quinta-feira, setembro 06, 2012

COMO SERIA O MUNDO SEM AS LEIS?



Como seria o mundo se não existisse leis e regras? Muito provavelmente seria um caos onde pessoas desprovidas de pudor agiriam à luz daquilo que seu caráter regesse, sem receio de sofrer qualquer penalidade por infligir regulamentos ditados por uma sociedade. Enfim, seria impossível viver em um mundo desprovido de leis e regras.

Existir leis não significa necessariamente que elas são justas. As leis são elaboradas por pessoas falíveis, e muitas delas agem com propósitos egocêntricos visando favorece-las em sua aplicação.

As leis regem em tese o comportamento de uma sociedade oferendo a ela “garantias” de uma vida mais saudável e penalidades aos transgressores. Portanto, isto é o mínimo que se espera de um governo, que os cumpridores da lei sejam premiados e os transgressores sejam punidos com o rigor da lei como forma de disciplina.

Encontra-se no mundo muitas coisas permitidas por lei. Entretanto, a “legitimidade” dos homens não anula os estatutos de Deus. Paulo escreveu: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm” – (1 Coríntios 6:12a). [Faça como Paulo, se submeta ao crivo do Espírito Santo antes de agir].

Cumprir as leis de Deus é ter convicção de que os resultados virão como forma de premiação. Veja o que Deus disse ao povo quando liberto do Egito e esta palavra serve para os nossos dias: “Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir. Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o SENHOR teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais; E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te. Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais. E o SENHOR de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam” – (Deuteronômio 7:11-15).


_______________Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...