu. Por causa do diabo que não se cansa e continuamente anda ao meu redor procurando brecha para me prejudicar, peço que me livre de todo mal em nome de meu único Senhor e Salvador Jesus. Amém!



______________Capelão – Plínio.



segunda-feira, julho 04, 2011

E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO

“E não nos deixes cair em tentação...” – (Mateus 6:13a).



Se por um lado, do ponto de vista do diabo, com sua sagacidade tem feito do assédio uma ferramenta de derrota, do ponto de vista de Deus, as tentações devem servir para o fortalecimento e o desenvolvimento da fé.

E não nos deixes cair em tentação. Quando solicitamos ao Senhor o favor de não nos deixar sucumbir, isto em momento algum vem invalidar o empenho que o cristão tem que ostentar frente aos assédios de Satanás. A Bíblia diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” – (Tiago 4:7).


A parte final do verso acima escrito por Tiago faz menção de umas das promessas do Senhor. Deus está garantindo o distanciamento do diabo dos seus filhos – “E ele (o diabo) fugirá de vós”.

Como seria maravilhoso não sofrer as investidas do diabo, e conseguir isenção permanente de sua presença e de seus ataques. Seria possível conseguir este favor das mãos do Senhor? NÃO! O diabo, nosso adversário, enganador e tentador não oferece trégua, não obstante ter a consciência que sua derrota já está decretada pelo Soberano Deus. A Bíblia diz: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” – (Apocalípse 20:10).

Contudo, a Palavra de Deus pede sobriedade e vigilância no trajeto do caminhar cristão, dizendo: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” – (1 Pedro 5:8). O diabo fugirá de vós. Isto se torna naturalmente possível naqueles que entendem e aceitam o texto na íntegra.



A Bíblia não foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo, com a finalidade de ser fragmentada, e nem para ser usada como se fora simplesmente uma caixinha onde se consegue tirar (isoladamente), somente versículos com boas promessas a cada dia sem que tenha um “custo” para consegui-las.

Qual é o custo para se conseguir o distanciamento do diabo? O versículo diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo”. Esta é a chave para se abrir a porta da vitória – submeter-se a Deus incondicionalmente. O Senhor Jesus, falando aos seus discípulos disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” – (Mateus 26:41).

Por conseguinte, descobrimos pela própria Palavra de Deus, que, o ônus para se conseguir o distanciamento do diabo está em uma vida de obediência aos ensinamentos de Deus e também na prática da oração incessante. Cumprir a vontade de Deus é fechar as portas de entradas onde o diabo costumeiramente tem entrado para cumprir o que está escrito em João 10:10a: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir’.

E não nos deixes cair em tentação. É bom lembrar, que, o próprio Jesus que nos ensina a orar desta forma sofreu na própria pele este tipo de desventura. No deserto, depois de jejuar por quarenta dias e quarenta noites, sentindo fome, chegou o diabo e o tentou por três vezes subseqüentes. A Bíblia afirma que Jesus venceu todas as tentações fazendo uso da Palavra de Deus. Jesus declarou estar escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Ele disse ainda: Não tentarás o Senhor teu Deus e por último Ele dispara o tiro certeiro no inimigo, dizendo: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. “Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam” – (Mateus 4:11).

O conhecimento e a prática das escrituras são armas poderosas para neutralizar e frustrar os ataques do diabo. A palavra é comparada na Bíblia como uma espada afiada: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” – (Hebreus 4:12). A palavra é hábil para promover verdadeiras mudanças para melhor nas pessoas: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. _ (2 Timóteo 3:14-17). A palavra serve como farol diante das trevas: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” – (Salmo 119:105).


E não nos deixes cair em tentação. Faça neste momento esta oração: Sim, meu Deus e meu Pai, eu entendo que, para não cair em tentação eu necessito resistir ao diabo, estar em comunhão contigo, viver em obediência aos seus ensinamentos e investir todo meu tempo na oração. Perdoe os meus pecados (mencione-os um a um em arrependimento). Eu quero que isto se torne uma realidade em minha vida. Em nome de meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!



________Capelão – Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...