NÃO DÁ PARA SE ESCONDER DE DEUS!



E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” (Gênesis 3:8,9).


Quem de nós, como pais, nunca brincou de esconde-esconde? Nossos filhos, com seus olhos pequenos e cheios de imaginação, procuram um canto “perfeito” para se esconder, acreditando que o pai levará muito tempo para encontrá-los. Mas, na maioria das vezes, nós já os vimos ali, encolhidos atrás de uma porta, sob a mesa ou naquele cantinho escuro da casa. Mesmo assim, fingimos não ter percebido, apenas para prolongar a alegria deles. Entramos no jogo, e eles ficam radiantes por acreditarem que seu esconderijo foi realmente secreto.


Mas há outro tipo de esconderijo. Quando a criança faz algo errado e desonra o seu pai, ela também se esconde, não por diversão, mas por medo. Agora não é brincadeira: ela sabe que haverá um confronto, sabe que a obediência foi quebrada e teme a correção que virá. O esconderijo, então, deixa de ser um lugar de riso e passa a ser um refúgio inseguro para fugir das consequências.


Da mesma forma, em Gênesis 3:8–9 vemos Deus passeando pelo jardim do Éden e chamando o casal, Adão e Eva: “Onde estás?” Não porque Ele desconhecesse o paradeiro deles, mas porque desejava um encontro, uma conversa sincera e um caminho de restauração. Assim como um pai amoroso, Deus vê mesmo quando tentamos nos esconder, e ainda assim nos chama com graça, oferecendo-nos nova oportunidade de reconciliação.


Sim, houve disciplina para o casal que vivia no Éden, mas também houve misericórdia. Eles foram confrontados, porém não abandonados. E essa mesma oportunidade se estende até nós hoje: sermos encontrados por Deus e salvos por meio de Jesus Cristo. Por isso, não tente se esconder de Deus, o ser humano não consegue. Ele vê, Ele chama e Ele deseja restaurar. Basta responder ao Seu chamado.


Plínio Cavalheiro – capelão.✍🙏


Comentários