segunda-feira, abril 25, 2011

CONHEÇO JESUS, E DAÍ?

CONHEÇO JESUS, E DAÍ?

Proclamar o reino de Deus tem sido o desígnio daqueles que seguem a Jesus por entender que esta é a vontade do Senhor. O mundo precisa conhecer o Reino com mais amplitude e para que isto aconteça de fato, Jesus incumbe seus seguidores para esta sublime missão. Jesus ante um homem titubeante disse: “Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus!” – (Lc 9:60).

Anunciar o Reino de Deus sugere em primeira instância que o anunciante conheça preferencialmente com profundidade àquilo que está apregoando. Digo preferencialmente e não como norma. A exceção seria aplicada ao novo convertido que ainda não teve tempo hábil para conhecer densamente o Reino, mas, mesmo pequenino na fé não se cala diante da necessidade das pessoas.

Apresentar Jesus Cristo e suas maravilhosas obras aos incrédulos é uma tarefa prazerosa. O tema “Jesus Cristo” é um leque enorme de diversidades de soluções. Não existe área no ser humano capaz de resistir aos efeitos restauradores da ação de Jesus Cristo que é o ponto central do Reino de Deus.

Eu arriscaria dizer que a maior parte da população do planeta, ou para não errar, uma grande parte, se entrevistados dirão que conhecem Jesus. É racional que cada um tem uma perspectiva de como é Jesus. É espantosa a diversificação de conceitos que os homens têm sobre a magnitude do poder atuante de Jesus.

Eu lanço uma pergunta: “Conhecer Jesus e seus ensinamentos é bom?” Se você respondeu sim, passou no teste. Parabéns! Não tenho dúvidas que necessitamos conhecer Jesus, seus ensinamentos e seus feitos. Não há sustentação da fé cristã sem o conhecimento de Jesus. O apóstolo Paulo escreveu: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” – (Hebreus 12:1,2).

No entanto, quando nos deparamos com o texto registrado em Lucas 13, nossa mente cria uma interrogação. Vamos conferir: “E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora” – (Lucas 13:23-28).

A escritura comenta sobre pessoas conhecedoras de Jesus e até nos sugere que o grau de conhecimento destas pessoas estava acima da média. Sugiro que você retorne e leia novamente o parágrafo anterior e considere palavra por palavra. São expressões duras, porém, necessárias para alertar toda criatura do perigo de tão somente conhecer o evangelho do Reino e Jesus o Salvador.

O texto está se referindo às pessoas religiosas que até podem sistematicamente frequentar igrejas, liderar, ensinar, tomar ceia, contudo, ainda não passou pela porta estreita. Obviamente, se aplica também aos que estão fora das igrejas por entenderem que não há necessidade de igreja para se entrar pela porta estreita. E por que não dizer também de alguns que se limitam tão somente a frequentar reuniões e ou células fora da igreja?

E por falar em abstinência de igreja, peço licença para transcrever um trecho do texto publicado no Jornal Batista, domingo, 03-04-2011 com o título: [“A Decapitação da Igreja”. “Qual é a sua reação se visse uma cabeça sem corpo flutuando no ar? Ficaria extasiado ou sairia correndo? Bem, eu sairia correndo. Mas há gente querendo a cabeça sem corpo. São os que querem Cristo, mas não a igreja...”] Assim inicia o texto de Isaltino Gomes Coelho Filho].

Li o texto na íntegra e assino em baixo por crer que esta é uma realidade vivida por muitos, em especial neste momento quando as igrejas estão saindo a campo fora do templo e criando células nas casas e lugares estratégicos, que por sinal é uma ótima tática de evangelização. Todavia, as pessoas têm que entender que célula não é corpo. O novo convertido precisa estar ligado ao corpo que é a igreja. Frequentar células e núcleos de estudos bíblicos sim, porém, igreja SIM também. Cristo SIM, Igreja SIM com toda certeza.

