sábado, março 19, 2011

CONDENAÇÃO E MORTE

CONDENAÇÃO E MORTE
(Aprendendo com o rei Davi)

“O infortúnio matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados”
[Salmo 34:21]
Neste final de capítulo o rei Davi narra o destino de duas classes de pessoas, sendo que no versículo vinte e um ele comenta sobre o ímpio e seu destino. São palavras proféticas de condenação e morte a todos quantos não buscam a justificação por meio de Jesus Cristo. A Bíblia diz: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” – (João 3:18).

“O infortúnio matará o ímpio”. Para que um morto possa ser sepultado legalmente, a família ou alguém próximo terá que providenciar declaração de óbito do médico, constando causa mortis, data, local e horário do falecimento.

Terrível é vermos que muitos dos casos que culminaram em morte, poderiam perfeitamente ser impedidos. “Pesquisa sobre morte de mulheres por problemas na gestação, aborto, e pós-parto comprovam que a má qualidade da assistência à saúde no País é a principal responsável por essas elevadas taxas de mortes que poderiam ser evitadas. Estima-se que o coeficiente de mortalidade materna gire em torno de 130 mortes por 100 mil nascidos vivos por ano; números que colocam o Brasil ao lado dos países pobres da América Latina. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef registram taxas de dez mortes maternas por 100 mil nascidas em países da Europa e da América do Norte”.

O rei e salmista Davi, conforme avisa o texto, alerta sobre o mal que, se não tratado, levará o indivíduo à morte. O infortúnio que tem o mesmo significado de calamidade legitima para dizimar multidões que não se submetem ao tratamento preventivo e gratuito oferecido pelo melhor e mais eficiente plano de saúde – Jesus Cristo. Da mesma forma como o Ministério da Saúde tem advertido sobre o perigo do fumo, Davi também adverte sobre o mal que se caracteriza como infortúnio.

“O infortúnio matará o ímpio”. A Bíblia afirma: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” – (Romanos 6:23). Infortúnio é se conformar com o pecado e não querer deleitar-se da graça proporcionada gratuitamente através do perdão adquirido por Jesus Cristo.

“E os que odeiam o justo serão condenados”. Como posso saber se estou odiando o justo? Fácil! Não gosto das coisas que ele naturalmente gosta. Suas prioridades não são as minhas. Seu tipo de conversa me irrita. Não tenho prazer de estar com ele. Enfim, não tenho comunhão com ele. A Bíblia diz que não pode haver sociedade entre a justiça e a iniqüidade e que não há comunhão entre luz e trevas – (2 Coríntios 6:14).

Àqueles que odeiam os justos, por conseguintes, odeia também aquele que justifica. “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado” – (Gálatas 2:16). “De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão condenação sobre si mesmos, [ou seja, a morte] – [grifo meu]” – (Romanos 13:2).

O apóstolo Paulo, até então Saulo, em um período anterior ao seu encontro com Jesus no caminho de Damasco odiava os justos e os perseguiam ininterruptamente. Para ele, houve tempo de arrependimento e perdão, quando teve se deparou com Jesus. Jesus perguntou a Saulo: Saulo, Saulo, por que me persegues?” Saulo não julgava estar perseguindo Jesus literalmente, contudo, Jesus o confronta com uma pergunta direta.

Diante desta palavra do rei Davi assuma uma postura que certamente irá agradar o coração de Deus. Não se conforme em ser um herético, cujo destino é inevitavelmente a morte. Não se permita guardar rancor em sua alma em relação a pessoa justificada por Jesus. Por quê? Para não ser condenado! Amém?

Minha oração: “Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o nosso Pai, e de Jesus Cristo, o seu Filho, estejam conosco em verdade e amor!” – (2 João 1:3).



__________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

5 comentários:

LORENA C.NEVES - SÃO PAULO disse...

Bom tarde Sr. Plínio e família.

Td bem?
Foram viajar no feriado de carnaval?
Eu fui passar esses dias na casa de meus adoráveis e queridos avós maternos no interior, foi muito bom.

Minha família não gosta de carnaval e sempre preferímos a paz e o sossego nesta época. E aproveitamos para poder passear e distrair.

Amo seu blog e sempre estou de olho nele, pq diz coisas lindas e de Deus.
Até mais.
Beijos e Abraços da sempre,

LORENA C. NEVES
SÃO PAULO - SP

Plínio para Lorena disse...

Oi Lorena, é bom vê-la de volta em meu blog.

Não viajamos no feriado do carnaval principalmente por não gostar de enfrentar os congestionamentos nas estradas. Aproveitamos para ficar em casa curtindo alguns parentes amados que recebemos.

Agradeço por entrar em meu blog e vez por outra deixar uma mensagem amiga. Você é muito gentil e sua presença me alegra. Volte sempre, sempre e sempre.

Abraços, do amigo Plínio.

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na paz do senhor irmão Plinio querido.

Alegrei-me em ver que alguns alunos ouviram-me e entraram em seu lindo e instrutivo blog.
Dou graças ao nosso bondoso Deus por isso. Alguns informaram-me que também haviam entrado, porém, sem deixar-lhe comentário. Mas já é de ótimo grado saber que estão com sede da Palavra de Deus.


Agradeço-te também, além do blog e instrutivos textos aos olhos de nosso Deus, as sempre carinhosas respostas dadas a mim e aos meus queridos alunos e a toddos frequentadores.
Parabenizo-o pelo atitude, e acima de tudo a sua grande educação e preocupação com quem busca vosso blog.

Um grande abraço fraternal ao irmão e querido amigo e desejo um dia, se Deus nos permitir, um encontro pessoalmente. Seria uma grande honra para minha pessoa.
Bom final de semana.

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Joanna - Ribeirão Preto disse...

Bom dia.
Gosto muito dos seus textos e de seu blog. Acho muito interessante a maneira de como vc fala de Cristo.
Não sou de falar e escrever muito, não repara no comentáro pequeno, e quase nunca comento, mas sempre entro e leio.
Tenha um ótimo dia.
Abço

Joanna
Ribeirão Preto

Plínio para Joanna disse...

Oi Joanna.

Grato por escrever.

Nem sempre a quantidade de letras ou palavras comprova nosso interesse por algo ou por alguém. Na verdade o que mais evidencia nosso apreço por algo são nossas atitudes e isto eu percebo em sua disponibilidade de escrever para mim. Tenha certeza que valorizo sua postagem e que gostaria de recebê-la em meu blog sempre que possível, ainda que seja para dizer “olá”.

Abraços pra você e para todo pessoal de Ribeirão Preto e Cravinho que está ao lado de sua maravilhosa cidade onde mora meu amado netinho Daniel.

Até breve.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...