segunda-feira, maio 30, 2011

SEJA FEITA A TUA VONTADE

“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” – (Mateus 6:10).

 
Ninguém pode saber dos desígnios íntimos de outra pessoa, sem primeiro experimentar sua amizade, convívio, confiança e caminhar com ela em todas as situações. Assim feito, se descobre no outro naturalmente os hábitos e também seus desejos, inclusive, muitas vezes aqueles guardados na intimidade. Existe um ditado popular que diz: “Para se conhecer uma pessoa, você deve comer com ela um saco de sal”. Há fundamento no adágio, não se pode familiarizar-se com alguém desprezando a base que se chama comunhão.

Deus quando criou o homem, estabeleceu um nível íntimo de relacionamento com Ele. Não existia censura ou bloqueios na convivência entre ambos. O homem, antes do pecado, gozava do privilégio pleno de conhecer a vontade de Deus para sua vida, para seu casamento, e para todas as demais coisas existentes no planeta. Em decorrência da rebeldia do ser humano para com seu criador, ele foi fadado a perder a prerrogativa de contar com a presença absoluta de Deus ininterruptamente em seu dia-a-dia. No entanto, esta não era a vontade de Deus. Qual é a vontade de Deus? Existem muitas coisas que compõem a vontade de Deus. Vejamos algumas:


Primeiro: Deus deseja ardentemente que o homem volte a Ele. Para que isto aconteça de fato, é necessário descobrir o único caminho que proporciona esta ligação. No evangelho segundo João encontra-se o registro patente das palavras de alguém com autoridade máxima para esclarecer o assunto de forma contundente, ou seja, o próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – (João 14:6). A vontade de Deus, quando se trata do homem, é manifesto pelo seu grandioso amor, comprovado no calvário através do sacrifício de Seu Filho Jesus. É isto que relata uns dos versículos mais conhecidos da Bíblia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – (João 3:16).


Segundo: A vontade de Deus é manter um diálogo com seus filhos. Através de Jesus, nós, além da salvação, recebemos também o direito de permanecer na presença do Pai e conversar com Ele livremente. É nesta oportunidade que o cristão abre seu coração, solicita as bênçãos, confessa seus pecados, se arrepende, intercede pelos aflitos e necessitados, glorifica e exalta o nome do Pai, etc., etc. E é bom recordar, que, agindo desta forma o homem está praticando a Oração Modelo ou Dominical. Jesus advertiu aos seus discípulos que não cometessem justamente o inverso daquilo que Ele estava ensinando. Ele disse muito claramente: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” – (Mateus 6:7).


Terceiro: Além de querer a volta do homem para junto dEle, e também manter um canal sempre aberto e franco de comunicação, Sua vontade também está voltada para uma vida de plena comunhão com Ele. O Senhor Jesus tem buscado vidas, desejando ardentemente consolidar este propósito de harmonia entre Ele e seus filhos. Jesus gentilmente diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” – (Apocalípse 3:20). Comunhão é sinônimo de harmonia, é estar afinado e poder emitir som na mesma tonalidade. Assim que, se alguém agora está na presença de Deus, por Cristo, nova criatura é, afinado e preparado para esquecer-se das coisas velhas imprestáveis do passado, e se firmando no Novo que é o Senhor e salvador Jesus Cristo. Por Cristo se vive harmonicamente com Deus sem correr o risco de desafinar nesta grandiosa orquestra mundial que se chama mundo.

Bíblia Sagrada
Deste modo, é evidente que Deus tem muitos outros desejos, intenções e planos que gostariam de vê-los realizados nas vidas de seus seguidores. Entretanto, para finalizar gostaria de enfatizar mais um de seus desejos: Ele almeja de coração, o desenvolvimento espiritual de cada um. Deus coloca sua Palavra como alimento, um dos meios para fortalecimento da fé do cristão. A Palavra é considerada uma das peças de grande valia que compõe a armadura de Deus (com base em Efésios 6:17). A Palavra de Deus é ferramenta poderosa para vencer o diabo. Afinal, foi com a Palavra que Jesus aniquilou e venceu satanás quando tentado no deserto. As Escrituras funcionam como farol para clarear o caminhar do cristão, impedindo os tropeços e as possíveis quedas patrocinadas pelo império das trevas. (fundamentado em Salmo 119:105). Os escritos contidos na Bíblia são vivos e sua eficácia é algo sobrenatural, servindo para discernir até os pensamentos e intenções do coração (conf. Hebreus 4:12).


