segunda-feira, março 28, 2011

CONFIANÇA E LIBERDADE

CONFIANÇA E LIBERDADE
(Aprendendo com rei Davi)

“O Senhor resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado” – [Salmo 34:22].

Hoje, precisamos de homens e mulheres que estejam dispostos a pagar o preço da santidade que é requerida pelo Senhor de nossas vidas, sobre tudo a obediência irrestrita a Ele.

O evangelista Sammy Tippit tem pregado por toda a Europa Oriental, inclusive na Rússia, e visto milhares de pessoas, nestes países, encontrarem a paz em Cristo Jesus, apesar de conseqüente perseguição. Em um trecho de seu livro – Coração Ardente – ele diz: “Quando uma pessoa aceita Jesus na Europa Oriental o faz com uma inteira compreensão da exigência do discipulado. Ela sabe que pode custar a sua posição, sua educação ou mesmo sua família. Talvez o problema no Ocidente seja que temos considerado a decisão por Cristo algo fácil. Precisamos entender as exigências do discipulado”.

O salmista e rei Davi, encerra este Salmo trinta e quatro com palavras proféticas abençoadoras, e ao mesmo tempo apresenta dois princípios necessários para que o cristão se aproprie deles no seu caminhar diário. Vejamos quais:

Primeiro > Submissão ao Senhor. Como já mencionei acima, a obediência pode ser considerada grande parte da “soma” que “pagamos” para se obter os favores de Deus, inclusive e principalmente o resgate da alma. Se ambicionamos ser verdadeiros discípulos de Jesus, devemos aprender que a obediência é uma das características mais marcantes dos cristãos. A sujeição alegra o coração do Pai. Não podemos simplesmente ficar sentados em nossos confortáveis bancos de igrejas, cantando alguns hinos, dando gritos de júbilos, batendo palmas para Jesus, orando em línguas, dizendo amém ao pregador, e muitas outras liturgias e não se sujeitar ao senhorio de Jesus por inteiro – (Mateus 28:19,20).

O mundo está indo para o inferno! PARE e PENSE nesta verdade pelo amor de Deus! Não se permita ter um coração insensível. Não se amolde ao comodismo. Abra mão de seu conforto físico e mostre através das obras do Espírito que Cristo vive em você. Viver o cristianismo faz toda diferença dentro de um mundo que caminha para a perdição. Pedro escreveu: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” – (1 Pedro 1: 14-16).

Em momento algum vamos encontrar nas Escrituras, o Evangelho sendo oferecido como mercadoria trivial em promoção nas prateleiras dos estabelecimentos pelo preço de $1,99. Ao contrário, as Escrituras nos exortam sobre o alto preço que foi pago por Jesus na cruz do calvário e também nos conclamam a remirmos o tempo, “porquanto os dias são maus” – (Efésios 5:16).

Segundo > Confiar no Senhor. Se quisermos experimentar contínuos avivamentos, temos de estar dispostos a desenvolver dentro de nós a fé. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” – (Hebreu 11:6). O prêmio máximo conferido ao Cristão por conta do uso da fé é indiscutivelmente a salvação através do único Salvador Jesus Cristo. E isto é comprovado pelo próprio Senhor da seguinte forma: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” – (João 5:24).

O rei Davi é um bom referencial para cada um de nós, por causa de seu testemunho de submissão e confiança em Deus. O próprio Deus fala: "... achei a Davi filho de Jessé, varão conforme o meu coração..." (Atos 13:22). E por esta razão o rei Davi, filho de Jessé, homem segundo o coração de Deus, afirma no final do capítulo trinta e quatro: “O Senhor resgata a alma dos seus servos (submissão), e dos que nele confiam (), nenhum será condenado (salvação)” – (Salmo 34:22) – [grifo meu].

Ah! Como seria agradável se um dia Deus olhasse pra você e fizesse a mesma afirmação que fez a Davi, seu servo (se é que Ele ainda não fez). Perguntamos, por que foi que Davi tornou-se um homem segundo o coração de Deus? A resposta encontra-se em Salmo 116:9: "Andarei perante a face do Senhor, na terra dos viventes". Por conseguinte, o caminho da conquista do coração de Deus encontra-se em uma vida disposta a obedecer, exercitar a fé e ter prazer em andar com Ele.

Espero que este salmo trinta e quatro do rei Davi tenha servido para falar profundamente ao seu coração moldável e disposto a ter uma vida de obediência a Deus. Amém?



_________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

10 comentários:

Anônimo disse...

Plinio boa tarde.
Gostei muito dos dizeres sobre o salmista Davi e de tudo que DEUS tem a nos falar. Sempre gosto de ler seus textos. Trazem paz ao coração e ao espírito. Que bom poder contar com eles.
Obrigada pelas belas e muito úteis palavras.
Sempre aguardo as próximas.
Abraço,

Ilza Soares e Família
São Paulo - Capital

Plínio para Ilza e família disse...

