terça-feira, setembro 17, 2013

SONHOS, COMO ENTENDÊ-LOS?






Não há porque se preocupar, pelo menos demasiadamente com os sonhos. Mesmo porque eles estão presentes em nós involuntariamente, ou seja, quer queiramos ou não. Estou certo de que a maioria das pessoas já passou por este tipo de sensação, acordar e dizer "foi real ou sonhei?"

Digamos, para efeito de melhor compreensão que os sonhos são ferramentas para “faxinar” nossa mente enquanto dormimos e dependendo do ciclo do sono vamos conseguir memoriza-los ou não. É por esta razão que por vezes falamos que o sonho parecia “real”. Neste ciclo a fixação é quase perfeita. Conseguimos nos lembrar de detalhes, como: lugar, nomes de pessoas, cor, tipo de conversa, fisionomia, etc., e estes fatos não significam necessariamente que este sonho tem um peso ou significado maior que outros que são apagados da memória.

Deus Criador de todas as coisas tem interesse de se comunicar com o homem criatura e para isto usa de múltiplas formas para fazê-lo. Deus é inesgotável por excelência. Ele não está sujeito a códigos fixos e nem barreiras as quais nós seres finitos estamos. Digamos que nós “dançamos” conforme a música, ao contrário, Ele é a própria “Música” que rege o universo e sendo assim Ele fala de diversas maneiras, quando quiser, com quem quiser, o que quiser, e da forma que achar conveniente. Entretanto, seja qual for o método, Ele jamais contradirá as Escrituras Sagradas e isto é um alerta para nós para nos precavermos em relação aos falsos profetas. Vejamos algumas formas como Deus fala hoje:

Deus fala através de Jesus Cristo. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho” – (Hebreus 1:1).  Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem -1 Timóteo 2:5.

Deus fala através da Bíblia (palavra escrita), de Gênesis a Apocalipse. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” - Hebreus 4:12.

Deus fala através do Espírito Santo. O Espírito Santo possui múltiplas funções. Ele age diretamente no “coração” das pessoas. Jesus disse: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas DIRÁ tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir” – (João 16:13).).

Deus fala até mesmo através de uma jumenta. É interessante analisar este formato de comunicação que foge por completo do habitual.“E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não” - Números 22:30.

Deus fala através da oração. Há muitos exemplos bíblicos onde Deus fala neste tempo de oração.

Deus fala através de pessoas. Teríamos inúmeros testemunhos para oferecer.

Deus fala através de situações. Quem tem ouvidos alinhados com a boca de Deus consegue dizer amém às palavras de Paulo: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” – (Romanos 8:28). 

Deus fala através de sonhos. Apesar de não ser a maneira mais comum, Deus usa este método para falar com o homem. Contudo, precisamos estar atentos para saber se realmente é Deus falando ou é “faxina” da mente como disse no início. Como saber então se é Ele ou não? Com certeza sua mente já questionou! Quando é mensagem de Deus, Ele não vai deixar você sem resposta. Ou Ele oferece a interpretação diretamente a você ou Ele usa pessoas “Daniéis” para ajudá-lo na elucidação. Nosso Deus não é Deus de confusão.

Assim sendo, não deixe que os seus sonhos roubem sua paz. Faça aquilo que está ao seu alcance para evitar os chamados pesadelos. Procure não ingerir alimentos com alto teor de gordura antes de dormir. No período do sono vários órgãos sofrem alteração de funcionamento, diminuindo o ritmo de velocidade e em especial o aparelho digestivo que praticamente interrompe suas funções. Evite também estimulantes como álcool ou soníferos sem legítima prescrição médica. Eles não são habilitados para lhe proporcionar uma noite de descanso autêntico. Ao contrário, estes artifícios atrapalham o descanso e na maioria dos casos compromete o dia seguinte com sintomas inconvenientes, ou seja, dor de cabeça, sonolência, cansaço e irritabilidade.

Por fim, faça a mesma oração de Davi antes de dormir: “Muitos perguntam: "Quem nos fará desfrutar o bem?" Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto! Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho. Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” – (Salmo 4:6-8). Amém?


__________Plínio Cavalheiro

sábado, setembro 14, 2013

POLENTA É FEITO DE FUBÁ!



Para cada projeto exige-se matéria prima apropriada para efetivação. Do nada, nada se faz como é citado um provérbio. Somente Deus por adquirir o atributo da Onipotência consegue do nada transformar em qualquer coisa que lhe apraz.

Para exaltar o poder de Deus, dizemos em concordância com a Bíblia que Deus criou o mundo e isto é diferente de fabricou o mundo. Nada havendo, tudo começou a existir a partir da Palavra proferida pela boca de Deus. Assim está escrito: “No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” – (Gênesis 1:1,2). Deus fantasticamente disse diante do grande vazio: “Haja luz; e houve luz” – (Gênesis 1:3).

De forma alguma o homem, parte da criação, por mais sábio que seja consegue esta proeza. O ser humano fabrica coisas magníficas a partir de matérias primas já existente no planeta e mesmo assim a habilidade para fazê-lo vem de Deus. A não ser que, acontecimentos “sobrenaturais” sejam evidenciados por intermédio do homem, mesmo assim o crédito é de Deus. Jesus disse: “Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível” – (Mateus 17:20b).


No reino espiritual tudo é constituído através de Jesus. Almejar fazer algo dispensando Jesus é o mesmo que querer fazer polenta sem usar fubá. Jesus mesmo disse: "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” – (João 15:5).

Pense nisto e valorize as bênçãos de Deus sobre sua vida. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” – (Romanos 11:36).


________________Plínio Cavalheiro.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...