segunda-feira, dezembro 27, 2010

BEM NENHUM LHES FALTARÁ EM 2.011”


COM AS BÊNÇÃOS DO SENHOR

BEM NENHUM LHES FALTARÁ EM 2.011”


“Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará” – (Salmo 34:10).


O sentido de buscar, conforme o versículo narra, não oferece possibilidade de ser interpretado como algo disponível ao cristão para ser utilizado exclusivamente em situações emergenciais.

Este equívoco tem se alastrado pelo universo com o patrocínio do reino das trevas, e por conta disso as pessoas têm transformado o Senhor Jesus em médico plantonista de pronto socorro, aonde os necessitados chegam em busca de soluções para seus problemas emergenciais. Assim sendo, após os primeiros socorros e os analgésicos, voltam para suas casas e se esquecem que foram atendidas por alguém que estava de serviço naquele dia.

A palavra, conforme o texto acima está em concordância com II Crônicas 7:14, apesar de cronologicamente ter sido escrita após este período vivido por Davi. Os registros de Crônicas narram o aparecimento de Deus a Salomão, filho e sucessor do rei Davi, e diz: “Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício. Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” – (II Crônicas 7:12-14).

Foi atribuído pelo Senhor ao povo de Israel o cumprimento de quatro condições básicas antes de receber as bênçãos divinas solicitadas por Salomão: 1) Humilhar-se; 2) Orar; 3) Buscar a Deus; 4) Converter-se dos maus caminhos.

Os olhos, ouvidos, braços e o coração do Senhor estão perpetuamente atentos aos que buscam sua presença (continuamente), não somente no momento da necessidade.

Portanto, neste momento de festas e início de um novo ano busque o Senhor com mais intensidade, na alegria, na tristeza, na saúde ou na enfermidade. Não importa o tipo de adversidade, busque sempre o Senhor, creia no único Deus justo e amoroso que tem controle de todas as situações e bem nenhum lhe faltará. Coloque o Senhor Jesus para pastorear sua vida em 2.011. Não se permita buscar ao Senhor como se fora um médico de pronto socorro. Acolhe-O dentro de seu coração e entregue a Ele o controle pleno de sua existência. Faça suas as palavras do rei Davi e repita com muita ênfase: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” – (Salmo 23:1).

Feliz Ano Novo. “O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” – (Números 6:24-26).




__________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

sábado, dezembro 18, 2010

NATAL É A MAIOR PROVA DO AMOR DE DEUS

NATAL É A MAIOR PROVA DO AMOR DE DEUS

Por mais que nos esforcemos para descrever a amplitude do amor de Deus, jamais conseguimos retratar com palavras a realidade que só é compreendida na íntegra pela Trindade.

Ficamos, nós que somos alcançados pelo seu magnífico amor boquiabertos diante das  manifestações de um de seus atributos identificado como amor. Se parássemos para pensar na possibilidade do amor de Deus ser retirado de sobre nós por tão somente um período diminuto de tempo, sem sombras de dúvidas não restaria ninguém para contar a implicação deste feito.

Amar é algo que faz parte naturalmente do caráter de Deus.
Deus não precisa se esforçar para exercitar o amor. Deus não precisa de motivação para praticar o amor. Deus é simplesmente AMOR.

O amor de Deus não se pode dimensionar, mesmo lançando mão das várias formas científicas que o homem desenvolveu para ser aplicado nesta área. Reflita nas palavras do próprio Deus quando se dirigiu a Moisés: “Então Deus passou diante de Moisés e disse em voz alta: Eu sou o SENHOR, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos” – (Êxodo 34:6).

Entretanto, há certas bênçãos que resultam do amor de Deus que estão condicionadas a atitudes específicas daqueles que buscam este benefício. A Bíblia cita: “Ó SENHOR, Deus de Israel! Não há Deus igual a ti em cima no céu nem embaixo na terra. Tu cumpres a aliança que fizeste com o teu povo e lhes mostras o teu amor quando eles, com todo o coração, vivem uma vida de obediência a ti” – (I Reis 8:23). Percebemos que o “segredo” que abre o coração de Deus para difundir benefícios se chama “obediência”.

A maior prova do amor de Deus se evidenciou por conta de ter enviado seu Filho Unigênito (Jesus Cristo) a este mundo com propósito de salvar o homem da perdição eterna. A Bíblia cita: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – (João 3:16).

