domingo, setembro 30, 2012

AÇÃO, UNÇÃO OU PRESUNÇÃO?



Saia desta rota enquanto pode!


Perguntar a um cristão se ele almeja mais unção é o mesmo que indagar ao faminto se ele deseja comida. É inadmissível abraçar o cristianismo e desprezar a unção do Espírito Santo de Deus. 

A unção, quando buscada e derramada sobre aquele que tem um compromisso de lealdade a Deus, é considerada um instrumento eficaz para abençoar pessoas desprovidas em áreas variadas. 

Entretanto, quantos são os cristãos dentro de várias denominações que ainda não experimentaram o poder grandioso e sobrenatural resultante da obra do Espírito Santo de Deus? Não se pode contar!

Aprendemos, e não é errado, que o homem, após sua conversão necessita do crescimento espiritual que resulta através de leitura bíblica, meditação bíblica, oração e sobre tudo, obediência à Palavra de Deus. O discípulo de Jesus é instruído e crê que o crescimento e intimidade com Deus através do Espírito Santo lhe faculta unção para ministrar com ousadia. 

No entanto, percebe-se que nem todos querem adentrar pela rota correta, seguindo os passos que Jesus recomenda para alcançar a maravilhosa unção. Assim sendo, optam por atalhos para conseguir a “unção” falsificada. 

A ação ou faculdade de realizar alguma coisa não é algo abominável. Deus criou o homem com capacitação de elaborar e executar projetos grandiosos. Todavia, quando se trata de projetos que envolvem objetivamente o Reino de Deus, a unção é indispensável para que os frutos aconteçam e permaneçam. 

Quando o cristão passa pela experiência da unção genuína, ele compartilha deste benefício com a igreja. Ele se torna motivo de unidade e harmonia dentro do corpo, em concordância com o salmista Davi: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes” – (Salmo 133:1,2). 

No acontecimento de Pentecostes, conforme registro no livro de Atos, mais de uma centena de cristãos estavam juntos, quando foram alcançados pela maravilhosa presença do Espírito Santo que os motivaram e os capacitaram para pregar e levar inicialmente três mil pessoas aos pés do salvador Jesus Cristo. 

Há certos comportamentos que presenciamos no Israel de Deus que deveriam ser revistos à luz da Palavra de Deus para não se cair no pecado da presunção. Enquanto a “ação” é a faculdade ou possibilidade de executar alguma coisa, a “presunção” é uma atitude que afronta Deus. 

Presunção ultrapassa os limites estabelecidos por Deus, dando lugar ao pecado da vaidade que neutraliza o poder do Espírito Santo. O presunçoso, na prática, ousa pensar que caminha na frente de Deus, imaginando que Deus o está seguindo. Ele imagina que tem propostas melhores que as estão explícitas na Bíblia. Enganam aos outros e a si mesmos!


Presunção é sinônimo de soberba. A Bíblia diz: “Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Quanto ao soberbo e presumido, zombador é o seu nome: procede com indignação e arrogância” – (Provérbios 11:2, 16:18, 21:24). 

Um exemplo marcante registrado na Bíblia sobre a afronta que é parceira da soberba está registrado em I Samuel 17. Neste capítulo estão descritos procedimentos de afronta vindos de um gigante chamado Golias contra Israel. No entanto, foi derrotado por Davi, quando este reconheceu que sua força estava alicerçada no nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem Golias afrontava. 

Lúcifer é o maior exemplo na Bíblia de presunção. Ele é descrito como querubim e exercia a função de conduzir a adoração a Deus. Os querubins são relacionados intimamente com o trono de Deus. Desempenham a magnífica missão de modo excelente de glorificar a Deus, por conta de permanecerem juntos ao trono divino. Lúcifer era a mais esplêndida e maravilhosa criatura Angélica de Deus. Entretanto, certo dia, por causa da soberba de seu coração aconteceu algo desastroso narrado em Isaías 14:12-14: “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”. 

De criatura planejou tornar-se semelhante ao criador. Obviamente por ver seus planos frustrados optou pelo plano “B”. O segundo plano está voltado para enganar o homem criado a imagem e semelhança de Deus. Este plano teve êxito ainda que em parte, no jardim do Éden. A serpente (diabo), conseguiu convencer a Eva que ela poderia ser como Deus se tomasse do fruto proibido. 

Não sei qual é sua posição hoje no contexto em que vivemos de cristianismo. Onde você mais se identifica? “Unção”, “ação” ou “presunção”. 


Caso seja a “presunção”, arrependa-se enquanto é tempo. Reconheça-se dependente de Deus em tudo. Considere-se propriedade exclusiva do Senhor. Faça tudo com humildade em seu coração. Tiago escreveu: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” – (Tiago 4:6,7). 


