domingo, outubro 06, 2013

ONIPRESENÇA, DOM DE DEUS!



A onipresença é um dos muitos atributos de Deus. Sua capacitação de estar em todos os lugares ao mesmo tempo proporciona aos que nEle crê a segurança de contar com Ele e de seus benefícios de forma ininterrupta.
 
A palavra “Onipresença” deriva do latim “omnis” que significa “todo”. Portanto, Deus tem a plenitude e somente Ele pode estar presente em todos os lugares simultaneamente. Nada é tão pequeno que não caiba Deus e nada é gigantesco que faz dEle pequeno. 


Entretanto, poder estar em todos os lugares ao mesmo tempo não significa necessariamente que Deus esteja presente em todo espaço físico imaginável seja grande ou não. A colocação mais correta para esta situação seria desta forma: “Deus se da o direito de julgar se lhe convém ou não estar nos lugares”.


Há lugar que não é digno de receber a presença gloriosa de Deus. O Salmista escreveu: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” – (Salmo 1:1). Se esta é uma recomendação de Deus aos seus filhos, como não se aplicaria a Ele que é justo santo e perfeito?

O profeta Isaías escreveu: “Mas as suas maldades (e isto inclui escárnios), separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá” – (Isaías 59:2). Ou seja, Ele não permanece presente junto daqueles que procedem de tal forma mesmo que estes ostentem o título de - filho de Deus.


Ser filho de Deus é uma excelente escolha que o ser humano adquire através de Jesus Cristo, aliás, a melhor de todas. “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” – (João 1:12). No entanto, o predicado de filho não é necessariamente garantia da presença de Deus permanentemente em todas as circunstâncias, “chova ou faça sol”. A presença de Deus está atrelada a uma vida de santidade onde o pecado é detestado e mantido o mais longe possível.


A parábola do “filho pródigo” elucida melhor este assunto. O “pai” representa Deus na vida do filho diuturnamente até que...! Até o dia em que o filho se insurge contra o pai e deliberadamente escolhe por deixar o lar e sair para uma vida dissoluta. Enquanto isso, o pai permanece no mesmo lugar esperando pelo arrependimento e retorno do filho – [Lucas 15:11-24].


Deus é imutável em todos os sentidos e desta forma continua amando o homem e querendo que este tenha uma vida plena em sua presença desfrutando de todos os benefícios conferidos àqueles que são obedientes. Se rebelar contra Deus é perder o privilégio de contar com a preciosa presença de Alguém que é ONIPRESENTE, ONISCIENTE E ONIPOTENTE. Pense nisto!



________________Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...