Feliz Natal
Seu nascimento (NATAL) e ministério composto de um período onde ensinou, pregou, curou, fez discípulos, salvou, morreu pelos pecadores e sobre tudo ressuscitou dentre os mortos ao terceiro dia foi um marco expressivo e único que tem beneficiado milhões e milhões de pessoas que aceitaram e continuam aceitando esta dádiva nos dias de hoje.

Nada se compara a esta graça.
     Aleluias – Jesus nasceu é Natal!
          Tê-lO como Salvador é bênção.
               Aceitá-lO como Senhor é decisão admirável.
                    Louvá-lO e adorá-lO são dádivas que alegram sEu coração.

Neste Natal desejo que as bênçãos do Senhor Jesus Cristo repousem sobre vocês que visitam meu blog e... “que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.” (Números 6:26).

F E L I Z  N A TA L.

_____________Capelão Plínio Cavalheiro. 

domingo, dezembro 12, 2010

O SIGNIFICADO DE “NATAL"


"O SIGNIFICADO DE “NATAL”
Natal” está relacionado com nascimento, em especial com a chegada de Jesus Cristo e sua história registrada nas Escrituras Sagradas (Bíblia). Entretanto, o termo especificamente “Natal” não é citado na Bíblia (a não ser para se referir a Terra de origem), assim como não é também citado esta festa (natalina) por nenhum escritor usado por Deus para escrevê-la. [Em outra oportunidade poderemos escrever sobre as festas bíblicas].
Outro fato que se deve observar é a data de 25 de Dezembro como sendo o dia em que Jesus se fez homem e veio a este mundo. Com toda confiança, este dia não ficou registrado na certidão de nascimento de Jesus como o dia de seu nascimento. A própria história bíblica contradiz esta data. Vamos a ela: "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite” – (Lucas 28:8). Quando levantamos as condições climáticas na região onde Jesus nasceu constamos que em Dezembro o clima é de inverno, provocando chuvas e neves. Portanto, os pastores conduziam seus rebanhos no campo aberto durante o verão.
Pessoalmente, não vejo nada contra se comemorar o Natal em 25 de Dezembro como é costume da maioria da população. No entanto, nós os cristãos devemos ter consciência do verdadeiro sentido do Natal, honrando, adorando, servindo, obedecendo e homenageando em espírito e em verdade o aniversariante não somente em um dia do ano, mas, durante 365 dias de cada ano que vivemos. Isto alegra o coração do Pai do aniversariante e, por conseguinte, do Filho também – Jesus Cristo.
Lamentavelmente, o mundo banaliza esta data e a transforma em fonte de lucro exorbitante dando ênfase ao “Papai Noel”, presentes, panettones, bebidas e comidas. Dizem que as pessoas entram no "espírito natalino" se travestindo de bondade e alegria.
Não encontramos nenhuma referência bíblica que alguém deve ter uma postura diferenciada por conta de uma data no calendário, no caso, 25 de Dezembro. Ao contrário, Os sentimentos de bondade, alegria, amor ao próximo, liberalidade, compaixão, mansidão e outros mais devem fazer parte do caráter de cada pessoa compromissada com Jesus Cristo que veio a este mundo com o propósito de salvar as pessoas da condenação eterna. Nascer, crescer, assumir um ministério frutífero (ensinando, curando e salvando), morrer e ressuscitar foram os planos de Deus para alcançar o ser humano através de Jesus Cristo.
Cristo nasceu, morreu e venceu a morte.
Ele está vivo.
O resumo destes propósitos encontra-se registrado no evangelho de João. Confira: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” – (João 3:14-18).
Desejo que o Natal verdadeiro se faça presente em sua preciosa vida e que os frutos de uma vida compromissada com o Aniversariante Jesus Cristo se evidenciem abundantemente durante todo tempo de sua existência.
Feliz Natal e um Ano Novo abençoado pra você e a todos seus entes queridos.
Votos de:
_________________Capelão – Plínio Cavalheiro.

sexta-feira, dezembro 10, 2010

TEMOR DO SENHOR!

TEMOR DO SENHOR!
(Aprendendo com o rei Davi)

“Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem”
[Salmo 34:9]

Certo dia, Jesus propôs uma parábola onde três homens figuravam como elencos. O terceiro chegando diante de seu senhor disse: “Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste”. Então respondeu o patrão daquele homem: “Servo mau, por tua própria boca te condenarei” – (Lucas 19:20-22).

