sábado, setembro 07, 2013

DEPENDÊNCIA OU MORTE!




Neste dia, 7 de setembro, o Brasil comemora a independência de Portugal, declarada por Dom Pedro I, as margens do rio Ipiranga, quando deu ênfase a tão conhecida frase – “Independência ou Morte”. Este acontecimento em 1822 ficou conhecido como “Grito do Ipiranga”.

Lendo este texto, você deve estar a perguntar o porquê do título – “Dependência ou Morte”. Por que a proposta correta é a dependência?


Como Capelão Hospitalar, assim sendo, por experiência própria, posso garantir que a grande maioria das pessoas, para não dizer todas, não querem morrer. Seus esforços estão concentrados em prolongar o máximo possível de tempo de vida neste planeta.


Assim tem sido durante a história da existência do ser humano. A Bíblia cita um caso onde Deus envia seu profeta Isaías para dar uma notícia desagradável a um certo rei. Confira em sua Bíblia: “Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás” - (II Reis 20:1).


Entretanto, o rei não se conformou com as palavras de Deus através de Isaías. “Então virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor dizendo: Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo” – (II Reis 20:2-6).


Ezequias pela oração e súplica conseguiu dissuadir Deus do plano de morte e angariou mais 15 anos de vida. Apesar disso, os quinze anos passaram naturalmente e ele inevitavelmente teve que enfrentar a abominável morte.

“Dependência ou Morte” é apenas um trocadilho para explicar a exemplo de Dom Pedro I no Vale do Ipiranga para beneficiar uma nação, o que Jesus Cristo fez no calvário para beneficiar o mundo, salvaguardando as devidas proporções, claro.


A independência do Brasil, com toda certeza é matéria questionada no dia-a-dia. Ela é relativa e não absoluta. Ela é temporária e não definitiva. Daí, a inevitável pergunta de muitos brasileiros: “Somos de fato e de direito independentes?”.


Jesus não estava sentado em um belo cavalo e nem precisou desembainhar uma espada e bradar em alta voz para intimidar o grande auditório enfurecido do calvário. Seu gesto humilde, porém, grandioso ecoou nos quatro cantos do Universo, inclusive e principalmente no inferno que teve que engolir a seco sua derrota definitiva. Sua frase em meio ao sofrimento, sangue e humilhação foi – “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” – (Lucas 23:34).


Jesus Cristo cumpriu na cruz a promessa de Deus direcionada à serpente ( o diabo) no Éden: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” – (Gênesis 3:15).  Da mesma forma foi a consumação de João 3:16: ”Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.


Dependência ou Morte. Depender de quem? De Jesus Cristo, o caminho a verdade e a vida – (João 14:6). Ele é o antídoto eficaz para combater o veneno da morte e promover vida eterna. “Quem tem o Filho (Jesus) tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” - (I João 5:12,13).


Pense nisto neste feriado de 7 de setembro e não seja um independente de Jesus. Depender de Jesus é o único caminho para não experimentar a segunda morte. Jesus venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia. Creia nesta verdade, abra seu coração e deixe o Salvador entrar e reinar em você e por você. Amém? – “Dependência ou Morte”.




_________________________Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...