Olá Ilza Soares,

Sou grato por suas palavras de encorajamento. Fico feliz em saber que você prestigia meu blog. Você e sua família são bem-vindos e sempre que possível deixem um recado.

Abraços e até a próxima se Deus permitir.

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Irmão Plinio querido na paz do senhor.
Estão todos bem em vossa casa e família? Espero em Deus que todos estejam gozando de plena saúde.
Amém.

Continuo a seguir-te no blog e a ler seus belíssimos e eloquentes textos sobre nosso mestre e salvador único.
Sempre tenho-te muitos elogios e a cada leitura gosto mais de seus dizeres e do que posso tirar de proveito a mim e a poder passar aos meus queridos.
Parabenizo-o mais uma vez pelo ministério.

Domingo vários alunos meus vieram a mim falar de seu blog e de seus textos.
Admiram-no também, assim como eu admiro-te e não cansarei de elogiar-te.
Eles gostaram e disseram-me que na medida do possível estão a entrar em seu blog e a ler (alguns deixam recados, outros por timidez, acredito eu, só lêem), mas já é de grande valia.

Por isso, agradeço-te mais uma vez por essa, se posso dizer assim, extenção de minhas aulas, que está sendo seu blog.
Grato de coração meu irmãozinho querido.
Que Deus, nosso amado Pai Celestial, continue a dar-lhe esse dom maravilhoso em espalhar as boas novas a todos, principalmente por um meio onde alcançamos tantas pessoas que é a internet.

Louvado seja Deus por sua vida e de sua amada e preciosa família e por seu ILUSTRE MINISTÉRIO.
Amém e Amém.

Um grande abraço fraternal e até logo, e espero um dia ser pessoalmente.
Na Paz de Deus irmão querido,

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Plínio para Josué disse...

Olá amado irmão e amigo Josué.

Shalom.

É bom ler seus comentários e melhor ainda saber que os textos têm servidos para auxiliá-lo em suas aulas. Ao Senhor toda honra e toda glória para sempre, amém!

Também louvo a Deus por sua vida e por seu esmero em querer ensinar a Palavra de Deus a todos quantos necessitam de esclarecimento bíblico. Não tenho dúvidas que seus alunos são privilegiados pelo fato de Deus colocá-lo à frente da classe. Parabéns a você professor e congratulações aos alunos por esse presente de Deus a eles.

Foi uma bênção poder te conhecer, ainda que somente pela internet. Quem sabe um dia Deus nos dê o prazer de nos encontrarmos para trocarmos experiências ao vivo! Enquanto este dia não chega, vamos continuar usando este veículo poderoso de comunicação que temos nas mãos. A Internet é uma bênção quando sabemos lidar com ela. Assim sendo, que Deus nos dê Sabedoria para usá-la como veículo útil para alcançar àqueles que precisam principalmente de ajuda espiritual. Amém?

Grato mais uma vez. Deus continue te abençoando juntamente com sua preciosa família.

Abraços do amigo Plínio.

JOANNA - RIBEIRÃO PRETO disse...

Olá Plinio,
Como vc me respondeu no recado anterior para eu entra, mesmo q seja para dizer um "olá", então entrei.
É q sou meia ruim de escrever mesmo, de falar ao vivo, nossa, pior ainda.
Mas gostei do seu blog e queria q soubesse q estou lendo sempre seus textos e tem me feito muito bem, graças a Deus.
Legal q seu netinho mora aqui pertinho de minha cidade. Cravinhos costumamos falar q é praticamente um bairro de Ribeirão, de tão pertinho. Sempre vou lá. Minha Avó mora lá.
Acredito q ele te falou q aqui é muito quente, diferente de onde vc mora, pois ouvi dizer q Campinas (vi no seu perfil) é mais fresquinha, pois venta bastante.
Aqui, nada de ventinho e arzinho gelado e noites frescas, infelizmente.
As vezes ficamos doidos com o calor, mas fora isso, é muito gostoso. Tanto Ribeirão, como Cravinhos.
Pode ser q eu até conheça seu netinho, por ser uma cidade muito pequena, a gente conhece quase todo mundo, as vezes só de ver, nem sempre os nomes, mas já vimos.
Já disse meu "olá" hj e disse até mais, estou evoluindo, que bom.
Gostaria de escrever muito e muito e coisas bonitas e q as pessoas lessem tbm, claro.
Um abraço e se encontrar seu netinho vou dar um beijo nele e dizer q te conheço, tá bom?

JOANNA
RIBEIRÃO PRETO

Plínio para Joanna disse...