Retornando ao texto que cita algo impactante: “E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora” – (Lucas 13:27,28).

Em outra tradução bíblica diz: “Não vos conheço”. Que desapontamento terrível estas pessoas religiosas e insensíveis terão neste dia de confronto. Seus olhos e seus ouvidos se abrirão e eles entenderão tarde de mais o significado de cristianismo.

Apesar disso, eu tenho uma ótima notícia para você que possivelmente ficou incomodado com a mensagem. Qual é? “PREOCUPE-SE EM SE DEIXAR CONHECER POR JESUS”. Este é o “segredo” revelado para você e para o mundo todo. Pela porta estreita só entrarão àqueles que são conhecidos de Jesus - (João 10:14).

Você poderá se questionar: Como consigo me tornar conhecido de Jesus? Não há múltiplas escolhas e sim alternativa única, ou seja, “fazer o que ele determina”. Maria, mãe de Jesus em uma festa quando acabou o vinho disse aos serventes: “Fazei tudo quanto ele (Jesus) vos disser”. Jesus oferece sua amizade com uma condição que se chama obediência. Ele disse: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” – (João 15:14).

Conheço Jesus, e daí? O diabo também conhece Jesus como ninguém e todos nós sabemos qual é o destino dele – (Mateus 25:41). O importante, e isto faz toda diferença é cumprir os ensinamentos de Jesus. O primordial é alegrar o coração do Senhor.

Certa vez Jesus olhou para alguém que se deixou ser conhecido por Ele e disse: “...tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;...” – (Mateus 16:17-19). Pedro não se fechou para Jesus. Sua vida foi um livro aberto diante do mestre e isto fez dele um apóstolo cheio de unção.

O Evangelho do Reino não é complicado. A salvação genuína através de Jesus Cristo não é utopia. Jesus prometeu que retornaria e você não pode ficar do lado de fora da porta. Decida-se hoje e desfrute dos benefícios daqueles que são conhecidos de Jesus. A Bíblia cita: “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” – (Mateus 25:31-36).

Tome uma decisão hoje, neste momento, de se tornar conhecido de Jesus. Não viva na obscuridade da fé. Leia e medite na Palavra de Deus. Cumpra os preceitos do Senhor. Arrependa-se dos seus pecados. Peça perdão. Abra seu coração e deixe Jesus entrar e ser seu único Salvador e SENHOR. Declare isto. Faça deste parágrafo a sua oração e desfrute da amizade de Jesus e ouça naquele dia – “Vinde, bendito de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Amém?

_________________Capelão - Plínio.





terça-feira, abril 12, 2011

JESUS CRISTO, NOSSA PÁSCOA

“JESUS CRISTO, NOSSA PÁSCOA”



A exemplo do “natal”, o domingo de “PÁSCOA” também é divulgado como oportunidade de faturamento comercial e ensejo de trocas de presentes, no caso, mais especificamente os habituais “ovos de páscoa e seus similares”. O chamado “coelhinho da páscoa” e os ovos de chocolate servem para desviar o foco das pessoas do alvo principal que é a razão da existência da Pascoa verdadeira. Felizmente, muitos pensam corretamente e sabem distinguir, explicar e celebrar este dia significativo e espero que você seja uma dessas pessoas.


Para se entender o termo “páscoa” necessitamos regressar ao Livro de Êxodo no antigo Testamento e estudar o capítulo 12. A orientação de Deus a Moisés e Arão foi objetiva: “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a PÁSCOA do SENHOR. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.


Como é constatado no texto, “PASCOA” tem uma acepção de “passagem”. O Senhor passaria por cima e a morte não atingiria as casa que tinham em seus umbrais o sangue do cordeiro como sinal.


Os judeus no Antigo Testamento comemoravam sistematicamente a “PÁSCOA” por obediência ao Senhor e também por entender que esta festa os levava a retroceder no tempo para o tempo de escravidão vivido no Egito. A “PÁSCOA”, para eles, representava libertação, salvação e vida.


