terça-feira, fevereiro 22, 2011

AFLIÇÃO E LIVRAMENTO

AFLIÇÃO E LIVRAMENTO
[Aprendendo com o rei Davi]

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”
(Salmo 34:19)



O Senhor de todas o livra!
 
Pela leitura desta primeira parte do versículo, quando passamos por ele rapidamente, parece que o justo está predestinado a uma vida de sofrimento, onde não se consegue obter em hipótese alguma vitória sobre àquele que é responsável pelos ataques. Há aqueles que ensinam que o padecimento físico faz parte do ministério do cristão, e que, por ele, os cristãos adquirem galardões e maturidade espiritual. Infelizmente, não há como negar que o sofrimento tem acompanhado o homem através do trajeto de sua história.

Todos estão sujeitos a aflição, desgosto, infortúnio e a morte que são resultados, não da atrocidade ou insensibilidade por parte de Deus, mas da entrada do pecado no mundo. A Bíblia diz: “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos” – (Romanos 5:19).

Muitas são as aflições do justo... Devemos avaliar cada aflição com a finalidade de descobrir dois pontos importantes: a) – Causa e efeito, b) - tratamento e cura:

(Gálatas 6:7)

Primeiro: O que desencadeou o processo de aflição? Existe uma lei no universo que rege a tudo e a todos, esta lei é a lei de causa e efeito. Não basta desejar o peixe; é preciso que se pesque. Não basta querer a cura; é necessário se submeter ao tratamento médico. Assim sendo, se queremos os livramentos das aflições; temos que avaliar a origem (causa), do sofrimento (efeito). A Bíblia diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.

(Mateus 11:28)
Muitos cristãos estão carregando fardos pesados sobre seus ombros, na certeza que esta é a vontade determinada de Deus sobre eles. No entanto, se esquecem que o próprio Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Diante disto, é de fundamental importância que o cristão avalie se a adversidade se originou por sua culpa, ou seja, por pecado praticado – (1 João 3:4), ou por responsabilidade do diabo -mesmo sem ter pecado – (João 10:10ª), ou como terceira hipótese, se é de Deus como forma de correção e cura – (Hebreus 12:8). Tudo que ocorre em nós e em nossa volta precisa ser avaliado com cuidado evitando os diagnósticos precipitados.

Segundo: Se submeter ao tratamento de Deus! Temos visto muitas pessoas confundindo correção com opressão. A correção vem de Deus, é direcionada ao filho e resulta em bênção – (Hebreus 12:8), em contrapartida, a opressão tem como remetente o diabo, destinado ao ser humano com o propósito de roubar, matar e destruir – (João 10:10ª). Uma das formas de Deus corrigir o filho é através da Palavra. A Bíblia diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” – (2 Timóteo 3:16). Temos comunhão com o Senhor e obtemos os livramentos de todas as aflições, quando obedecemos.


Em Cristo os muros são destruídos

Não há livramento sem obediência. A justificação somente é concedida àqueles que reconhecem seus delitos e buscam em Deus através de Jesus Cristo o perdão dos seus pecados. Pecados são enormes muros levantados com a finalidade de distanciar o homem de Deus. No livro de Isaias está assim escrito: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” – (Isaías 59:2).
­­

Oração, chave dos livramentos 

Aproveite este momento e se quebrante diante do Senhor Deus. Faça a oração do rei Davi as suas palavras: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” – Salmo 139:23,24). Diga ainda, desejo a justificação por meio do Senhor Jesus Cristo que levou os meus pecados na cruz do calvário e reconheço que em Jesus Cristo o Senhor pode me livrar de todas as aflições. Amém! Oração, chave dos livramentos 



_______________Capelão - Plínio Cavalheiro.

8 comentários:

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Irmão Plinio na graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Espero que todos os seus encontrem-se bem com saúde na graça de Deus.
Ao ler um de seus comentários soube que completou junto de sua senhora mais um ano de enlace matrimonial.
Desculpe-me o atraso em parabenizá-los, mas não tive tempo de ver antes.

