domingo, fevereiro 23, 2014

TEVE FOME




É assim que está escrito. Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, “teve fome”. Não é pra menos, abster-se de alimento sólido por quarenta dias não deve ser fácil, mesmo quando a motivação é o jejum como foi o caso de Jesus. Sim, Jesus teve fome e foi tentado pelo diabo.

Você se escandaliza com isso? Pois não deveria! O diabo não deixa passar nenhuma oportunidade quando esta surge diante de seus olhos. Estava ali diante dele um homem com poder e autoridade sobre tudo e todos. Todavia, o diabo sabia que Jesus tinha jejuado e estava faminto. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa tentar e devorar.

Talvez sua necessidade não seja a fome propriamente dita. Contudo, necessidade não se restringe unicamente à área do estômago ou na despensa da cozinha. Necessidade é a falta de tudo quanto carecemos para manter o equilíbrio da saúde física, emocional e espiritual. Portanto, Sejam sóbrios e vigiem.

Você se lembra de quando Jesus chamou os discípulos e disse a eles que eles seriam pescadores de homens? Pois bem, o diabo também usa a mesma tática, com a diferença de que a isca colocada no anzol é a “tentação”. Para não cair em tentação é imperativo alimentar a alma, a mente e o próprio corpo. No entanto, selecionar o cardápio é mais importante ainda. No deserto Jesus olhando de frente para o diabo, disse: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’" – (Mateus 4:4).

Quando o homem valoriza e “come” a Palavra que sai da boca de Deus, ele se fortalece para enfrentar e vencer as adversidades, inclusive as tentações que são muitas. A Palavra de Deus é poderosa. Como diz no livro de Hebreus: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” – (4:12).

“Teve fome”. Sim, Jesus teve fome do alimento que satisfaz o físico, e isto se deu por conta de sua deliberação espontânea em jejuar. Porém, sua vitória sobre o diabo se deu por causa de seu espírito estar saciado pelo alimento que desce do céu. Faça você o mesmo quando for tentado. Olhe direto para o tentador e diga: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" – (Mateus 4:4).

 _____________________ Plínio Cavalheiro.

sábado, fevereiro 15, 2014

CONHECENDO A VONTADE DE DEUS!



Entre as coisas que incomodam grande parte dos filhos de Deus é o desconhecimento da vontade do Pai. Saber o que Deus pensa e o que Deus tem envolvendo ministérios e as demais funções do cotidiano é decisivo para o filho crescer com saúde dentro do corpo onde ele está inserido.
 
Ainda que temporariamente, a dúvida entorpece a mente e é agente de paralisação de projetos que por vezes são exatamente a vontade de Deus. Assim sendo, o que fazer para descobrir qual é a vontade de Deus?

Digamos que existem chaves que abrem arquivos onde a vontade de Deus se revela. A primeira chave se chama “Bíblia”. A Bíblia é um manual de fé e prática onde Deus concentra suas vontades e nela está escrito que todos podem experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus – (Romanos 12:2b). Portanto, nada mais prudente do que checar se aquilo que se pede ou se espera está em concordância com as Escrituras Sagradas.

É contrassenso insistir com Deus para que Ele dê seu parecer sobre um relacionamento onde o jugo é desigual se a resposta está implícita na própria Bíblia? Paulo registrou a vontade de Deus desta forma: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?” – (2 Coríntios 6:14,15).

A segunda chave se chama “glorificação”. Paulo escreveu: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” – (1 Coríntios 10:31). É de suma importância que a motivação seja levada em contas quando se tem dúvidas sobre a vontade de Deus. Se o projeto não glorifica a Deus, então não tem porque ser da vontade dele.



A terceira chave se chama “verdade”. “Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” – (1 Timóteo 2:4). Sem a “verdade” o homem continua prisioneiro daquele que é pai da mentira, o diabo. A Bíblia registra: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" – (João 8:32). A verdade é Cristo. Jesus se alto intitulou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” – (João 14:6).


Como saber qual a vontade de Deus? O primeiro passo é se envolver com as Escrituras Sagradas e através dela se inteirar daquilo que Deus pensa a respeito de todas as coisas. Deus não é omisso e nem enigmático. Ele deseja que todos indistintamente conheçam sua verdade e por ela sejam libertados, perdoados de seus pecados e recebam a salvação eterna através de Jesus Cristo. “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" – (João 8:32).


 


 


_________________ Plínio Cavalheiro.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...