terça-feira, fevereiro 15, 2011

ARREPENDIMENTO, PORTA DA SALVAÇÃO!


(Aprendendo com o rei Davi)

“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” – [Salmo 34:18].


Jesus Cristo se sacrificou no calvário por nossos pecados. Expiação é o nome que se dá a esse grande sacrifício. Através deste fato único, porém significativo, o homem é perdoado e limpo de seus pecados, ao se arrepender.

Satanás, inimigo da criação de Deus, tem usado sua tática maligna para convencer o pecador a se esquivar do arrependimento verdadeiro. Para isto, o diabo pratica três sermões: você não tem necessidade de arrependimento; você deve postergar o arrependimento; ou você precisa se entristecer, entrar em depressão e morrer por conta de seu pecado “imperdoável”.

Como entender e exercitar o verdadeiro arrependimento? No adequado arrependimento tem que haver alteração de sentimento. A pessoa que se arrepende francamente vê o pecado como alguma coisa abominável e consequentemente o odeia em seu coração. Quando o arrependimento é puro, a aspiração de voltar a pecar simplesmente esvanece.

Para se entender melhor sobre o verdadeiro e o falso arrependimento podemos usar as atitudes de dois apóstolos de Jesus que pecaram, Judas e Pedro. Judas, apesar de ser discreto e sensato levado pela ambição, pecou contra o Senhor, sentiu remorso e enforcou-se. A Bíblia diz: “Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se” – (Mateus 27:3-5).

Todavia, Pedro, inculto, intolerante, irritado, impaciente, indisciplinado, impulsivo, após ter negado conhecer Jesus desmanchou-se em arrependimento verdadeiro. Veja como Mateus conta este fato: “Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente” – (Mateus 26:75).

Se analisarmos os dois casos, vamos notar que ambos reconheceram que falharam. Todavia, admitir o erro (apesar de necessário), nem sempre é suficiente para solucionar o problema. O importante é saber dar o passo subsequente, de tal forma que a decorrência traga fruto de vida.

Pedro, na sequência, depois de pecar fitou seu olhar em Jesus e não percebeu vingança nos olhos do Mestre. Naquele momento ele foi tocado por um carinho profundo do seu Senhor, e chorando amargamente se arrependeu e foi perdoado. Em contra partida, Judas se fechou dentro de sua egolatria. Apesar de ter seus olhos físicos abertos para as finanças, ele era cego de espírito. Não conseguiu lidar com a culpa e desesperado optou por dar cabo de sua vida que sobejava sentimento de culpa.

O arrependimento falso é patrocinador da autoflagelação, onde os resultados são devastadores, podendo até levar o indivíduo à morte, como foi o caso de Judas, o traidor. Jesus nunca abandou Judas. Em contra partida, Judas se distanciou de Jesus, o que lhe custou à morte física e espiritual.

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Jesus não virou seu rosto de Pedro por saber que ele o tinha negado. Pela razão de perceber a pré-disposição que havia no discípulo em consertar àquilo que tinha se quebrado, ele Jesus o amou e o perdoou.

Diante disso, fica uma pergunta: “Qual é a distância que separa você do Senhor?”. Pra você, Deus é alguém Onipotente, Onisciente, Onipresente, repleto de atributos maravilhosos, que, no entanto está muito distante de sua vida? Sinceramente espero que não. Contudo, se este é o seu caso, ainda existe tempo de arrependimento verdadeiro e busca de perdão. O Senhor quer livrar o seu espírito de toda opressão maligna. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Amém?



__________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Um comentário:

Lorena C. Neves - São Paulo disse...

Olá... tudo bem com o senhor e sua família?
Eu e minha família continuamos acompanhado seu blog e fazendo as leituras dos textos.
Parabéns mais uma vez.
Fica com Deus e não deixe nunca de dividir esses conhecimentos, guiados por Deus, com todos nós.
Um grande presente, com certeza.
Obrigada! Beijos e Abraços.


Lorena C. Neves
São Paulo- SP

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...