quinta-feira, julho 21, 2011

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém

“Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém” – (Mateus 6:13).



A oração dominical [Pai Nosso] inicia dando ênfase ao louvor, declarando a santificação do nome de Deus e termina reafirmando e reconhecendo a grandeza, o poder e a glória de Deus. “Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”.


Após um longo tempo na presença do Senhor, submetendo-se aos cuidados, solicitando a provisão diária, buscando o perdão pelos pecados, e pedindo a proteção para não cair nas ciladas de satanás, finalmente, chega o momento de glorificar, exaltar, e reconhecer o governo que o Pai exerce sobre seus filhos. Pois teu é o reino.


O cristão deve se inteirar através da busca e meditação na palavra de Deus de todas revelações contidas nas escrituras sagradas, inclusive as três afirmações de Jesus, se referindo ao Pai, no final do verso treze de Mateus seis – Reino, Poder e Glória.


Teu é o reino. Jesus certa ocasião, depois de ser interrogado por Pilatos respondeu: “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui“– (João 18:36). Ele declara ao inquiridor a existência de um reino estabelecido acima de qualquer reinado: “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” – (João 18:37b).


Jesus sobrepuja o reino das trevas e oferece oportunidade aos perdidos de se aliarem ao Seu reinado voluntariamente e adquirirem vida eterna. A Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – (João 3:16).


Teu é o poder. Jesus faz esta segunda afirmação aos seus seguidores – Poder. Não se pode ignorar ou menosprezar este maravilhoso atributo de Deus que vai além do “poder” conhecido pelos homens, Ele é Onipotente. A Bíblia diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” – (Salmo 91:1).


É bom desfrutar da certeza que não há nada que seja demasiado difícil para Deus. A Bíblia diz: “Ah Senhor Deus! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil” – (Jeremias 32:17).


Tua é a glória. O Mestre e Senhor Jesus conhecendo o caráter do diabo, não deixa de colocar este item para fechar a oração com chave preciosa. Satanás sempre quis e continua querendo roubar a glória de Deus, ou tentando convencer o cristão a conquistar os aplausos, fazendo de tudo para que os holofotes foquem seu ego.


Diante disso, use seu livre-arbítrio e diga NÃO aos assédios do enganador. Diga NÃO ao pecado. Exerça seu direito e pelo Espírito Santo se incline em adoração ao Rei dos reis em todo lugar, e em todo tempo. Faça da oração de Davi sua oração e aprenda com Paulo: “Todas as tuas obras te louvarão, ó SENHOR, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações” – (Salmo 145:10-13). “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém” – (Romanos 16:27). Amém?


Procurando expor um pouco de teorias e admitindo que o tema seja extenso, chegamos ao “fim” desta oração maravilhosa ensinada pelo Senhor Jesus. É bom lembrar que a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de ricos ensinamentos. Sendo assim, nenhum escritor humano conseguiu ou conseguirá esgotar qualquer assunto da Bíblia. Graças a Deus por está realidade.


Espero de coração que todos os preceitos fiquem gravados dentro de seu coração e que você desfrute de todas as bênçãos que o Senhor tem para aqueles que PRATICAM a Oração do Pai Nosso. Em nome de Jesus, amém!


_______________Capelão - Plínio.

6 comentários:

Lorena C.Neves- São Paulo disse...

Olá seu Plínio e família tudo bem?
Comigo e minha família, graças a Deus tudo bem.

Continuo acompanhando todos os dias o blog e me interesso muito pelo assunto, além de aprender mais e mais da Palavra do nosso Deus.

Hoje, infelizmente, é a última parte do passo a passo da belíssima oração do PAI NOSSO.
Mas quero que saibas que foi muito bom todos eles, e aprendi muito e com certeza, além de guardada em meu computador, está guardado tbm em minha mente, e prometo, pelo menos tentar, colocar em prática td que aprendi. Mesmo sabendo que muitas partes são difícieis e sempre somos tentados. Mas acredito que se não tentarmos, nunca vamos saber se iriamos conseguir seguir td direitinho, não é mesmo?

Este de hoje, pra encerrar "com chave de ouro" é o mais "bonito" (se podemos dizer assim), mas é o que nos mostra com mais precisão como DEUS é MARAVILHOSO e está sempre pronto a ajudar seus filhos e quem quer ajuda.
Esta parte nos acalenta, acalma, dá paz, esperança e nos enche de coisas boas.

Por isso, percebemos que o BEM sempre vence e vai vencer o MAL, em nome de JESUS. ELE é PODEROSO e está ao nosso redor sempre para nos levantar em quedas e nos mostrar o caminho no "escuro".

O versículo citado pelo senhor no paragrafo que fala do PODER:...
... " Teu é o PODER... A Bíblia diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” – (Salmo 91:1)..."

Achei lindo e de muita esperança.
Quer coisa melhor do que habitar no esconderijo do ALTÍSSIMO e DESCANSAR em sua sombra?