Assim sendo, a vontade clara de Deus certamente será conhecida por você e por todos, a partir do momento que cada um reconheça que necessita da graça e da misericórdia de Deus sobre ele. Por Jesus o homem é salvo e recebe a garantia da salvação que é o Espírito Santo. Pelo Espírito Santo, as revelações do Senhor são manifestas em cada vida, concedendo a todos a completa vontade de Deus.

Ore assim: “Pai dê-me discernimento da tua vontade e que ela seja regra de comportamento em meu viver diário, amém".




________________Capelão – Plínio.

segunda-feira, maio 23, 2011

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME





"Santificado seja o teu nome"

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” - (Mateus 6:9).

Observação: Favor inverter a ordem deste princípio. Por engano acabei publicando “Venha o Teu Reino” primeiro como foi bem observado pela Lorena.



O nome de Deus tem sido vulgarizado entre os homens que não têm uma aliança com o cristianismo autêntico. Certas pessoas têm usado o nome de Deus até para praticar a criminalidade. O delinquente, por exemplo, muitas vezes se expressa da seguinte forma: “Se Deus quiser, um dia vou matar fulano de tal”. Outros juram por Deus, mesmo sabendo que estão faltando com a verdade. Não se estabelecem critérios para se usar o nome de Deus adequadamente.

O quarto mandamento recebido de Deus por Moisés no Monte Sinai define a intenção do Senhor em relação ao seu nome. Ele disse: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” _ (Ex 20:7). Em momento algum Deus teve a intento de popularizar o seu nome, ao contrário, sua intenção sempre foi voltada para o respeito absoluto à sua pessoa e também ao uso adequado de seu nome.


* Tão grande era o respeito do antigo povo hebreu pelo nome de Deus, que nem mesmo ousavam pronunciá-lo, nem tentar pô-lo em linguagem humana. Era representado, na escrita, pelas letras YHWH. Mais tarde foram aumentadas para YAHWEH, que se tornou em JEOVÁ, e na tradução que usamos é representado pela palavra - “Senhor”.


Santificado seja o teu nome. Qual é o sentido desta frase? Por que o respeito de Jesus para com o nome do Pai? Tal indicação pode ser que não tenha um significado especial para nós, a menos que entendamos o quanto Deus deseja que nos relacionemos com Ele de forma correta e excelente.


Deus é integralmente santo, puro e sem mácula alguma. Sendo assim, Ele espera no mínimo que seus filhos tenham as mesmas características dEle. Ter qualidades idênticas às de Deus, não quer dizer necessariamente que o homem (filho) se tornará em Deus (Pai). Quer dizer sim, que, o filho mesmo com suas limitações estará atuando (imitando) o Pai em sua forma com espontaneidade de coração.


O apóstolo Paulo, autoridade no assunto, indica algo aos crentes de Éfeso, e também aos cristãos de hoje: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” – (Efésios 5:1). Filho que se sente amado, por conseguinte também ama, desta forma, o respeito pelo nome do pai é algo que acontece com muita naturalidade na vida do filho.


Santificar o nome de Deus não deve permanecer tão somente na esfera do pensamento. A santificação do nome do Pai deve de igual modo acontecer através da maneira de agir diariamente. Viver em santidade é santificar o nome de Deus. Esta é a recomendação de Pedro em sua primeira epístola: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” - (1 Pedro 1:15,16).


_______________________________

* O 3º parágrafo foi extraído do livro – “Meditações de um leigo” – de W. Phillip Keller, Editora Vida.

_____________Capelão – Plínio Cavalheiro.
 

segunda-feira, maio 16, 2011

VENHA O TEU REINO

VENHA O TEU REINO


Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” – (Mateus 6:10).




Há muita controvérsia entre estudiosos envolvendo a questão doutrinária da frase REINO DE DEUS, ou REINO DO CÉU.

Jesus interrogado pelos fariseus quando se daria ou viria o Reino de Deus, respondeu-lhes: “O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós” – (Lc 17:20,21).


Venha o teu reino. É também declarar e aceitar a autoridade que Deus exerce sobre nós (seu povo, ou seus filhos) na posição de Rei. É reconhecer a soberania dEle sobre tudo e sobre todos. É consentir transparecer algo que vem de dentro do coração, de tal forma que o mundo perceba em nós (seus discípulos) a magnitude de Deus e seu Reinado.


