sábado, fevereiro 18, 2012

LAVANDO O CORAÇÃO!


Fiquei sabendo, após pesquisa que a prática de lavar as mãos adequadamente diminui em 42 % as ocorrências de enfermidades diarreicas e ¼ de infecções respiratórias.

Em um dos sites do governo consta que Ministério promove dia mundial de lavar as mãos. Está desta forma publicada: *“Ministro Alexandre Padilha vai pessoalmente a uma escola, em Teresina (PI), para conscientizar população sobre a importância do gesto para a saúde. Manter as mãos sempre limpas é uma das maneiras mais simples e eficientes de evitar doenças infecciosas transmitidas por bactérias, vírus, ou fungos. Para ajudar a difundir esta ideia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa de uma mobilização nacional que tem por objetivo alertar e conscientizar a população que ter mãos limpas é um direito e um dever”.

Como instrumentador cirúrgico sei da importância de se aplicar uma assepsia correta usando a técnica de escovação rigorosa nas mãos antes de vestir o avental e calçar as luvas esterilizadas. Lavar as mãos também antes das refeições faz parte de nossa cultura e isto só redunda em benefícios àquele que o faz.

Entretanto, por que não aplicar o mesmo princípio quando nos alimentamos espiritualmente? Por que “comemos” a Palavra sem se preocupar com a assepsia do coração?

Jesus em certa ocasião, em sua peculiaridade apresentou uma parábola a uma grande multidão conhecida como “A Parábola do Semeador” – (Lucas 8:1-15). Contou Ele sobre um homem que saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes caíram em vários tipos de terra, ocasionando resultados diferenciados.

Não obstante ter falado por parábola a um grande número de pessoas, quando em particular com seus discípulos, Jesus explicou o significado da parábola. Cada semente teve sua sina traçada. Jesus traduz “semente” por “Palavra” de Deus.

Neste texto quero dar ênfase àquela semente que caiu à beira do caminho. “As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas” - (v.12).

Existe um ditado popular que diz: “Entrou por um ouvido e saiu por outro”. É comum pessoas ignorarem até mesmo princípios bíblicos, usando literalmente o adágio popular, “entra por um ouvido e sai por outro”, impedindo desta forma que a Palavra promova seus efeitos reparadores para o qual foi destinada.

No entanto o versículo doze diz que a Palavra chegou até o coração e se chegou até o coração ela não cumpriu seu propósito? Sim ou não? Eu diria que o chegar até o coração é bom, mas não é excelente. Não é o suficiente permitir que a Palavra chegue até o coração. O importante, e isto faz toda diferença em nós, é limpar o coração antes de “comer” a Palavra.

Jesus disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus – (Mateus 5:8). Limpar o coração é dever de todo cristão. A “comida” espiritual (Palavra) não pode conviver com impudências e quando o cristão ignora este princípio, vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a Palavra, conforme verso doze.

Outro quesito não menos importante além de limpar o coração, é guardar a Palavra. O salmista escreveu: Guardo no coração as tuas palavras – (Salmo 119:11). Em outra tradução bíblica diz: “Escondi a tua palavra”.

Estamos acostumados a proteger coisas valiosas. Até mesmo esconde-las para que os ladrões não às encontrem. Em contrapartida, descuidamos do bem maior que é a Palavra de Deus em nossos corações, dando assim oportunidade para que o diabo (ladrão) roube os preceitos de Deus que nos norteiam para uma vida vitoriosa. Salomão escreveu: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” – (Provérbios 4:23).

Diante deste fato, quero desafiá-lo a assumir um compromisso diante de Deus. Diga a Ele que você vai tratar a Palavra dEle com seriedade. Diga a Ele que você vai adquirir o hábito de lavar o coração constantemente, principalmente antes de “comer” a Palavra. Diga também que você vai GUARDAR a Palavra e vigiar para que o diabo não consiga roubar absolutamente nada que Deus te deu, está dando e vai te dar. Amém? Assim espero.

________________ Capelão – Plínio.

Um comentário:

Kippy Marrie disse...

Olá Vovô e Vovó...
Tudo bem?
Gostei muito do comentário em meu bloguinho e que tenham gostado do meu visual e de minha "premiação".
Rsrsrs. Legal né?
Obrigada por sempre participarem de meu blog, com comentários sempre carinhosos.

Eu e Mamis desejamos a voces um ótimo final de semana, cheio de amor, paz, saúde, diversão e muuuiitaaaa alegria.
Fiquem com o Papai do Céu.
AMAMOS VOCES muiiitãããooooo...

Aus 1000 e Beijos 1000 com amor e carinho da netinha e filha...

KIPPY & LILLY

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...