sexta-feira, outubro 12, 2012

AMAS-ME?




Se você soubesse que teria somente uma semana vida! O que faria durante esse período? Talvez muitos não soubessem responder de bate-pronto. A tendência do ser humano é não focar este tema – “morte” em curto prazo.

As Escrituras Sagradas registram os atributos de Jesus, entre eles, o dom da Onisciência. Jesus sabia que em breve estaria indo ao Pai! O que Ele fez? Deu as últimas orientações aos seus discípulos. Entre outras, disse: “Apascenta meus cordeirinhos” ou “apascenta as minhas ovelhas”. 

Em que contexto Jesus faz esta recomendação ao apóstolo Pedro? Em uma conversa informal, direta e sem rodeios, após ter derrotado a morte definitivamente na cruz do calvário, fita os olhos em Pedro e pergunta: “Simão, filho de Jonas, amas-me?”.

Porventura Jesus estaria enfrentando uma crise psicológica envolvendo “baixa auto-estima" a tal ponto de necessitar ouvir por três vezes da boca de seu discípulo Pedro esta declaração de amor? Claro que não! Nas aulas práticas, usa-se a didática do método repetitivo como meio de memorização de conceitos que se destacam e assim sendo merecem atenção especial.

O diálogo mantido por Jesus teve por finalidade orientar todos os discípulos, para um comportamento que eles teriam que assumir após sua ascensão ao céu. Jesus aspirava deixar gravado nos corações dos discípulos o quanto eles teriam que demonstrar na prática o amor que eles sentiam por Ele.

Existe um ditado popular que diz: “Falar que ama é fácil, difícil é praticar o amor”. Isto me traz lembranças de um livro que tive oportunidade de lê-lo – O Monge e o Executivo. Nele, um dos personagens coloca sua definição de amor da seguinte forma: “o amor é o que o amor faz”.

A Bíblia cita no livro de Tiago o seguinte: Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras?”– (Tiago 2:14). Parafraseando este versículo com muito respeito eu diria: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que ama, e não demonstrar na prática?”.

Jesus o Mestre por excelência, antes de ascender ao Pai deixa a lição de casa aos seus alunos, apascentem as minhas ovelhas, que tem o mesmo significado de amar as pessoas que necessitam de ajuda e compreensão nos momentos de adversidades.

Diante desta recomendação de nosso Senhor, Salvador e Mestre Jesus, concluo fazendo a mesma pergunta feita a Pedro: Você ama Jesus?, Você ama Jesus?, Você ama Jesus? Então, faça o que Ele mandou fazer. Esta é a melhor forma de avaliar o quanto você ama nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

(Texto: João 21:14-17)
“Fato ocorrido depois Da ressurreição de Jesus”

 
________________Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...