segunda-feira, novembro 21, 2011

JESUS, A VIDEIRA VERDADEIRA!


 *VIDEIRA.
JESUS CRISTO
A videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado. A videira produz as uvas, fruto de cujo o suco se produz o vinho. O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização. Evidências indicam o cultivo da videira para a produção de vinho na região do Egito e da Ásia Menor durante o período neolítico, ao mesmo tempo em que a humanidade, instalada em colônias permanentes, começou a cultivar alimentos e criar gado, além de produzir cerâmica.

Não é de se estranhar que Jesus usasse a planta videira como alegoria de seu povo intitulado como Israel. Sua peculiaridade tornava o ensino ilustrativo e de fácil compreensão, alcançando toda classe de pessoas.  

Jesus se declarou: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador” – (João 15:1). É interessante a preocupação de Jesus em seus ensinos e em particular com a palavra “verdadeiro e seus sinônimos”. Neste acontecimento, registrado por João, Ele diz que é “VIDEIRA VERDADEIRA”, e todos nós sabemos que se o texto enfatiza este lado autêntico é porque o oposto é legítimo.

Em outra oportunidade Jesus declara aos judeus: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” – (João 8:31). Em outro discurso Ele foi enfático: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” – (João 8:36).

A preocupação de Jesus em difundir a verdade é por conta de chamar a atenção de todos para se prevenirem contra as lorotas do diabo. A Bíblia cita: “Ele, (o diabo) foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” – (João 8:44).

JESUS, VIDEIRA VERDADEIRA. Ao homem é concedido o privilégio de se ligar a esta videira autêntica. O Senhor não priva ninguém de estar nEle e dEle receber todos nutrientes para produzir muitos frutos viçosos.

Ligar-se a videira verdadeira é bênção. Entretanto, requer um esforço próprio para frutificar. Deus oferece capacitação aos seus filhos para produzirem frutos de arrependimento e vida transformada pelo poder do Salvador único e autêntico, Jesus Cristo. Jesus declarou: “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto” – (João 15:2).

Estar ligado à videira verdadeira JESUS, e se deixar ser tratado pelo lavrador DEUS, é estar preparado para produzir o fruto citado em Gálatas. Paulo escreveu: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros” – (Gálatas 5:22-26).

Jesus é a ponte
Ligue-se, caso ainda não tenha feito, à videira verdadeira JESUS e se permita frutificar muitos frutos que engrandeçam o Reino de Deus neste mundo carente de arrependimento, perdão, transformação e salvação através de JESUS CRISTO. Amém?

____________ Capelão – Plínio.

*Fonte, primeiro parágrafo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Uva

5 comentários:

LISA disse...

Bom dia Pai, Mâe, Kippy e Floppy.
Gostei do recado no blog da Kippy. Muito fofo. Tambem estamos com saudades de todos, mas feliz em saber que estâo bem e se divertindo. Aqui tudo bem. Logo nos veremos. Fiquem com Deus. Amo voces. Beijos mil e mais beijos mil com muuuuitaaa saudade de todos.

LISA E BRUNO

JOSUÉ N.S.DIAS-PERNAMBUCO disse...

Na graça e Paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo meu querido irmão e amigo Plinio.
Espero encontrar todos em vossa casa bem.
Comigo e os meus tudo na santa paz.
Desculpo-me mais uma vez pela ausência de comentários em seu maravilhoso blog, mas entenda-me que esta época para mim e bem corrida e não consigo obter tempo para realizar todas as tarefas que me são dadas. Mas saibas que não esqueço o irmão querido e amigo.
Continuo sempre a ler vossas mensagens e admirá-las e aprender mais e mais da Palavra de nosso Amado e único Deus.
Sou grato a Deus pela vida do irmão em minha vida, apesar de minha ausência muitas vezes, mas nunca a esquecer-te.
Fique na Paz do nosso senhor Jesus Cristo.
Um grande abraço fraternal em Cristo Jesus a vós e todos os seus.
Do amigo e irmão

JOSUÉ N.S.DIAS
PERNAMBUCO

Plínio Cavalheiro disse...

PARA JOSUÉ.

Amém amigo e irmão.

Que a graça maravilhosa de nosso poderoso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja presente em nós enquanto permanecermos neste mundo carente de salvação. Enquanto tivermos fôlego de vida, vamos divulgar a paz verdadeira que só se alcança através de Jesus Cristo.

Fico feliz em saber que você, sua casa e seu ministério estão bem, graças a Deus.

Pode ficar descansado quanto à sua freqüência (postagem) no blog. Eu entendo perfeitamente como funciona o nosso dia-a-dia. Precisamos pedir a Deus uma unção para multiplicar a quantidade de horas de cada dia. Muitas vezes precisamos no mínimo 30 horas por dia para dar contas de nossos compromissos que não são poucos. Contudo, glórias a Deus por isso! Devemos agradecer a Deus por ser recrutado por Ele para abençoar vidas. Amém?

Eu e minha casa estamos bem também com a graça de Deus que nos sustenta.

Aproveito para desejar a você e aos seus entes-queridos um natal maravilhoso repleto de bênçãos que só o Senhor pode dar, e aproveita para dizer aos seus alunos que desejo a eles a mesma bênção.