Jesus estaria recomendando na oração algo óbvio, ou alguma coisa que incide independente das circunstâncias? NÃO! Esta súplica se faz necessário na vida do cristão quando ele pelo livre-arbítrio e motivado pela ação do Espírito Santo resolve admitir o Reinado de Deus. Com toda certeza, esta atitude é algo considerado da maior relevância no caráter de cada cristão. É na verdade uma declaração de transferência de reinado.


Por que a transferência de reinado? Por motivo inequívoco evidentemente. Todos os homens, sem exceção, descendem de uma geração comprometida com o reino das trevas. Refiro-me ao primeiro casal criado por Deus. Paulo afirma esta verdade ao escrever aos Romanos: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” – (Romanos 5:12).

Por isso, pela desobediência de Adão e Eva, o diabo adquiriu o direito legal de “reinar” neste mundo. Ele conquistou o título de deus, título este que até então estava em poder do homem criado por Deus para reinar sobre tudo e sobre toda a criação.

O apóstolo Paulo, na unção do Espírito Santo escreve aos corintos em sua segunda epístola. Ele prega aos seus discípulos, e não esconde o propósito de satanás em dominar as criaturas deste século. Ele diz: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” – (II Coríntios 4:4).

Por conseguinte, notamos a ação do diabo na criatura humana diretamente e indiretamente. No incrédulo ele cega não permitindo que a Verdade (luz), do Evangelho se manifeste e no cristão ele age astutamente procurando brecha para derrubá-lo e convencê-lo a se insurgir contra o Reino de Deus.

Jesus, após um jejum de quarenta dias e quarenta noites, foi tentado pelo diabo. Diz a palavra que o diabo transportou Jesus a um lugar alto, e mostrou-lhe todos os reinos existentes no planeta, e não só isso, mas também a sua glória. Em seguida ele disse: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” – (Mateus 4:9).

A defesa e a vitória de Jesus sobre o diabo se deu com o uso da palavra de Deus. Então disse-lhe Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam” –(Mt 4:10,11).

Assim sendo, ore neste momento ao Senhor dos senhores, Deus dos deuses, ao Rei dos reis, declarando que você deseja abraçar em seu coração o reinado dEle. Confesse que você renuncia o reinado das trevas em sua vida para sempre. Peça perdão ao Rei por ter desprezado e desconsiderado seu reinado até então. Diga: “Venha o teu reino” dentro de mim, em nome de Jesus. Amém!


____________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

segunda-feira, maio 09, 2011

QUE ESTÁS NOS CÉUS

                               QUE ESTÁS NOS CÉUS

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” - (Mateus 6:9).


Vós orareis assim...

A telecomunicação é um meio de ampliar a abrangência normal da comunicação, e a Internet, em nossos dias tem estreitado as amizades e facilitado a vida de muitas pessoas que lançam mão destes surpreendentes recursos da tecnologia, considerados elementos imprescindível na área da comunicação. Através do telefone, por exemplo, o homem consegue conversar instantaneamente com outra pessoa, não importando a distância. Porém, apesar de todo avanço da ciência, o sistema ainda apresenta muitas falhas em seu funcionamento.

Nem sempre conseguimos falar imediatamente ao telefone. Também não existe garantia permanente para o sucesso do uso da comunicação via Internet. Enfim, o sistema humano, ainda que moderno, não é perfeito, continua apresentando falhas.


Na esfera espiritual, a comunicação entre o homem e Deus é primordial. O ser humano necessita desesperadamente contatar Deus de uma forma ou de outra. Deus, diante do problema criado pelo próprio homem no Éden, quando foi interrompida a comunicação face a face com Ele, por consequência do pecado, estabeleceu um meio eficiente, “barato” e rápido como meio de relacionamento entre ambos, que se chama – “Oração”.


Que estás nos céus. O segundo princípio que extraímos da oração modelo é o reconhecimento que Deus ouve e atende o clamor do seu povo independente da “distância”. Qual é na realidade o distanciamento entre os céus e a terra? Não sabemos! O importante é ter a certeza que Ele está disponível todo tempo ininterruptamente. Portanto, através da oração, o homem conversa livremente com Deus, sabendo onde Ele está naquele momento.


Na Bíblia encontramos várias referências a respeito da habitação de Deus, veja: “Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo, a Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel - (Dt 26:15); Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua habitação nos céus; ouve também, e perdoa” – (1 Rs 8:30); “Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus” – (2 Cr 30:27).


