terça-feira, outubro 23, 2012

AUTORIDADE, PARA QUE SERVE?




A "autoridade" constituída tem como objetivo exercer dois papéis fundamentais na sociedade – a “Paz” e o “Progresso”. Daí a feliz frase impressa em nossa bandeira: “Ordem e Progresso”.

O dicionário diz que “ordem” significa – disposição das coisas cujo arranjo se subordina a um princípio útil, agradável, ou harmonioso. Ordem é o resultado da prática do bom senso exercido entre governo e sociedade. Quando este equilíbrio é desrespeitado, por uma ou pelas duas partes, fatalmente o fator “ordem” inevitavelmente é substituído por “desordem ou caos”.

A segunda função da autoridade é promover o “progresso” no meio. Seu esforço deverá estar concentrado no melhoramento gradual das condições econômicas e culturais da nação ou comunidade.

Paulo escrevendo aos cristãos de Roma afirma que não há autoridade que não proceda de Deus e por conta disso todos os homens devem se sujeitar às autoridades em exercício, sabendo que a quebra deste mandamento é comprovação de insubordinação e resistência à ordenação de Deus. Desta forma, a desobediência consciente ou inconsciente acarretará decisivamente condenação sobre o infrator. Por outro lado, o homem que exerce um caráter exemplar diante da sociedade e principalmente diante de Deus, fazendo o bem, não necessita temer os magistrados e nem ficar receoso sobre as leis estabelecidas.

É óbvio que o cristão em hipótese alguma deve se portar como marionete nas mãos de um governo corrupto e idólatra, obedecendo cegamente seus comandos heréticos. Neste caso, quando os magistrados tiverem uma postura de rebelião contra Deus, contrariando a carta magna – A Bíblia -, cabe a nós, discípulos de Jesus Cristo resisti-la sem receio das consequências, assim como fizeram – Sadraque, Mesaque e Abednego diante do decreto do rei Nabucodonosor (Daniel 3).

No âmbito espiritual a situação não é diferente da vivida pelo homem enquanto cidadão. Deus constituiu autoridade espiritual sobre o homem para que ele possa desfrutar da paz que só é alcançada através de Jesus Cristo e do progresso constante que por direito foi conquistado por Jesus Cristo quando passou pelo calvário. Jesus é autoridade máxima e excelente sobre a nação santa composta de cristãos autênticos. Porém, abaixo de Jesus está o anjo da igreja, conhecido também como pastor.

Paulo fala sobre esta autoridade estabelecida por Deus em sua carta enviada aos Hebreus: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” – (Hebreus 13:17).

Estive recentemente ouvindo um pastor pregar sobre este tema e ele disse: “Ouça bem o que vou lhe dizer: Deus perdoa todos os pecados contra sua santidade, ainda que a maioria deles possam trazer sérias conseqüências, entretanto, Ele não perdoa o pecado da rebelião”. Para exemplificar este fato ele citou o caso de Lúcifer, do primeiro casal no Éden e Coré, Datã e Abirão (Números 16). Estes se rebelaram contra seus líderes e pagaram um alto preço.

A Bíblia diz: “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” – (I Samuel 15:23).

Não sei qual é sua situação hoje. Deus sabe! Contudo, vale considerar as Palavras de Deus com relação ao tema – “Autoridade, para que serve?”. O pastor, tendo em suas mãos o cajado e a vara, é autoridade espiritual sobre a ovelha para ministrar bênçãos e exortá-la quando necessário. O pastor é canal usado por Deus para abençoar o rebanho
Em todos os sentidos. Assim sendo, não se rebele contra o ungido de Deus em nenhuma circunstância. Nada e ninguém poderão justificar um ato de rebelião contra alguém que está sobre nós em autoridade. E se ele enveredar pela rota do engano? Bem, neste caso converse com ele em mansidão, ore com ele e por ele e se ele não se converter de seu mau caminho, mesmo assim não levante sua mão sobre ele. O máximo que você poderá fazer é se afastar dele em mansidão. Faça como Davi diante do rei Saul, ungido de Deus. Ele disse diante de seus homens: “O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR” – (I Samuel 24:6).

Pense nisto e seja uma ovelha abençoada por seu pastor e pelo Supremo Pastor Jesus Cristo, autoridade máxima sobre nós. E se você ainda não tem um pastor ou está afastado da comunhão da igreja do Senhor Jesus Cristo, não se conforme em viver fora da vontade de Deus. Volte hoje e seja pastoreado e abençoado, você e sua família. Amém?

Texto: Romanos 13:1-7.


_______________________________________Plínio Cavalheiro.

Um comentário:

Unknown disse...

ótima colocação, estou fazendo um trabalho sobre Violência legitima, seu texto me ajudou!

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...