domingo, julho 28, 2013

MEDO!


Deus nos dotou com habilidade de guardar em nossa alma vários sentimentos perfeitamente necessários para nos auxiliar em nossa vivência, entre eles o “medo”, sendo este necessário de cuidados constantes para que não ultrapasse o limite do bom senso, se tornando desta forma prejudicial à saúde física e emocional.

Os principais sintomas do medo são denotados por ansiedade, suor, tremor, coração disparado, respiração ofegante e dependendo do estágio, por vezes chega até mesmo paralisar os membros, quando nossa mente interpreta que sofremos risco grande de morte diante da causa que desencadeia este sentimento.

Deus criador do universo e do ser humano e, por conseguinte, dos sentimentos alojados dentro de cada criatura e em especial aos que se tornaram seus filhos conforme citação em João 1:12,  disse: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu” – (Isaías 43:1).

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” – (Isaías 43:2). Esta é a promessa do criador, aleluia!

No entanto, existem condições para que estas prerrogativas aconteçam em nós. Para cada promessa bíblica tem um mandamento e estes benefícios narrados no verso dois não são diferentes. Vejamos as recomendações de Deus:

V.10. Vós sois as minhas testemunhas. Toda testemunha defende a bandeira daquele por quem foi chamado para testemunhar aconteça o que acontecer. O crente não se intimida com o discurso do opositor. Jesus disse: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” – (Atos 1:8).

V.10. Vós sois meu servo. Não há espaço no Reino de Deus para insubordinação e soberba. Quem gosta e lidera estes se chama “Leviatã” conforme descrito no livro de Jó capítulo 41. A humildade é a chave para abrir os nossos olhos para que possamos enxergar Deus. Jesus disse: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer”- (Lucas 17:10). Não temos que ganhar uma comenda por conta de “fazermos” algo em benefício do Reino de Deus e sim dizer: “Digno é o Cordeiro (Jesus Cristo), que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças” – (Apocalipse 5:12).

V.10. Entendais que eu sou o mesmo. Um dos grandes problemas que enfrentamos no meio do povo de Deus é a carência de discernimento dos atributos de Deus. Quando afirmamos que Deus é Onipotente, estamos testificando que não existe um “mas” ou “porém” que impede suas ações, desde que Ele queira, afinal Ele também é Soberano sobre tudo e todos. Deus não sofre desgastes com o tempo e nem perde poder gradativamente. Ele é imutável. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” – (Hebreu 13:8).

V.10. Antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Esta foi a preocupação de Deus após libertar seu povo do Egito, passando os princípios para que por eles o povo alcançassem a cidade prometida. “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” – (Êxodo 20:3-5).

V.11. Fora de mim não há Salvador. Infelizmente o inferno está sendo povoado por um número não pequeno de pessoas que se deixam enganar pelo falsário. A tática do maligno é apresentar “atalhos” no sentido de desviar o homem do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – (João 14:6).

V.25. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões. Não há razão de viver carregando um fardo pesado de culpas. Jesus assumiu na cruz todas as nossas transgressões - (Isaías 53:5). Assim sendo, o caminho é o arrependimento e perdão através daquele que é nosso único Mediador – Cristo Jesus.

Portanto, Deus continua dizendo hoje: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu” – (Isaías 43:1). Você pode dizer amém?


___________________Plínio Cavalheiro.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...