PROVÉRBIOS – A LINGUA DOS TOLOS!

 

“Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos perversos é de nenhum valor. Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento” (Provérbios 10:20,21).

 

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa! Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia” (Tiago 3:2-5).

 

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

 

A capacidade de poder se comunicar através da língua é algo extraordinário. Pela graça de Deus não sou mudo, mas posso somente ter uma minúscula ideia do quanto é constrangedor não ter o domínio da fala.

 

Entretanto, infelizmente muitos dos que possuem essa capacidade, não conseguem ou não querem administrar suas palavras com sabedoria. O texto apresenta dois tipos de pessoas, o justo e o perverso, sendo que o primeiro colhe riquezas de sua língua e o segundo tropeça em sua língua, cai e morre por falta de entendimento para governar os sons que saem de sua boca.

 

Capelão, Plínio Cavalheiro.

 

Comentários