sexta-feira, outubro 28, 2011

JESUS, CABEÇA DA IGREJA!


 Alguns cristãos vivem uma vida de constantes equívocos porque se mantêm inábeis quanto aos ensinos de Deus, e, por conseguinte, fica refém das táticas de Satanás que não despreza nenhuma oportunidade de agir contra o ser humano.

Satanás mira em alguns alvos na tentativa de acertar seus dardos destruidores, e sem sombra de dúvidas a Igreja de Cristo que foi instituída por Jesus está em evidência diante dos olhos do destruidor. Cristo foi o fundador da Igreja e deixou selado este maravilhoso evento com o Espírito Santo.

Haja vista a narração no livro de Atos capítulo dois quando se cumpriu o dia de Pentecostes. Neste dia muitos estavam reunidos no mesmo lugar com um único objetivo e repentinamente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Neste momento nascia a Igreja do Senhor Jesus Cristo para cumprir seu propósito no mundo.

O propósito da igreja é divulgar a grande notícia: “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas” – (v.32).

Os membros fundadores da “primeira” igreja evangélica no mundo tiveram o privilégio de testemunhar literalmente a ressurreição de Jesus Cristo. Contudo, nós que vivemos neste período não somos inferiorizados neste quesito pelo fato de saber que Deus se agrada da fé - (Hb 11:6). Pela fé cremos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo venceu a morte e está vivo.

O propósito da igreja é divulgar em alto e bom som: “SAIBAM que, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” – (v. 21). A salvação é um presente de Deus a todos quantos aceitam Jesus Cristo como Salvador e Senhor - (Jo 3:16).

A Igreja do Senhor Jesus Cristo é algo fantástico que desde sua fundação até os tempos de hoje, continua resgatando vidas do inferno. O texto cita: “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” – (v.47).  Aleluias!

Entretanto, o povo de Deus (igreja) não pode perder o foco de Jesus Cristo. Ele, Jesus é o CABEÇA da igreja. Paulo escreveu: “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja” - (Efésios 1:22).


Paulo se referiu a Igreja da seguinte forma: “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” – (I Coríntios 12:27). No entanto, Jesus é o cabeça e sendo assim, todos os comandos direcionados aos membros têm que partir dEle, Jesus.

Jesus, cabeça da igreja. Toda igreja que reconhece Jesus como cabeça e se submete à influência plena do Espírito Santo assumindo o caráter de Cristo está fadada ao crescimento como se deu em Atos capítulo dois. Sempre é bom lembrar: Crescimento sem sujeição ao Senhor da igreja (CABEÇA), não passa de inchaço “espiritual”.

Pense nisto e reavalie sua vida para saber onde se encontra Jesus. O que Ele representa em sua vida? Responda a Ele neste momento em oração: “Sou teu, e em tuas mãos confio meu viver. Reconheço que o Senhor é o CABEÇA da igreja”. Amém!

_________________ Capelão - Plínio.

quinta-feira, outubro 20, 2011

JESUS, CORDEIRO DE DEUS!


Jesus, Cordeiro de Deus. Por que Jesus carrega este atributo? Para compreender melhor o sentido da palavra somos obrigados a consultar o Antigo Testamento.

Deus estabeleceu normas ao seu povo para ser utilizada em cada situação. Jamais Deus deixou seu povo desorientado na maneira de se comportar em situações vividas. Até as festas tinham seus significados.

Uma das festas mais importantes comemorada até nos dias de hoje é a páscoa onde os israelitas recordam o livramento do tempo de escravidão vivido no Egito. Neste período Deus instruiu seu povo a sacrificar o cordeiro e aspergir o sangue nos umbrais e nas vergas das portas de suas casas com a finalidade de livramento quando da passagem do anjo da morte (ref. Êxodo 12).

