quarta-feira, agosto 22, 2012

POSTURA EMPÁTICA!

Se adotarmos a postura empática, conseguiremos nos colocar no “quadrado” do outro e ver exatamente como ele vê e sentir como ele sente. O problema é que o egocentrismo cega o homem, deixando-o privado de sensibilidade em seu ponto de conforto.

Certa ocasião, um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” - (Marcos 12:30,31).

Nada, dentro das Escrituras é citado que deva ser colocado acima deste decreto de amar a Deus em primeiro lugar e conjuntamente amar o próximo. Quando cumprimos estes mandamentos, por conseguinte, todos os demais mandamentos se tornam invioláveis. Quem ama o próximo, por exemplo, não rouba aquilo que é dele. Quem ama o próximo, não o mata e assim por diante.

Como posso atestar que amo alguém se dou de ombros para os seus problemas? Quem ama se preocupa. Quem ama cuida. Quem ama protege. Quem ama alegra-se com os quem se alegram; e chora com os que choram (Rm 12:15).

O apóstolo Paulo escreveu um texto que mostra com riquezas de detalhes o que é o amor. Ele inicia dizendo: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”. Termina afirmando: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor” – (1 Coríntios 13:1,13). [Recomendo a leitura em Lucas 10:30-37 onde mostra as duas formas de agir diante de alguém que precisa de auxílio].  

 
____________Plínio Cavalheiro.

 

 

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...