______________________________________Plínio Cavalheiro.

sábado, setembro 29, 2012

A BÍBLIA E A ANSIEDADE



Você não vai encontrar dificuldade em descobrir pessoas, principalmente dentro das igrejas, tentando convencer seus aconselhados a se libertarem da ansiedade, com base em textos que falam sobre este assunto. Jesus no Sermão da Montanha disse: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” – (Mateus 6:31,34). O apóstolo Paulo escreveu aos filipenses ratificando as palavras de Jesus: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” – (Filipense 4:6).

É claro, nem todos buscamos o mesmo tipo de procedimento por razões variáveis. A abrangência deste princípio bíblico para um se torna fácil, para outro complicado, entretanto, para outro, aos seus olhos, é utopia. Alguém já disse que a pior dor é a sua dor. Plagiando o adágio, eu diria: “A pior ansiedade é a sua”. Cada um sente na alma, o peso e as consequências da ansiedade que poderá resultar em doenças físicas quando não tratadas e eliminadas.

É sabido que os testes realizados em voluntários, inclusive usando-se drogas com fins medicinais, agem de forma diferenciada nos candidatos. Para uns o efeito é quase que instantâneo, para outros agem em médio prazo ou longo prazo e para outros o efeito é inexistente. Contudo, o remédio usado para teste não sofre variável.

Como explicar esta divergência nos resultados? Entendemos que a justificativa se dá pelo fato de cada ser humano possuir uma mente independente com capacidade não somente para absorver idéias e sentimentos passivamente, mas para usá-la positivamente no sentido de crer na eficácia do tratamento, oferecendo voluntariamente autoajuda psicológica.

A Bíblia fala sobre este sentimento que se identifica como – ansiedade - que afeta a grande maioria do ser humano. O próprio Jesus, em seu Sermão da Montanha, recomenda um exercício mental às pessoas que estavam sofrendo desta enfermidade – “não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Não foi sem razão que Jesus optou em incluir em seu sermão o tema “ansiedade”.

A Bíblia também prescreve o remédio – “fé” - que aniquila a causa deste sintoma desconfortável. Entretanto, para se alcançar um resultado acelerado e eficiente, é necessário que o doente interaja demonstrando credibilidade ao tratamento.

O escritor da epístola aos Hebreus colocou a fé como base de sustentação para se obter um relacionamento perfeito entre o homem e Deus. Ele escreveu no capítulo onze, verso seis: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

O verso acima destaca dois aspectos que importantes. O primeiro – crer na existência de Deus e o segundo – reconhecer que Ele supre as necessidades dos que o buscam. Tanto um como outro sugerem o exercício da fé.

Assim sendo, quando o sentimento de ansiedade procurar lugar para se instalar em sua alma, a solução está em buscar imediatamente se aproximar de Deus, crendo que Ele existe e que é poderoso para suprir todas as suas necessidades de hoje e futuras. Difícil? NÃO! “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” – (Mateus 6:26).



____________________________ Plínio Cavalheiro.

quinta-feira, setembro 27, 2012

INTELIGÊNCIA!



Quando Deus criou o homem disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criaram. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” – (Gênesis 1:26-28).

Deus não economizou atributos valorosos quando decidiu criar o ser humano. A inteligência é uma das características que distingue o homem de todas outras criações, e isto se justifica pelo fato de estar inserida no homem a imagem e semelhança do Criador que é Onipotente, Onisciente e Onipresente.

Poder todas as coisas, saber todas as coisas e estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo (que julgar conveniente), são atributos que só se encontram em Deus. Contudo, em doses homeopáticas por assim dizer, elas foram disponibilizadas ao homem. A Palavra de Deus admoesta: “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão” – (Salmo 32:9).

A inteligência está no homem, isto é indiscutível. O problema é que nem todos têm a percepção sensata para utilizá-la de forma correta. O próprio criador disse: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” – (Oséias 4:6). A falta de conhecimento não significa falta de inteligência. Significa sim, insensatez a ponto de não querer buscar conhecer os preceitos da Palavra de Deus.

Deus capacitou o homem para ter as rédeas de suas emoções e ações em suas próprias mãos podendo avaliar cada uma delas, tomando decisões ajuizadas. Deus deu ao homem liberdade de escolha de conduta, sabendo que cada ação gera uma reação.

Jesus diz: “Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê, pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono” – (Apocalipse 3:19-21).  Use sua inteligência para ouvir Jesus, abrir a porta de sua casa, e se assentar com Ele no trono junto de Deus Pai.