Oi Prezada Joanna.

Boa tarde.

Que bom que você retornou. Parabéns pelo texto. Gostei da sua disposição de escrever e ir além do “olá” dando informações legais de sua cidade que fica ao lado de Cravinhos. Concordo com você quando você diz sobre a temperatura de Ribeirão Preto pelo fato de conhecer Cravinhos.

Da outra vez sugeri que você escrevesse nem que fosse para dar um “olá”. Desta vez recomendo que você entre no blog, examine o texto e comente sobre ele. Dê sua opinião sobre o assunto seja ele qual for. Você pode concordar, discordar, acrescentar, colocar suas dúvidas, etc. O importante é se expressar. Desta forma você vai se exercitando e a curto ou médio prazo você vai também escrever seus textos. Amém?

Grato mais uma vez. Fique com Deus.

Abraços pra você e seus familares – Plínio.

Lorena C. Neves - SP disse...

Oi Plinio e família,
Gostei de mais um texto postado em seu blog.
Gosto muito do livro de Salmos da Bíblia Sagrada.
Continue sempre colocando belas e verdadeiras mensagens em seu blog, onde vemos tantas coisas ruins na internet, é muito bom ter blogs como o seu, que nos ensina mais de Deus e coisas bonitas com fundamento.
Parabéns e estou sempre ligadinha, mesmo quando não deixo comentário, ok? Pois sou sua fã desde o primeiro post no blog.

Beijos

Lorena C. Neves
São Paulo - SP

Plínio para Lorena disse...

Querida Lorena.

Boa tarde.Grato por retornar.

Fico feliz que você tenha gostado do texto e também me legro por saber que você gosta dos
Salmos, um dos livros da Bíblia Sagrada. Realmente é muito gostoso “saborear” os salmos bíblicos. Por exemplo, o Salmo 23 é um dos mais conhecidos no mundo inteiro. Ele inicia desta forma: “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”.

Este Salmo expressa a confiança do salmista nAquele que é provedor e protetor. Não sei a razão de muitas pessoas ainda resistir a este convite tão gentil de nosso Senhor. Jesus está disposto a pastorear as pessoas e para que isto aconteça de fato o homem precisa se deixar pastorear. A resistência distancia a criatura do Criador. A resistência priva as pessoas de bênçãos preciosas que só se alcança em Cristo o Bom Pastor. Amém?

Gostei também em saber que você está ligadinha. As portas de meu blog estão escancaradas para que você entre e faça seu comentário. Seja bem-vinda.

Beijos pra você também e que Deus abençoe São Paulo. Lamento pelos estragos que as chuvas estão causando em sua cidade.

Fique com Deus. Seu amigo -

Plínio.

Rosely Ap.Carvalho-Belo Horizonte-MG disse...

Plinio td bem?
Estou sempre acompanhando seu blog e lendo seus textos q admiro muito.
Gostei deste último tbm q fala sobre ter a submissão e confiar em Deus.
A CONFIANÇA E LIBERDADE.
Muito bem escrito, gostei.

Não q eu seja escritora, sou apenas uma leitora e admiradora das pessoas com o dom de escrever, e principalmente em falar o bem, e espalhar as boas coisas de Deus.

Dou os parabéns por isso, com certeza não conseguiria escrever a metade disto. Por isso entro e leio seus textos q muito me agradam e edificam.
Deus dá o dom para cada pessoa, e com certeza, o meu não é de escritora. (risos...)

Fica na paz de Deus e que ELE continue sempre te orientando e que vc continue espalhando a palavra de Deus e usando esse dom de escritor para escrever e nos falar mais de Deus e de suas maravilhas.
Abraço a todos de sua família, esposa e a vc. Até o próximo texto.

Rosely Ap.Carvalho
Belo Horizonte - MG

Plínio para Rosely disse...

Oi Rosely.

Estou bem graças a Deus.

Sou grato por prestigiar meu blog e por deixar palavras de motivação. São palavras como estas que você escreveu e tantas outras que me motivam a dar continuidade a este ministério de anunciar o Evangelho do Reino de Deus via Internet.

O mundo carece conhecer mais a Palavra de Deus. O mundo precisa ler mais a Bíblia. O mundo necessita meditar mais nas Escrituras Sagradas. Enfim, o homem precisa urgentemente obedecer os princípios bíblicos para se obter vida plena e certeza de salvação através de Jesus Cristo.

Fico feliz em saber que você é alguém que se interessa pelos textos bíblicos. Volte sempre e na medida do possível deixe seu recado. Quando possível recomende o site aos seus amigos como forma de evangelização. Amém?

Abraços e que as bênçãos de Deus repouse sobre sua preciosa vida e família.

Plínio – Campinas-SP.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...