No Antigo Testamento, existiam animais variados que se encaixavam para cada tipo de ritual. No caso, o cordeiro era utilizado para expiação de pecado. Entretanto, com a confirmação profética declarada por Deus em Gênesis 3:15, o cerimonial onde o cordeiro era sacrificado foi abolido.

Jesus não está morto. Ele vive!
Contudo, Jesus Cristo veio literalmente substituir o sacrifício através do cordeiro animal. Isaías escreveu: “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca” – (Isaías 53:7). O profeta de Deus estava profetizando nesta época que Jesus Cristo viria a este mundo e quais seriam suas características de vida.

Após os relatos citados no Antigo Testamento, surge no tempo de Deus outro profeta chamado João Batista, filho do sacerdote Zacarias e Isabel que era prima de Maria, mãe de Jesus. Este cumpriu seu papel de precursor de Jesus. Ele, ao ver Jesus, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” – (João 1:29).

Qual é o significado real de “Cordeiro de Deus”? Nesta frase encontra-se uma síntese de que Jesus é o sacrifício excelente e único pelo qual o homem pecador adquire a remissão de seus pecados e, por conseguinte a salvação eterna.

Não há probabilidade, ainda que remota, de atalhos para se conseguir perdão dos pecados. Qualquer “fórmula” mirabolante sugerida no “mercado” espiritual que contraria João 1:29 deve ser considerada anátema.

Grave este texto em seu coração: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” – (João 1:29). Não procrastine. Busque Jesus hoje mesmo e confesse a Ele seus pecados, peça perdão e alcance salvação eterna.

________________ Capelão – Plínio.


terça-feira, outubro 04, 2011

JESUS, O PASTOR!


 Acredito que você vai concordar comigo. Relembrando este atributo de Jesus, não há como não se lembrar do Salmo 23. O salmista Davi escreveu: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” – (Salmo 23:1).

Uma das causas, se não a principal, responsáveis por doenças físicas é a ansiedade. O homem de uma visão genérica vive angustiado por conta da incerteza do amanhã. Jesus, Médico dos médicos observou este sintoma e disse: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” – (Mateus 6:25).

Continuando, Jesus disse: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: “Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” – (Mateus 6:31-34).

Este “porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo” tem ligação com os cuidados de Jesus, o bom pastor àqueles que se posicionam como ovelhas de seu rebanho. Se sujeitar ao pastoreio de Jesus é dar a Ele um voto de confiança que o amanhã já está definido por Ele e isto não significa necessariamente que o homem tem um destino traçado e definido a partir de seu nascimento. “Destino” é outro tema. Só para resumir: Destino é escrito por cada ser humano através de seu livre-arbítrio com base no que está escrito na Bíblia: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” – (Gálatas 6:7).

Retornando ao tema. Ansiedade é falta de confiança. “A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra” – (Provérbios 12:25). E qual é a boa palavra? “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. Alegria? (Salmo 23:1). Aflição? (Salmo 23:1), tribulação? (Salmo 23:1), adversidade? (Salmo 23:1). Siga o conselho do apóstolo Pedro:Lançando sobre ele [JESUS] toda a vossa ansiedade, porque ele [JESUS] tem cuidado de vós” – (I Pedro 5:7).

Por que devo aceitar o pastoreio de Jesus? Porque Ele tem um curriculum excelente de “serviços” prestados nesta área. Jesus “trabalha” por amor. Jesus é vocacionado para exercer a função de Pastor. Ele disse: Eu Sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas” – (João 10:11).

Por que devo aceitar o pastoreio de Jesus? Porque Ele faz deitar-me em verdes pastos, e guia-me mansamente a águas tranquilas. Decida ainda hoje, caso ainda não o fez, a se permitir ser pastoreado(a) pelo Bom Pastor Jesus Cristo, lembrando das palavras de dEle: ”Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas” – (João 10:12-15).

Faça a oração do pai nosso e sobre tudo adote os princípios e mandamentos apresentados por Jesus: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias” – (Salmo 23:1-6).



______________ Capelão – Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...