Em nossos dias que vivemos no período do Novo Testamento, a “PÁSCOA” tem o mesmo significado. É só uma questão de entendimento e aplicação teológica.


Jesus é nossa Páscoa. João disse: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” – (João 1:29).


O sangue derramado por Cristo na cruz nos livra da morte. A Bíblia afirma: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” – (Romanos 6:23). “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” – (I João 1:7).


Os cristãos comemoram a “PÁSCOA” como ponto culminante de sustentação de fé. Paulo declarou: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” – (I Coríntios 15:14). “PÁSCOA” é morte e RESSURREIÇÃO de Jesus Cristo que se deu no domingo, ou seja, no terceiro dia conforme afirmação bíblica – (Atos 10:40).


Os cristãos têm consciência que Jesus Cristo deixou uma ordenança registrada nos evangelhos. “Os discípulos preparam a Páscoa e Jesus ministrando a ceia, tomou um pão e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos seus discípulos, dizendo, tomai, comei; isto é meu corpo. A seguir tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei todos; porque isto é o meu sangue derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” – (Mateus 26:26-28).


Em resumo, “PÁSCOA” é isto: Jesus se fez homem, veio a este mundo, ensinou, fez discípulos, morreu em uma cruz e ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos. Jesus está vivo e voltará um dia para levar a sua igreja. Jesus está pronto para salvar todos quantos quer desfrutar desta maravilhosa bênção. Faça da páscoa um excelente motivo para gozar da salvação através do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – JESUS CRISTO. “Não fique de fora desta bênção”.


Uma ótima “PASCOA” para você e toda sua família. Lembrando, que, não tenho nada contra comer, presentear ou receber chocolate tenha ele a forma que for. Só não concordo em ser chamado de ovo de páscoa. O correto é chamá-lo de ovo de chocolate. Amém?


_______________Capelão – Plínio.





terça-feira, abril 05, 2011

NOSSAS LEMBRANÇAS SERÃO PRESERVADAS NO CÉU?

                        NOSSAS LEMBRANÇAS SERÃO PRESERVADAS NO CÉU?


Não há como negar que muitos indagam se as pessoas conservarão suas lembranças no céu. Como entender este assunto complexo?

A Bíblia cita: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” – (Eclesiastes 12:7). É bom lembrar que o homem é trino, ou seja, formado de “corpo”, “alma” e “espírito”, sendo que o terceiro é eterno. Como percebemos no texto, ele volta a Deus e aguarda o dia da vinda de Jesus. Confira o texto: “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” – (Mateus 25:31-34).

Sabemos com base na Palavra de Deus que o espírito que está em nós volta a Deus. Contudo, o que acontece subsequente? Vamos consultar a Bíblia e descobrir o que o apóstolo Paulo escreveu: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” – (I Coríntios 15:51-57).

O texto relata duas situações onde revela a situação dos mortos e a condição dos vivos por ocasião do toque da última trombeta. O primeiro ressuscitará em um corpo incorruptível e o segundo instantaneamente passará por uma transformação assumindo também um corpo incorruptível revestido de imortalidade.

Você pode estar imaginando: E as lembranças, permanecem neste novo corpo ou não?

As lembranças continuam neste estágio perpétuo. As lembranças atestarão de fato em que fomos transformados em Cristo Jesus. As lembranças nos farão lembrar-se dos acontecimentos bíblicos e seus personagens e nos encorajará para conhecê-los no céu. As lembranças são características que atestam nossa identidade e individualidade. No céu não seremos número e sim indivíduos a ser tratados pelos seus novos nomes assentados por Deus.

No céu vamos querer conhecer depois de Jesus, muitos outros heróis da fé que sustentaram o evangelho para que ele chegasse até nós. E tudo isso e muito mais graças a nossa memória que entrará em ação na nova cidade preparada para os salvos por Jesus Cristo, conforme cita o texto: “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” Filipenses 3:20-21).