______________Plínio Cavalheiro.




quarta-feira, setembro 26, 2012

ALEGRIA MAIOR!



É engano pensar que a tristeza é o cartão postal do cristão. Pensam alguns deles: “Preciso viver “seriamente” para que as pessoas não se escandalizem de minhas alegrias”. Equivocados, julgam que a tristeza faz parceria com a humildade. Diga, MISERICÓRDIA!

Davi, um homem segundo o coração de Deus não se fechava diante de suas emoções. Ele soube explorar este sentimento, talvez, como nenhum outro. Veja alguns registros bíblicos: “Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho” (Salmo 4:7).Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo” – (Salmo 9:2). “Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria” – (Salmo 68:3).

Quando o assunto é alegria e quando a motivação é correta, não importa os expectadores. Davi foi desprezado por sua esposa por conta de se expressar diante de Deus. Veja o texto: “Aconteceu que, entrando a arca da aliança do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando, ela o desprezou em seu coração” (1 Crônicas 15:29).

Alegria é sempre bem-vinda em todas as situações. Alegria faz bem ao corpo, alma e espírito. No entanto, existe um tipo de alegria que deve ser priorizada. Jesus disse aos seus discípulos: “Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus" – (Lucas 10:20).

Preocupe-se com seus sentimentos e avalie as motivações de cada um deles. Geralmente, tristeza nutrida na alma, por causa de “culpa” que não foi tratada, resulta em depressão e isto é muito sério. Neste caso, o remédio está no calvário. Jesus Cristo carregou nossas culpas. “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” – (Isaías 53:5).

Ore neste momento: “Em ti me alegrarei e saltarei de prazer por conta de meu nome estar escrito no Livro da Vida do Cordeiro; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo porque o Senhor enviou seu Filho unigênito para assumir meus pecados na cruz do calvário e eu o tornei como meu único Senhor e Salvador. Em nome deste maravilhoso Jesus, amém”.


_______________Plínio Cavalheiro.

segunda-feira, setembro 24, 2012

HÁ VAGAS!





Em nosso país, assim como no mundo, os trabalhadores procuram se ligarem a um sindicato como forma de conseguirem estabilidade em seus empregos. Dizem os especialistas que a tecnologia é uma das principais causas da falta de emprego no mundo. Tudo é informatizado, as pessoas não precisam sair de suas casas para pagar uma conta, elas simplesmente usam a internet e com seus dedos sobre um teclado, alcançam seus objetivos. O mundo está sendo robotizado, ou eu estou enganado?

Se isto é bom, vai depender de pessoa pra pessoa. Eu diria que o progresso é espada de dois gumes. Ele trás seus benefícios sim, porém, todo bônus exige ônus, e um deles é a carência de emprego, principalmente para pessoas sem profissão qualificada. Este é o mundo onde vivemos.

No entanto, existe um mundo diferente onde jamais existiu falta de emprego. Houve sim, carência de trabalhadores. Refiro-me ao mundo espiritual onde cada vez mais se mostra deficiente no campo de mão de obra. A iniquidade aumenta assustadoramente, enquanto muitos que deveriam ser os denunciadores do pecado se acovardam ou se acomodam dentro de suas crenças sem obra. A Bíblia diz: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem” – (Tiago 2:17-19).

Não é o suficiente crer que há um só Deus e um só salvador. É necessário arregaçar as mangas e se disponibilizar para o trabalho. Há vagas! Todo convertido ao cristianismo é convocado para a grandiosa obra missionária. Ninguém, absolutamente ninguém é dispensado por problemas físico ou por excesso de contingente. Porém, infelizmente a deserção é frequente no meio do exército de Deus.

Jesus, o recrutador de trabalhadores certa ocasião disse aos seus discípulos: “Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara” – (Lucas 10:2).

Jesus disse estas palavras em um contexto onde seus discípulos estavam sendo enviados de dois em dois, a todas as cidades e lugares onde ele havia de ir. Mesmo assim, Jesus concluiu que o número de trabalhadores era insuficiente para alcançar tantas pessoas carentes de esclarecimento da Palavra de Deus.  

Há vagas. Seja você um destes trabalhadores convocados pelo Senhor Jesus e receba os dividendos que só Deus pode lhe dar. Para os empregados as vantagens que os benefícios trazem são de valores imensuráveis abrangendo o físico, alma e espírito. Candidate-se hoje mesmo. Frustre as maquinações do inferno contra pessoas desavisadas e sobre tudo desfrute das bênçãos do Senhor dos senhores – Jesus Cristo. Você não é um desertor, amém?


__________________Plínio Cavalheiro.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...