Fique com Deus nosso Pai.

Abraços do amigo – Plínio.

Kippy Marrie disse...

Olá Vovô e Vovó queridos de minha vida....
Passei aqui para agradecer as DELICIOSAS FÉRIAS que passei aí com vocês.
FORAM D+ e INESQUECÍVEIS. Amo estar com voces e ser mimadas e ter tanto carinho de vocês.
Vocês são muito especiais em minha vida e na vida de mamãe também.
OBRIGADAAAAAAAAAA Vovô e Vovó queridos.

Mamãe falou que colocou algumas fotinhos de nossas aventuras de férias em meu bloguinho. Espero que gostem. Ficou muuuiitoooo legal e me fez relembrar de nossos momentos legais e muito alegres que passamos juntos.
Espero repetir logo.
Fiquem com o Papai do Céu.
AMO VOCÊS DE MONTÃO!!!
Mamis manda beijos 1000.
Aus 1000 com amor e carinho e muuuuiitaaaaa GRATIDÃO pelo que fizeram por mim...

KIPPY

Classe Obreiros de Deus disse...

Bom dia irmão e professor Plinio, agradecemos o abraço mandado a gente ficamos muito felizes.
Também não estamos muito a entrar no blog e a dizer nele (falo em nome da classe,pois a maioria não tem computador e comentamos e sei que pensamos e fazemos coisas parecidas).Pois estamos a estudar muito para a escola,as provas de finais de ano estão muito dificeis e temos os trabalhos normais.O senhor sempre é motivo de assunto em nossa sala de aula,pois nosso querido professor Josué sempre está a lembrar de algo que o senhor falou.O senhor é o nosso outro professor,assim diz o professor Josué.Espero que esteja a gostar,nós gostamos muito de tê-lo como professor também,e quem sabe um dia o senhor nos dê o prazer desta visita ao vivo e uma aula?Será de grande valia e importancia,um momento histórico para todos nós e de mui alegria ao professor Josué com certesa.Ele adimira-te muito e inspira no senhor e nas suas essplicações.Estou a lhe dizer também que nossa apostilha ficou pronta com os textos que o irmão permitiu que o professor usasse,ficou muito legal. Vamos começar a estudá-la em fevereiro, pois em janeiro a ebd entra em férias para os professores,e teremos somente os cultos dominicais.Mas começaremos em fevereiro o estudo do "PAI NOSSO".O professor Josué caprichou e até fez em forma de caderno.O Pr. Romildo de nossa igreja pediu uma e mostrou a toda a igreja a idéia do professor e falou do senhor em púpito e foi bem legal.Agora todos da nossa pequena igreja os conhece também.Foram poucas apostilhas, todos queriam.Mas o professor deu a preferencia a nós os alunos,ao pastor, a dois diáconos,e guardou duas em caso de novos alunos.Ele disse que gostaria de enviar-te uma,que não esqueceu,mas é que tá dificil mesmo.Coitado,não sobrou,ainda bem.Foi mais um sucesso e ele ficou todo feliz e colocou como professores na capa da apostilha o nome dele e o do senhor,dizendo que as autorias eram todas do irmão,um grande amigo e irmão de São Paulo que ele tinha e o ajudou.Achamos bonito.Ele colocou sua fotinha nos agradecimentos (a que está em seu perfil do blog), ficou bem legal. Assim todos puderam conhecer o senhor.
Desculpa se não deu pra mandar a apostilha agora,mas o professor Josué bem que tentou,mas quando viu,já tinha comprometida todas.Acho que ele terá que fazer uma nova remeça,aí a sua será a primeira a ser guardada.Não ofereço a minha, porque gostei muito,e quero muito ter esse livro apostilha em minha cabeceira. Entende irmão?
Gostei do texto de hoje falando sobre Jesus ser a videira verdadeira. Nem sabia sobre o feitil de vinhos, desculpa sobre a ignorancia, mas o ensino aqui ainda é precário, não na igreja, mas nas escolas públicas mesmo. O senhor é um anjo enviado por Deus que encontramos e somos gratos,eu,minha classe e principalmente professor Josué que gosta muito do irmão.
Querido amigo e irmão Plinio se não nos falarmos por este ano mais,quero desejar-te um ótimo natal e maravilhoso ano de 2012,que continue com este lindo e de grande utilidade blog,nos orientando a Palavra de Deus.
Que o irmão e vossa família seja feliz e tenha só coisas boas recebidas de nosso amado Deus.
O senhor merece por ser esta pessoa tão especial em nossas vidas.Se pudesse,te mandaria um presentinho de natal,mas no momento,só posso mandar o recado,é com amor e carinho e do fundo de nossos corações.O presente fica para uma outra oportunida,se Deus assim permitir.Sei que o irmão entende. Grato Irmão Plinio.
Um grande abraço e beijos e muita gratidão pela sua vida e de sua familia.

Paulinho, César, João, Pedro, José Henrique, Paulo Silva, Jonatas, Welinton, Romildo, Serginho e José Rios.

Classe Obreiros de Deus-
Professor Josué-Pernambuco

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...