segunda-feira, abril 25, 2011

CONHEÇO JESUS, E DAÍ?

CONHEÇO JESUS, E DAÍ?

Proclamar o reino de Deus tem sido o desígnio daqueles que seguem a Jesus por entender que esta é a vontade do Senhor. O mundo precisa conhecer o Reino com mais amplitude e para que isto aconteça de fato, Jesus incumbe seus seguidores para esta sublime missão. Jesus ante um homem titubeante disse: “Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus!” – (Lc 9:60).

Anunciar o Reino de Deus sugere em primeira instância que o anunciante conheça preferencialmente com profundidade àquilo que está apregoando. Digo preferencialmente e não como norma. A exceção seria aplicada ao novo convertido que ainda não teve tempo hábil para conhecer densamente o Reino, mas, mesmo pequenino na fé não se cala diante da necessidade das pessoas.

Apresentar Jesus Cristo e suas maravilhosas obras aos incrédulos é uma tarefa prazerosa. O tema “Jesus Cristo” é um leque enorme de diversidades de soluções. Não existe área no ser humano capaz de resistir aos efeitos restauradores da ação de Jesus Cristo que é o ponto central do Reino de Deus.

Eu arriscaria dizer que a maior parte da população do planeta, ou para não errar, uma grande parte, se entrevistados dirão que conhecem Jesus. É racional que cada um tem uma perspectiva de como é Jesus. É espantosa a diversificação de conceitos que os homens têm sobre a magnitude do poder atuante de Jesus.

Eu lanço uma pergunta: “Conhecer Jesus e seus ensinamentos é bom?” Se você respondeu sim, passou no teste. Parabéns! Não tenho dúvidas que necessitamos conhecer Jesus, seus ensinamentos e seus feitos. Não há sustentação da fé cristã sem o conhecimento de Jesus. O apóstolo Paulo escreveu: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” – (Hebreus 12:1,2).

No entanto, quando nos deparamos com o texto registrado em Lucas 13, nossa mente cria uma interrogação. Vamos conferir: “E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora” – (Lucas 13:23-28).

A escritura comenta sobre pessoas conhecedoras de Jesus e até nos sugere que o grau de conhecimento destas pessoas estava acima da média. Sugiro que você retorne e leia novamente o parágrafo anterior e considere palavra por palavra. São expressões duras, porém, necessárias para alertar toda criatura do perigo de tão somente conhecer o evangelho do Reino e Jesus o Salvador.

O texto está se referindo às pessoas religiosas que até podem sistematicamente frequentar igrejas, liderar, ensinar, tomar ceia, contudo, ainda não passou pela porta estreita. Obviamente, se aplica também aos que estão fora das igrejas por entenderem que não há necessidade de igreja para se entrar pela porta estreita. E por que não dizer também de alguns que se limitam tão somente a frequentar reuniões e ou células fora da igreja?

E por falar em abstinência de igreja, peço licença para transcrever um trecho do texto publicado no Jornal Batista, domingo, 03-04-2011 com o título: [“A Decapitação da Igreja”. “Qual é a sua reação se visse uma cabeça sem corpo flutuando no ar? Ficaria extasiado ou sairia correndo? Bem, eu sairia correndo. Mas há gente querendo a cabeça sem corpo. São os que querem Cristo, mas não a igreja...”] Assim inicia o texto de Isaltino Gomes Coelho Filho].

Li o texto na íntegra e assino em baixo por crer que esta é uma realidade vivida por muitos, em especial neste momento quando as igrejas estão saindo a campo fora do templo e criando células nas casas e lugares estratégicos, que por sinal é uma ótima tática de evangelização. Todavia, as pessoas têm que entender que célula não é corpo. O novo convertido precisa estar ligado ao corpo que é a igreja. Frequentar células e núcleos de estudos bíblicos sim, porém, igreja SIM também. Cristo SIM, Igreja SIM com toda certeza.

Retornando ao texto que cita algo impactante: “E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora” – (Lucas 13:27,28).

Em outra tradução bíblica diz: “Não vos conheço”. Que desapontamento terrível estas pessoas religiosas e insensíveis terão neste dia de confronto. Seus olhos e seus ouvidos se abrirão e eles entenderão tarde de mais o significado de cristianismo.

