segunda-feira, janeiro 21, 2013

MATURIDADE, VOCÊ PRECISA DELA!




No exercício da fé buscamos nos aperfeiçoar em dons. Sabemos que eles são ferramentas para usarmos no ofício que Deus disponibiliza a cada um de nós. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo – (Efésios 4:11-12).



No entanto, há de se considerar que a MATURIDADE deve preceder todos os dons relacionados na Bíblia. Maturidade é “base” de sustentação para receber os dons conferidos por Deus que servirão para erguer um grande edifício. Sem ela, o prédio corre risco de ruir-se por conta dos fortes ventos contrários originários do inferno – (v. Mt 7:24,25). É óbvio que o conjunto inteiro necessita estar firmado sobre a Rocha Verdadeira que é Cristo Jesus.



Jesus em uma de suas ministrações disse: “Ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão” – (Lucas 5:37-38). No cotidiano necessitamos ser cautelosos em certos procedimentos para não assumirmos dissabores e por vezes prejuízos irreparáveis.



Um adágio popular diz: “Não se coloca o carro na frente dos bois”. Na caminhada e busca pelo crescimento espiritual também não se faz determinada coisa ignorando outras como se elas não existissem ou se não fossem importantes. No processo de crescimento espiritual é preciso abrir mão do odre velho.



Qual é o perfil do homem odre velho? Uma das características é a infantilidade em sua maneira de ser impossibilitando-o de degustar alimentação sólida. O imaturo não tem dentes. Suas gengivas persistem lisas e vazias à espera dos surgimentos dos dentes para mastigar e engolir os alimentos consistentes. Citação bíblica: “Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis” – (1 Coríntios 3:2).



Passar por está situação não é razão para vergonha. Todos nós passamos por ela, inclusive Paulo: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino” - (1 Coríntios 13:11). Porém, se torna um problema quando nos acomodamos e entorpecemos o tempo neste estágio, nada fazendo para avançar em busca da maturidade.



Outra característica do imaturo é o delírio. O povo liberto da escravidão pelo poder de Deus se volta contra o líder Moisés expondo sua doidice. Confira: “Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão!" – (Êxodo 16:3).



Se conformar com a imaturidade é se expor ao contágio de uma natureza carnal a exemplo da igreja de Corinto. Paulo detectou a enfermidade da igreja e por carta escreveu: “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões), não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?” – (1 Coríntios 3:3-5).



Para se conseguir o vinho novo é preciso esforço. Tudo o que vem fácil ou de “mão beijada” como diz o dito popular, não é valorizado. O vinho que conhecemos é resultado de trabalho estafante e feito debaixo de pressão. Conta-se que era feito com o uso dos pés, conservado até hoje em algumas províncias.



Assim como o óleo representa o Espírito Santo, vinho geralmente representa o poder do Espírito Santo, e para receber precisamos pressionar. É necessário empenho. A Bíblia cita: “Enchei-vos do Espírito” – (Efésios 5:18b). Portanto, com esforço compensa cumprir este mandamento de Deus. Quem o cumpre não é presa fácil nas mãos do inimigo que derrota os imaturos com facilidade.



Por que se contentar em possuir o Espírito Santo tão somente como selo da salvação – (2 Coríntios 1:22), que já é uma excelente bênção, se podemos nos encher dEle e experimentar do seu poder que excede nosso entendimento? Você quer? Então peça, “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!" – (Lucas 11:13).



É óbvio que não basta só pedir, é necessário ter comunhão com Deus para obter o vinho novo. O texto citado acima diz: “Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão” – (Lucas 5:38b). Andar com Deus e ouvir Deus são as condições básicas para receber o vinho novo.



Algumas vezes agimos como que não pudéssemos ouvir a voz de Deus, e outras vezes atuamos como se não quisemos ouvir a Deus. Como explicar este comportamento? Compreendo que é pela razão de sabermos o que Deus vai falar e por conhecer as regras de Deus não estamos dispostos a cumpri-las. É semelhante ao filho que quer ou está fazendo alguma coisa que sabe que o pai não aprova. Desta forma, nem telefona ao pai pedindo autorização. Ele faz e depois apresenta uma desculpa qualquer ao pai tentando justificar sua falha.



Para se ter comunhão com Deus é preciso amar sua palavra. O salmista escreveu: “Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação” – (Salmo 119:97-99). Paulo define a palavra de Deus da seguinte forma: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” - 2 Timóteo 3:16-17.




Vinho novo é o poder de Deus em nós. Não se pode possuir o poder de Deus sem mudanças e nem se alcança a MATURIDADE sem mutações. E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 


Não se permita viver às margens das regras e bênçãos de Deus. Avalie sua identidade e descubra o quanto do Espírito Santo existe dentro de você. Você não deve se contentar com pouco se o muito é um oferecimento de Deus. Receba agora em nome de Jesus!





_______________Plínio Cavalheiro.



Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...