Deus constituiu na oração, um meio de comunicação “à distância” acessível e rápido que possibilita o homem conversar com Ele, sem necessidade de haver um interlocutor para se colocar como intercessor na hora da necessidade. O homem adquiriu este direito, através da vinda do Senhor Jesus Cristo, sendo Ele o Único medianeiro entre o Pai (Deus), e o filho (o filho, homem regenerado – João 1:12).


Lembre-se, você pode acessar Deus neste exato momento, tanto para salvação da vossa alma, como para manter comunhão com Ele na qualidade de filho. Ele espera com muita alegria a sua conexão. Para que isto se transforme em realidade, basta abrir seu coração para Jesus Cristo. Só Ele e por Ele o homem consegue entrar na presença de Deus. O livro de Atos registra esta verdade: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos“ – (At 4:12).

Jesus, além de salvador, Senhor e Mestre, exerce legitimamente a função de advogado dos cristãos diante do Pai que está nos céus, quando estes pecam. Veja o texto: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” – (1 João 2:1,2).




_____________Capelão – Plínio.


segunda-feira, maio 02, 2011

A ORAÇÃO DOMINICAL - (Pai Nosso)

A ORAÇÃO DOMINICAL

(Pai Nosso)

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” - (Mateus 6:9).

O Senhor Jesus subiu ao monte quando cumpria parte de seu ministério, aproveitando esta oportunidade para pregar aos seus discípulos que estavam aos seus pés. O sermão inteiro de Jesus ocupa os capítulos 5, 6, e 7, registrado no livro de Mateus.

Jesus, em seu sermão não deixou de valorizar e ensinar os ouvintes sobre a importância da oração, como forma de se manter um relacionamento íntimo com o Pai, e também como ferramenta indispensável para o crescimento e fortalecimento da fé cristã.

O Senhor em momento algum teve a intenção de apresentar algo que viesse a ser decorado e se tornasse em um simples discurso repetitivo ou reza popularmente conhecido por todos. Ele apresentou aos discípulos a oração dominical, (diálogo com Deus) para que os cristãos, filhos de Deus pudessem absorver os princípios contidos na oração. Jesus estabelece um entrosamento íntimo e perfeito entre o Pai e o filho. Todas as barreiras são eliminadas, quando se trata de comunicação entre um e outro.

O primeiro princípio que notamos na oração envolve algo que é considerado prioridade na vida de todas as pessoas, ou seja: A necessidade de um encontro com Jesus Cristo. Por que o homem não pode usufruir das bênçãos da oração dominical, sem antes passar por Jesus Cristo? A razão é simples e muito fácil de se entender, veja: Para que o homem possa chamar Deus de Pai, ele necessita passar por uma transformação, conforme declaração no livro de João: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” – (João 1:11,12).

Pai nosso, assim começa a oração. Ninguém em perfeito juízo chama ou trata um estranho de pai. Tanto um como outro desfrutam de um relacionamento desta natureza por direito adquirido, ainda que seja através da adoção. Ninguém nasce filho de Deus. Deste modo, todos necessitam passar pelo processo de adoção.

O cristão, antigamente chamado de criatura de Deus, por ter conhecido o Salvador Jesus Cristo e aceitado seu sacrifício remidor na cruz do calvário, passa gozar do privilégio de chamar Deus de Pai pela adoção realizada através de Seu Filho Jesus Cristo, conforme afirma a palavra de Deus em Romanos: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai” – (Romanos 8:15).

Diante disto, qual tem sido seu comportamento? Você é como muitos que estão sendo enganados a respeito da paternidade? Você tem chamado Deus de Pai, por convicção, ou este tratamento é feito aleatoriamente, sem mesmo conhecer o assunto? Lembre-se de uma coisa: Deus é o maior interessado em querer chamá-lo de filho. Prova desta verdade está no fato de Ele ter oferecido Seu Filho Unigênito, em sacrifício, para poder legalizar todo processo de adoção aos interessados, e que nenhum ficasse sem ter o direito de chamá-lO de Pai, e, por conseguinte gozar da maior bênção, que se chama salvação. Afinal, é isto que está declarado no Evangelho segundo João: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – (João 3:16).

A declaração de Jesus é algo que não se deve desprezar. Por Ele, você experimentará algo precioso, maravilhoso, e imprescindível para garantir uma vida agora em abundância e um futuro eterno na presença Gloriosa de Deus. Veja o que Ele diz: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – (João 14:6). Abra seu coração para Jesus sem mais demora. Confesse-O como seu Salvador e seu único Senhor, e experimente e goze do privilégio de poder orar assim: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”!


_________________Capelão PLínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...