terça-feira, outubro 16, 2012

APOSTASIA





A palavra apostasia no grego “apóstasis”, significa “estar longe de”. Esta é a idéia que o apóstolo Paulo passa para seu discípulo Timóteo sobre os acontecimentos a curto, médio e longo prazo daquilo que estava por acontecer. 

Paulo identificava a fonte de suas palavras. Por exemplo, aos coríntios ele diz: “digo eu, não o Senhor”. Quando escreve ao companheiro Timóteo o termo é modificado: “Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada” – (1 Timóteo 4:1,2). 

As escritas de Paulo contribuem para o fortalecimento espiritual daqueles que não se conformam com a mediocridade. Entretanto, quando o leitor se vê frente a um texto que dá ênfase a revelação do Espírito (com “E” maiúsculo), ele necessita atenção redobrada para não deixar passar despercebidos ensinamentos de suma importância. 

Neste contexto o Espírito Santo revela que chegaria um dia (e este dia já chegou), quando “cristãos” se afastariam da fé, por dar ouvidos a ensinamentos heréticos. Paulo não poupa seu vocabulário e vai direto ao ponto dizendo: “doutrinas de demônios”. 


O apóstolo não está necessariamente sugerindo que os cristãos se afastem dos templos que declaradamente têm suas placas infernais. Mesmo porque, neste caso o cristão por menos conhecimento que tenha sobre teologia, não vai querer se curvar diretamente diante de um demônio. Assim espero! Todavia, o apóstolo recomenda o cuidado para não cair nas ardilosas ciladas do diabo armadas nos quatro cantos da terra que por vezes são camufladas de coisas “boas”. 

Paulo, por conhecer e praticar o evangelho de Cristo Jesus, as táticas usadas pelo inferno não eram suficientes para induzi-lo ao afastamento da fé. Sendo assim, ele se preocupa com os cristãos acomodados e desinteressados em conhecer as Escrituras, alertando-os do perigo que há no amplo “mercado” espiritual espalhado pelo mundo. 
 

Paulo oferece algumas particularidades dos enganadores que estão tendo acesso aos corações de muitas pessoas. Confira: 

Espíritos enganadores. A palavra de Deus recomenda ao cristão provar o espírito. Assim está escrito: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” – (I João 4:1,2). 

Doutrina de demônio. Qual o significado de doutrina? Você sabe, são ensinamentos, princípios. Assim sendo, o cristão precisa conhecer a verdade para poder refutar o falso. Você já teve alguma vez dificuldade de avaliar se um produto é falsificado? Eu já enfrentei esta situação, por não ter intimidade com o produto. A Bíblia diz: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. 

Pregadores mentirosos. Esta característica demonstra quem está por trás do líder. A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira e por consequência tem gerado filhos que se comprometem com seus princípios desastrosos – (João 8.44). Estes hipócritas e mentirosos têm por meta convencer o homem que a verdade de Deus não é absoluta e que pode perfeitamente ser alterada ou interpretada de forma diferente, dependendo de cada situação. 

Consciência cauterizada. O ser humano foi criado para discernir valores e princípios de moralidade, a fim de usá-los adequadamente e evitar surpresas desagradáveis no dia-a-dia. Isto se chama consciência. Por outro lado, o termo cautério significa uma ferramenta metálica aquecida que é usada para queimar um determinado lugar a critério do profissional. Desta forma, entendemos que o diabo tem usado seus cautérios super aquecidos pelo fogo do inferno para queimar as mentes das pessoas, tirando delas a sensibilidade de discernir o certo do errado. 

Não sei qual é sua situação hoje diante de Deus e como você tem interpretado a Palavra de Deus! Infelizmente, com grande pesar no coração, tenho encontrado muitas pessoas que se identificam como ex-cristãos que não resistiram ao assédio do inferno, apostataram da fé e entraram por uma rota perigosíssima tendo como destino o inferno.

Sabe qual é o segredo do sucesso do diabo sobre estes grupos de ex-cristãos? É ter conseguido (pela mentira), convencê-los que não há diferença nenhuma em estar dentro da igreja ou fora dela. Estou “cansado” de ouvir os discursos dos desviados: “Estou fora da igreja, contudo estou bem com Deus”. Pois digo eu e não o Senhor, plagiando Paulo meu professor: “É impossível estar bem com Deus permanecendo afastado da igreja, noiva de Jesus Cristo. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça – (Mt 13:9).

Se for o seu caso, saia agora desta posição. Renuncie a apostasia e retorne para o caminho da salvação - Jesus é O Caminho!

Texto: [1 Timóteo 4:1,2].


________________Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...