sábado, abril 14, 2012

DE QUE VOCÊ TEM MEDO?


O medo pode se apresentar como fobia relacionada à determinada causa exclusiva, quando se trata de pavor concentrado em situações, como exemplo, pavor de andar de avião, dirigir, usar o elevador, tomar injeção, medo da morte, etc. É lógico que o medo abrange outras áreas que de igual modo desestabiliza a harmonia que o ser humano necessita para viver consolidado em uma sociedade madura.

É certo que o medo (sentimento) quando moderado (equilibrado) não trás dano a saúde física e emocional. Ao contrário, ele livra o homem de situações de riscos desnecessários. Eu por exemplo, tenho “medo” de me expor em lugares altos sem os devidos equipamentos de segurança. De igual modo, tenho medo de nadar em águas profundas, principalmente em rios onde a correnteza é violenta, e nem por isso me sinto portador de fobia.

Encontramos na Bíblia uma Palavra dentre tantas outras que motiva o portador deste distúrbio emocional a reagir contra este sintoma. Assim escreveu o profeta Isaías: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” – (Isaías 41:10).

Deus conhece o físico a alma e o espírito do homem e sabe das aflições de cada um. Assim sendo, Ele diz: “Não temas”, “eu te fortaleço”, “eu te ajudo” e “te sustento com a destra de minhas mãos”.

O “não temas” de Deus é diferente de todos os demais “não temas” que conhecemos. Um pai, repleto de amor e munido das melhores das intenções para com o filho pode dizer a ele: “Filho, não tenha medo, eu estou por perto”. No entanto, sabemos que o pai natural não é onipotente e seus “poderes” não limitados diante dos perigos que o filho enfrenta no dia-a-dia.

Contudo, a palavra de Deus Pai faz toda diferença em nós que enfrentamos perigos vinte e quatro horas por dia. Os perigos de ordem física, emocional e espiritual estão diante de nós inevitavelmente quer queira ou não. A Bíblia diz: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” -  (1 Pedro 5:8). Paulo escreveu: “Por que estamos nós também a toda a hora em perigo?” – (1 Coríntios 15:30).  

Nas Escrituras Sagradas estão registrados os termos “Não tenha medo” e ou “não temas”, mas, mesmo assim este mal tem se alastrado como praga no planeta onde vivemos. Seus efeitos são devastadores, levando o homem a uma rota de pânico, desesperança e em muitos casos óbito.

Diante deste fato, Deus se disponibiliza a cada ser humano para protegê-lo contra os perigos eminentes. Todavia, o homem necessita assumir uma postura diante  dEle, transformando-O em seu Deus e Pai. A proteção de Deus para com seus filhos é exclusiva e diferenciada da proteção que Deus oferece universalmente a todas as criaturas.

Compensa rever e tomar uma decisão diante da Bíblia: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” – (João 1:12). [Desfrute do privilégio de se tornar filho de Deus através de Jesus Cristo e, por conseguinte, ter a certeza de proteção contra os perigos].

___________________Capelão – Plínio.


  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...