Quero desejar-lhes as bençãos de nosso senhor salvador Jesus Cristo sobre essa união e fico contente quando ouço os casais comemorando mais um ano de união, neste mundo onde casam-se pensando se não der certo é só separar-se. Triste, pois o matrimônio foi criado por Deus, e tudo que Ele fez é bom e agradavél.

Meus votos ao casal de muita alegria e que comemorem muitos outros anos esse enlace abençoado pelo nosso Senhor.
Parabéns ao irmão na graça e na Paz sempre ao casal querido e amado pelo irmão aqui.

Continuo a acompanhar-te e ler e até imprimir textos de vosso blog para estudos e ensinamento, aos meus alunos. Agradeço-te sempre e apreciei este último sobre Aflição e Livramento e vou usá-lo (já que voce permitiu, e é sempre bom espalhar a palavra de Deus. Mas sempre cintando o irmão e dando seu crédito irmão Plinio querido).


Um grande abraço fraternal a voce irmão e sua esposa e família.
Do amigo e irmão em Cristo,

Josué Natanael S.Dias
Pernambuco

Márcia Reis -Porto Alegre disse...

Gosto muito deste blog e tenho aprendido muitas coisas com ele sobre Deus. Obrigada pelas belas informações.
Abraço

Márcia Reis
Porto Alegre

Plínio para Josué disse...

Amado irmão Josué. Sou muito grato por desejar as bênçãos do Senhor sobre meu casamento. Como você sabe, existe um segredo (e neste caso é bom que todos saibam) que, o relacionado conjugal se solidifica e permanece em pé quando aplicado o chamado tripé. Tripé = Jesus, esposa e marido. Se tirarmos um desses pés o relacionamento vai ao chão. E é bom que se diga que não se tira, nem se troca e nem se acrescenta. Os três se encaixam com perfeição. Deus é perfeito em tudo. Amém?
Deus te abençoe sempre e mais.

Abraços – Plínio.

Plínio para Márcia Reis disse...

Prezada Márcia Reis.
Fico feliz e grato por suas palavras carinhosas em meu blog. Espero contar com sua participação mais vezes e sempre que achar conveniente poste um recado. Ele será sempre bem-vindo.

Abraços.

Plínio.

LORENA E FAMÍLIA - SP disse...

Olá querido Plínio e família,
Tbm somos fãs de seu blog e sabemos que o senhor é um homem de Deus. Entramos todos os dias no blog "Buscar Orientação", o nome já diz td, não é mesmo? Porque gostamos e aprendemos muito sobre Deus e da Bíblia. Parabéns!
Sou sua fã e minha família tbm.
Sempre deixo recadinho para o senhor tbm.
Que Deus continue abençoando o senhor e sua família.
Beijos e Abraços sempre...

Lorena C. Neves e Família
São Paulo - SP

Plínio para Lorena disse...

Olá Lorena.

Fico lisonjeado com suas palavras carinhosas. Agradeço pelo incentivo e por vocês serem fãs de meu blog.Todo semeador gosta de ver os frutos de seu trabalho e no meu caso fico feliz por perceber que o propósito de apresentar a Palavra de Deus através da internet está dando bons resultados. Ao Senhor toda honra e toda glória.

Apareça quantas vezes quiser. Você será sempre bem-vinda juntamente com sua preciosa família.

Abraços e beijos para todos e que o Senhor derrame as melhores bênçãos sobre sua casa.

Plínio.

Anônimo disse...

Me audio muito e passei para meus amigos e colleges. DEUS E maior

Anônimo disse...

Obrigada,quem busca corre¢ao na palavra sempre encontra conforto e resposta seu blog e muito ajudador e importante, mais uma vez Obrigada e Jesus continue te aben¢oando grandemente. Marta

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...