Perceba que Paulo afirma que Jesus Cristo transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, ou seja, o nosso corpo se assemelhará ao de Cristo. Sendo assim, vamos recapturar resumidamente as características de Jesus após sua ressurreição e posse de seu corpo glorificado:

1 – Corpo semelhante ao nosso. Maria olhou para Jesus e não percebeu diferença. João 20:14: “E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus”.

2 – Reconheceu as pessoas. Chamou Maria pelo nome. João 20:15: “Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre)”.

3 – Conservou as cicatrizes no corpo. João 20:20: “E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor”.


4 – Comprovação de corpo glorificado. Jesus passou pelas paredes. João 20:19,26: “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco”.

5 – Corpo formado de carne e osso. Lucas 24:39: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” – (Lucas 24:39).

6 – Jesus teve fome e comeu. Em um contexto onde os discípulos estavam pescando, Jesus aparece na praia em seu corpo glorificado e pergunta a eles se tinham algo para comer. João 21:14,15a “E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos. E, depois de terem jantado,...”

Estes fatos atestam que semelhantemente experimentaremos esta situação com uma grande diferença. Qual? Estaremos em outro cenário, ou seja, vivenciaremos estas emoções no céu onde também encontraremos JESUS, Simão Pedro, Tomé, Natanel, Paulo, João, Mateus, Marcos, Lucas, Moisés, Abrão, Jó, seus antepassados, irmãos e amigos que aceitaram Jesus como Salvador e Senhor. E todos serão identificados por você por conta das lembranças que se instalaram em sua mente.

Negar este fato é se deixar convencer que na realidade nós não iremos gozar das maravilhas do céu e sim alguém “criado por Deus” com outra identidade assumirá nosso lugar de honra e prazer. Haja vista que Jesus olhou para um dos malfeitores na cruz e disse: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso’ – (Lucas 23:43). Em João 3:16 afirma: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. “AQUELE QUE NELE CRÊ” desfrutará do céu. Não será um substituto. Creia!

Não posso crer que Deus faria algo desta natureza pedindo a nossa perseverança na fé para depois entregar o prêmio a outrem. O próprio Lúcifer (criado por Deus), quando pecou no céu querendo ostentar o lugar de Deus, não perdeu suas memórias mesmo sendo expulso do lugar onde vivia. As lembranças do diabo continuam vivas dentro de sua mente maligna.

No entanto, necessitamos compreender que pelo fato de estarmos em um corpo glorificado, o pecado e ou natureza pecaminosa não poderá adentrar ao céu. Assim sendo, nossas mentes sofrerão uma mutação no sentido de despojamento de todas as lembranças pecaminosas e alguns sentimentos inconvenientes que não condizem com a presença gloriosa de Deus. Para exemplificar: Dor, inveja, tristeza, depressão, nostalgias, etc.

Para entendermos melhor esta mudança de mente é só retornar até Gênesis e verificar o que aconteceu com Adão. O primeiro homem antes de pecar tinha uma mente pura e desta forma creio que nossas mentes serão transformadas por ocasião de termos nossos corpos glorificados. O pecado não vai ocupar espaço algum em nós e isto incluí a nossa mente onde estão alojadas as nossas lembranças.

Lembranças do céu? Sim, graças a Deus por mais esta bênção. Assim sendo, conclamo você a cumprir o comando de Jesus. Ele disse: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” – (Mateus 28:19,20). Precisamos ganhar nossa família, parentes, amigos e vizinhos para encontrá-los no céu e desfrutar da vida eterna ao lado de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nós iremos reconhecê-los e conviver com eles no céu. Amém?

Observação: Somente para deixa-lo bastante curioso. No inferno a mente não vai passar por mudanças. A mente do ímpio será conservada exatamente como era em vida na Terra. Confira o texto em Lucas 16:19-31 e diga, MISERICÓRDIA SENHOR, eu não quero estar neste lugar de sofrimento eterno!



_____________Capelão – Plínio Cavalheiro.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...