Lindo... Lindo... Lindo e Lindo e muuuuiitoooo bem explicado todos os passos da oração PAI NOSSO.
Quero agradecer ao senhor por este período de aprendizado sobre este tema lindo e tão bem explicado.
Muito obrigada mesmo seu Plínio.
O senhor é muito especial e tem o dom da Palavra e da explicação.

Agora, aguardo os próximos textos, já imaginado qual seria? Mas seja qual for, com certeza, será de grande utilidade e de grande benção a todos que seguem e acompanham este instrutivo blog para honra e glória de Deus.

Até o próximo.
Fica com Deus e que ELE continue te dando este dom da evangelização e conquistando amigos e espalhando a Palavra de Deus pela internet.
Parabéns.

Um grande abraço e beijos ao senhor e a sua família.

Lorena c. Neves
São Paulo - SP

Plínio para Lorena disse...

Oi Lorena.

Boa noite.

Novamente nos encontramos em nosso blog e isto é muito bom. Saber o que você pensa a respeito das coisas da Bíblia me deixa feliz.

Eu também aprendo mais cada vez que abro e estudo a Bíblia. São muitos ensinamentos que nos ajudam a prosperar na fé. Todo seguidor de Cristo necessita aceitar e acatar a Bíblia como Palavra de Deus e regra de fé. Sem ela o “cristão” fica desnorteado.

A oração realmente encerra com palavras valorosas (chave de ouro, como você disse), "Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém".

Se conscientizar desta verdade e torná-la prática em nossas vidas é receita para desfrutar de uma vida repleta de bênçãos.

Agradeço por acompanhar de perto o blog e por fazer comentários tão inleligentes.

Sou privilegiado pelo fato de receber em meu blog pessoas tão especiais como vocês. Peço que continuem participando enviando seus comentários. Tenho tido o cuidado de lê-los um a um com muito carinho.

Grato e até o próximo texto.

Abraços e beijos carinhosos.

Do amigo – Plínio e família.

PAULINHO-PERNAMBUCO disse...

BOM DIA SENHOR PLINIO. ESPERO QUE O SENHOR E SUA FAMILIA ESTEJA BEM. GOSTEI QUE O SENHOR RESPONDEU A MIM E A MEU AMIGO. OBRIGADO PELO CARINHO. GOSTEI DE LER O ULTIMO PASSO DO PAI NOSSO. ACHEI BEM LEGAL O ENCERRAMENTO. AGORA LOGO A NOSSA APOSTILA FICARA PRONTA E O PROFESSOR JOSUÉ VAI NOS DAR PARA LEVAR PARA CASA. GOSTEI DE TUDO QUE LI E APRENDI BASTANTE. VOU CONTINUAR LENDO O BLOG E ESPERANDO NOVOS TEXTOS. OBRIGADO POR TODA AJUDA SENHOR PLINIO. O SENHOR É MUITO ESPECIAL E ME AJUDA MUITO A APRENDER MAIS DA PALAVRA DE DEUS.
ATÉ O PROXIMO TEXTO.
UM GRANDE ABRAÇO AO SENHOR MEU AMIGO E PROFESSOR TAMBÉM.

PAULINHO - ALUNO DO PROFESSOR JOSUÉ
PERNAMBUCO

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na paz do senhor Jesus Cristo Irmão e amigo querido Plinio.
Espero encontrar-te mais uma vez bem de saúde, voce e vossa familia.

Comigo, e meus entes, graças ao Pai Celestial, encontramo-nos todos bem. Minha irmã está completamente bem e curada. Amém, em nome de Jesus. Muito alegra-me e a todos nós.

Hoje escrevo-te com alegria e "tristeza", calma irmãozinho, nenhuma notícia ruim. Triste no sentindo de saber que é a última parte da bela e mui bem explicada oração do Pai Nosso.
Infelizmente, chegou o fim dela e de suas explicações a respeito.
Mas mui alegre em saber cada passo e aprender mais e mais da palavra do Santíssimo.
Grato irmão querido. Mui grato mesmo.

Como li em outro comentário, és mui bela essa última parte mesmo.
Nos dá paz, esperança e saber como nosso Deus é bondoso e poderoso mesmo.
Como o irmão mencionou a parte do PODER. Mui mui linda e verdadeira....O PODER NÃO SE PODE IGNONAR E NEM MENOSPREZAR...
Mui belo e PODEROSO esse dizer.
Pois nosso amado DEUS é PODER, por mais este motivo, NUNCA devemos irgnorá-lo ou menosprezá-lo.

Mui bem colocado também o Salmo 91. Expressa realmente como o reino de Deus é repleto de poder e glória.

Plinio, meu amigo, irmãozinho querido e mestre, só tenho a agradecer-te mais uma vez por este blog e mais este meio de aprender a palavra de Deus com uma pessoa realmente filho de Deus que expressa todo este sentimento em suas palvras e textos. Cada palavrinha aqui colocada.

