terça-feira, outubro 30, 2012

CRISE! POR QUÊ?



Em meio às crises, tempestades, furacões, quando o teto parece desabar sobre sua cabeça, e quando o oxigênio não é suficiente para atender a demanda de seus pulmões. Quando tudo dói, cada junta, cada nervo, cada osso, cada órgão. Quando tudo aparentemente está perdido, e os problemas não têm soluções. Quando o chão onde você pisa, misteriosamente desaparece dos seus pés, tirando toda sua estabilidade. Quando o vento é mais forte que sua resistência e te arrasta para lugares incertos, frios, escuros e indesejáveis. Quando o sorriso é trocado por copiosas lágrimas de tristeza e sofrimento. Quando você perde coisas preciosas. Quando a conta bancária está zerada, e as dívidas se acumulam, aparentando uma bola de neve. 

Enfim, quando você percebe que está vivendo os 44 minutos do segundo tempo, diante da possível derrota e não há nenhuma possibilidade (humana) de reverter o quadro. Lembre-se de uma coisa. A solução para todos estes problemas e para os demais que não foram alistados, você pode adquiri-lo definitivamente através de Jesus Cristo. Jesus age (se Ele quiser), nos últimos segundos da prorrogação da partida, concedendo a vitória de forma sobrenatural.

Deus deseja que vivamos pela fé, ou seja, no exercício da esperança oferecida pelo Espírito Santo que habita em nós – (Hebreus 11). O Senhor, que conhece cada coração (Salmo 139), e tem pleno domínio sobre tudo e sobre todos, sabe que, alguns de nós, caso venhamos receber vantagens nos primeiros minutos da partida, nos tornamos acomodados a ponto de baixar a guarda e oferecer oportunidade ao adversário de contra-ataque causando lamentavelmente mudanças no “placar”. 

Afinal, cada dificuldade deve ser encarada como possibilidade de aperfeiçoamento do caráter, e quanto mais doer, mais eficaz será o tratamento para os machucados, contribuindo para o bem daqueles que amam a Deus _ (Romanos 8:28).

Não pretendo cometer a heresia de afirmar a isenção permanente do crente quanto aos possíveis problemas que ele pode enfrentar no percurso de sua existência. A própria Bíblia desmentiria esta teoria. Ela diz em João 16:33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Deus podia perfeitamente ter conservado seu servo José livre dos aborrecimentos, inclusive da prisão, Daniel da cova dos ferozes e famintos leões, livrado Davi das perseguições de Saul, impedido o apóstolo Paulo dos muitos sofrimentos durante seu ministério. João foi decapitado e Estevão morto por apedrejamento – contudo não o fez por razões que só Ele sabe de fato. Uma coisa é certa, Deus estava presente em cada momento que seus filhos necessitaram de socorro. 

Deus livrou José, Davi, Daniel, Sadraque, Mesaque, Abednego, Paulo e muitos outros – na dificuldade e não da dificuldade. Talvez, e isto faz sentido, Ele tenha permitido que os homens no passado e muitos em nossos dias continuem passando por certas dificuldades, com o fim de proporcionar em cada um deles o aumento da fé, e a oportunidade de estar mais próximo dEle. 

Muitas vezes, o Senhor em sua infinita sabedoria faz uso dos problemas, ou permite as dificuldades, para trazer o crente para mais perto de si. A Bíblia diz: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” – (Salmo 34:18).

A Vida do cristão não deve sofrer oscilações, e se for o caso de passar por mudanças, que sejam elas para fortalecer ainda mais a resistência contra o mal, impedindo que o atacante adversário consiga brecha para penetrar e atingir seu intento maligno – (Tiago 4:7).

Que tipo de problema você está enfrentado hoje? Onde você tem buscado a solução para sua dificuldade? Você tem confiado em seus braços de carne para se desvencilhar das crises? Volte seus olhos para a Bíblia, e veja o que ela diz: “Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá” – (2 Cr 32:7,8).

Quero lhe dizer algo sem receio de errar: Pare agora mesmo de buscar paliativo como forma de tratamento para suas feridas. Ouça a voz de Ezequias, rei de Judá: Deus, nosso Senhor, está oferecendo ajuda. Ele está colocando sua força para guerrear e vencer por você. Você acha que Deus já foi vencido alguma vez por satanás? Claro que não!

Confie e se entregue a Ele sem restrição. Jesus Cristo é o remédio eficaz, que age na causa e, por conseguinte elimina o sintoma indesejado de cada enfermidade, seja ela de ordem física ou espiritual. Não há problema insolúvel e demasiadamente difícil para Jesus. Vale conferir e comprovar a veracidade de seu poder. Ele oferece alívio e descanso aos que estão sofrendo – (Mateus 11:28-30). 

Porém, se você continua enfrentando problemas, mesmo depois de buscar e confiar plenamente no Senhor, não caia no erro de perguntar: Crise! Por quê? Em vez disso, substitua a pergunta por: O que eu devo aprender com esta dificuldade? Nele e por Ele você passará por uma transformação jamais experimentada. Vinde! Por que esperar? Jesus disse: “...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – (João 10:10b). Amém!



_______________________Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...