quarta-feira, janeiro 23, 2013

TRATANDO DE DEPRESSÃO!


Pode até ser estranho, mas não se deve necessariamente classificar uma pessoa de demência pelo fato de saber que ela fala consigo mesma, como se isto fosse coisa de outro mundo. Pois, recomende um psiquiatra quem nunca passou por esta situação. Todos nós trocamos ideias conosco, seja em pensamento ou as deixando sair em forma de som por nossa boca quando estamos sós. Verdade?

Você já falou com seus botões? Assim é conhecido um ditado popular. No entanto, bom seria você falar com sua alma desta forma: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face” – (Salmos 42:5).

Pense e faça isto sem precisar necessariamente se deitar em um divã junto de um  profissional da área. Nada contra em procurar um psiquiatra, psicólogo ou conselheiro para solicitar auxílio quando necessário.

A busca por ajuda médica relacionada com a área da mente não significa necessariamente que o indivíduo é “insano”.  Buscar auxílio no momento certo daquele profissional que é competente é sinal de maturidade.

A medicina é um dos muitos recursos que Deus disponibiliza para abençoar a criatura. Jesus considerado Médico dos médicos disse: “Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes” – (Mateus 9:12).

Não se deve espiritualizar toda doença dizendo que elas são provenientes de uma situação espiritual não resolvida. Até pode ser em alguns casos segundo relatos bíblicos. Contudo, cada caso é um caso e merece ser estudado e tratado por quem de direito.  

Depressão não tem somente uma causa definida. Ela pode ser desencadeada involuntariamente por fatores físicos que não estão ligados diretamente à mente. Por exemplo, segundo estudo científico acredita-se que hoje uma a cada quinze mulheres desenvolvem algum tipo de disfunção hormonal e isto ocasiona vários problemas no corpo, inclusive a depressão que afeta as relações pessoais e desempenho naquilo que faz no cotidiano.

Entretanto, poderíamos ponderar alguns casos de depressão onde os sintomas alteram os comportamentos espirituais. São eles: Falta de desejo de ler a Bíblia, ausência de oração, distanciamento da igreja, desânimo para evangelizar e outros mais.

Sintomas não são causas e por isso por vezes não se pode eliminá-los somente com ministrações, aconselhamentos, orações e tão pouco expulsando o “demônio” de dentro da pessoa doente. A ajuda do profissional da área de saúde se faz necessária para combater o mal pela raiz. Como já citado: “Os doente precisam de médicos”.

Portanto, amado irmão que exerce dentro do corpo de Cristo a função de libertação ou aconselhamento. Fique atento e busque em Deus o dom do discernimento para detectar a origem para saber se é físico ou espiritual. Alguém já disse: “Na dúvida não faça nada, procure ajuda”.

Não se esqueça: Estamos lidando com vidas preciosas aos olhos de Deus. Não se permita entrar pela rota do “achômetro”, usando o enfermo como sua cobaia. Pense nisto!  


_______________Capelão – Plínio Cavalheiro.


Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...