Apesar disso, eu tenho uma ótima notícia para você que possivelmente ficou incomodado com a mensagem. Qual é? “PREOCUPE-SE EM SE DEIXAR CONHECER POR JESUS”. Este é o “segredo” revelado para você e para o mundo todo. Pela porta estreita só entrarão àqueles que são conhecidos de Jesus - (João 10:14).

Você poderá se questionar: Como consigo me tornar conhecido de Jesus? Não há múltiplas escolhas e sim alternativa única, ou seja, “fazer o que ele determina”. Maria, mãe de Jesus em uma festa quando acabou o vinho disse aos serventes: “Fazei tudo quanto ele (Jesus) vos disser”. Jesus oferece sua amizade com uma condição que se chama obediência. Ele disse: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” – (João 15:14).

Conheço Jesus, e daí? O diabo também conhece Jesus como ninguém e todos nós sabemos qual é o destino dele – (Mateus 25:41). O importante, e isto faz toda diferença é cumprir os ensinamentos de Jesus. O primordial é alegrar o coração do Senhor.

Certa vez Jesus olhou para alguém que se deixou ser conhecido por Ele e disse: “...tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;...” – (Mateus 16:17-19). Pedro não se fechou para Jesus. Sua vida foi um livro aberto diante do mestre e isto fez dele um apóstolo cheio de unção.

O Evangelho do Reino não é complicado. A salvação genuína através de Jesus Cristo não é utopia. Jesus prometeu que retornaria e você não pode ficar do lado de fora da porta. Decida-se hoje e desfrute dos benefícios daqueles que são conhecidos de Jesus. A Bíblia cita: “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” – (Mateus 25:31-36).

Tome uma decisão hoje, neste momento, de se tornar conhecido de Jesus. Não viva na obscuridade da fé. Leia e medite na Palavra de Deus. Cumpra os preceitos do Senhor. Arrependa-se dos seus pecados. Peça perdão. Abra seu coração e deixe Jesus entrar e ser seu único Salvador e SENHOR. Declare isto. Faça deste parágrafo a sua oração e desfrute da amizade de Jesus e ouça naquele dia – “Vinde, bendito de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Amém?

_________________Capelão - Plínio.





3 comentários:

LORENA C.NEVES - SÃO PAULO disse...

Olá querido Plínio...

Estou sempre acompanhando seu blog e seus lindos e verdadeiros textos.
Vou sempre acompanhar o senhor.
Gostei deste texto também, como tenho gostado de tudo o que o senhor escreve, muito bem escrito.

Realmente as pessoas dizem conhecer Jesus e acham que somente isto basta para ter a vida eterna.
E não é verdade mesmo.
Devemos conhece a Jesus e andar e seguir seus mandamentos.
Ter Jesus VIVO em nossos corações e sempre espalharmos a Santa Palavra de Deus a todos, como o senhor tem feito este lindo e admirável trabalho.

Só me resta dizer...
PARABÉNS!!!
Gosto muito do senhor e de sua família.
E espero em Deus um dia conhecer a todos vocês pessoalmente.
Torço para que este dia aconteça.

Beijos e Abraços ao senhor, sua esposa e todos de sua família.
Sua fã, amiga, seguidora do blog e aprendiz.

LORENA C. NEVES
SÃO PAULO-SP

José Luiz - São Paulo-SP disse...

Parabéns pelo blog e instrutivos textos.
Sempre leio e aprendo mais de Deus.
Muito obrigado.

Abraço

José Luiz
São Paulo-SP

Marco Antonio - Sorocaba disse...

Muito bonito e agradável de ler seu texto Plinio.
Estou entrando sempre em seu blog e gostando do que tenho visto.
Parabéns. É muito bom ouvir a palavra de Deus, e não mostrar ou forçar para uma religião nos mostrando que é a certa, e muitas vezes com isso, dizendo-nos que a que estamos é a errada.
Para Deus não tem certo ou errado em termos de religião, eu acho. Deus não tem religião, temos que tê-lo em nosso coração e segui-lo da maneira correta.
E é exatamente que vejo e sinto isto em seu blog, por isto gostei e voltei.
Até o próximo,
Abraço

Marco Antonio
Sorocaba-SP

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...