Sei que a "tristeza" que mencionei no começo é porque esta etapa chegou ao seu final. Mas também sei que o irmão, como mui bem preparado estás por começar algo novo e mui atrativo como foi o Pai Nosso. E não vou deixar de acompanhar-te. Sempre e a recomendar seu blog a todos.

Fiquei por demais feliz também em ver meus aluninhos comentando tantas coisas que por vez nem em aulas eles falam. São tímidos. E o irmão conseguiu mais esta proeza.
Grato Plinio, amigo querido que mora no meu coração, e Deus nos uniu e nada nos separará.
Amém?

Grato, grato, grato e muitíssimo grato por tudo até agora. E sei que ainda terei mui a aprender com meu mais novo amigo e irmãozinho querido.

Com o final desta etapa, assim chega ao fim também minha apostilha. Estás por ficar mui bela e mais importante, recheada de expicações do nosso Deus maravilhoso, e com ensinamentos explicados passo a passo por este mestre e que tenho o privilégio de chamar de amigo e irmão, voce Plinio.

Darei-te notícia quando estiver totalmente pronta irmão.
Mas não cansarei de agradecer-te pela ajuda e posso adiantar que na abertura, tomei a liberdade de colocar um agradecimento ao irmão com o seu nome, e dizendo que graças aos vossos textos, hoje temos em mãos essa preciosidade de apostilha sobre o "PAI NOSSO - O PASSO A PASSO da Oração diária".
E também tomei por liberdade colocar o endereço de vosso blog.
Tudo bem para o irmão?

Irmãozinho é isso por hoje.
E estou a aguardar os próximos textos e sempre a te acompanhar.
Não esqueças que ganhou um amigo e irmão, mesmo sendo a esta distancia longa que estamos fisicamente, podemos estar próximos aqui, com o mesmo propósito de falar de nosso Deus a todos, por isso, Deus nos uniu aqui.

Um grande abraço fraternal e com muita gratidão pelo que aprendi com voce até hoje e sei que ainda aprenderei muito mais.
Conte comigo também, caso precise.
Estou a terminar, logo vou para a igreja, e acredito que o irmão também. Bom domingo e boa semana, abençoada por Deus a voce e sua preciosa familia.

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Para o amigo Josué disse...

Muito bom dia amigo e irmão Josué.

Que a graça maravilhosa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo repouse sobre você e família preciosa.

Graças a Deus estou bem junto de minha querida família e as coisas continuam caminhando com as bênçãos de nosso Provedor e Pai Celestestial.

Os comentários “terminaram” por hora sobre a Oração Modelo. Como já disse, não tive e não tenho aspiração de admitir que o assunto tenha se esgotado. Em hipótese alguma se consegue exaurir qualquer tema bíblico por mais “simples” que possa parecer. A Palavra de Deus é FONTE INIESGOTÁVEL de ricos ensinamentos. Louvado seja Deus por sUa Palavra.

Pretendo dar sequência publicando textos aleatórios segundo orientação do Espírito Santo. Isto não significa que estou fechado para receber sugestões. Caso queira, você tem liberdade para indicar alguns temas que gostaria de vê-los transformados em textos.

Quanto ao trabalho que você está fazendo elaborando uma apostila.
Sinta-se á vontade para fazer o que Deus colocar em seu coração. Quanto a mim, você tem total apoio para montá-la da forma que achar mais conveniente e poderá usar meu nome e o blog se jugar necessário.

Oro para que Deus use este instrumento (apostila) para esclarecer muitas vidas sobre o Reino de Deus. [Aguardo notícias sobre ela].

Por hora é só. Grato mais uma vez entre tantas outras. Sempre fico feliz com seus comentários e dos seus amados alunos APLICADOS que gentilmente têm postado em nosso blog. Saudações a todos eles e que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre cada um.

Na medida do possível, gostaria de receber fotos de sua classe e de seu ministério. Segue meu e-mail: plinio.cava@terra.com.br. Meu e-mail está disponível para todos os amigos que frequentam o blog.

Observação: [O e-mail de preferência não deve neutralizar os comentários postados no blog].

Abraços do amigo e irmão – Plínio.

Robson Nunes - Sto André - SP disse...

Continuo gostando muito de seu blog e acompanhado sempre, como disse, meu amigo gostou e me mostrou, agora estou sempre vendo e acompanhado.
Te disse também no comentário anterior que gosto de ler a Bíblia, por isso, tenho uma em meu carro, para qdo dá um tempo, entre uma reunião e outra, lá estou eu com ela, lendo o que Deus tem para falar comigo.
Aprendi bastante sobre o pai nosso e vendo mais coisas do que simplesmente na leitura, quase que por uma reza (decorada). Vi que este texto de hoje encerra este ciclo dos ensinamentos mais profundos sobre o pai nosso, e gostei de tudo. Vou continuar acompanhado e sabendo que terei grandes coisas a aprender aqui.
Parabéns novamente pela iniciativa deste blog, e já indiquei a alguns colegas do trabalho e vou continuar indicando.
Um grande abraço a voce e parabéns novamente.

Robson Nunes
Santo André - SP

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...