Davi não está se referindo a este tipo de temor contado por Jesus na parábola das dez minas. Mesmo porque, o temor sentido pelo homem desta parábola não trouxe nenhum benefício a ele, ao contrário, foi chamado de mau empregado e desqualificado para o trabalho.

O texto também não está sugerindo ao homem uma postura simplesmente de estagnação mental, onde ele isoladamente mergulha na ociosidade “reverenciando” o Senhor somente em pensamento. Ao contrário – temer – biblicamente, tem uma conformidade com – obediência – aos princípios da Palavra de Deus.

Temer o Senhor é cumprir Marcos 16:15, onde Jesus diz: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.

Temer o Senhor é ter uma vida de integridade e desfrutar das promessas do Salmo 37:25: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”.

Temer o Senhor é buscá-lo e priorizá-lo acima de todas as demais coisas em conformidade com Mateus 6:33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Temer o Senhor é policiar as palavras que saem da boca: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” - Efésios 4:29.

Temer o Senhor é não entristecer o Espírito Santo: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” – Efésios 4:30.

“O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte” - (Provérbios 14:27). Temor a Deus não pode ser comparado com pavor totalmente irracional e sim respeito ou reverência que procede de uma apreciação dos atributos de Deus.

O Senhor Deus é justo, santo, Onipotente, Onisciente e Onipresente, e qualquer ser humano deveria sentir profundo respeito para com Ele. A bíblia diz: “Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no Senhor nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno” – (2 Crônicas 19:7).

Qualquer ensinamento ou exercício que afasta os nossos pés dos caminhos de Deus pode extinguir o temor do Senhor e acarretar sérios prejuízos, muitos deles irreversíveis. Temer ao Senhor é comprovação de sensatez, por outro lado, não temer ao Senhor é demonstração de insanidade. Confira em sua bíblia “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.... Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor” - (Provérbios 1:7,29).

Enfim, muitos outros ricos ensinamentos estão impressos nas Escrituras com a finalidade de esclarecer aos santos o caminho de uma vida próspera. Você mesmo poderá acrescentar muitos deles. Contudo, de nada serve conhecer e não praticar. Aprenda com o rei Davi: “Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem”. Você está necessitando de alguma coisa? Temer ao Senhor - este é o caminho para se conquistar as bênçãos necessárias para uma vida em abundância!



_____Capelão - Plínio Cavalheiro.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

EXPERIMENTE O NOVO, POR QUE NÃO?

EXPERIMENTE O NOVO, POR QUE NÃO?


(aprendendo com o rei Davi)

“Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele refugia”- [Salmo 34:8].

Muitas empresas aplicam parte dos lucros em amostras grátis com a finalidade de “forçar” o consumidor a provar do seu produto, e consequentemente vê-lo conhecido e aceito no mercado competitivo.

Aceita provar?

Davi se coloca como alguém que está “vendendo” algo precioso. Não se trata de um explorador da boa-fé do público, semelhante ao charlatão calvo que garante ter o remédio contra a calvície. Ao contrário, Davi oferece algo que ele mesmo constatou sua eficácia e por conta disso, diz: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom....”.

Entre tantos outros atributos que fazem parte do caráter de Deus, está a – bondade. O apóstolo Pedro em sua primeira epístola, no capítulo dois versos dois e três, defende a ideia de que só se conhece de fato a bondade de Deus após o novo nascimento em Cristo Jesus. Ele diz: “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso”. A salvação é com toda certeza a maior prova da bondade de Deus. O Senhor ofereceu seu próprio Filho Jesus para morrer pelos homens, sendo eles ainda pecadores.

“Oh! Provai e vede que o Senhor é bom....”. Lembro-me quando ainda criança uma cena quando um vendedor visitou nossa casa oferecendo um fogão a gás. Ele propôs colocar um fogão em nossa casa a título de experiência (sem despesas), e usá-lo no lugar do velho fogão movido a carvão. Meus pais ficaram temerosos com a novidade. Seria seguro ou conveniente trocar o “certo” pelo duvidoso? Contudo, aceitaram a proposta de provar a nova invenção. O final da história? Nem preciso narrar, com certeza você já conhece. Aquele antigo fogão virou sucata de ferro velho e o novo nunca mais saiu de nossa casa, trazendo para todos nós muito conforto e satisfação.

Do mesmo modo, quando alguém decide provar de Deus, colocando-O no lugar do antigo e maldoso senhor, certamente nunca mais vai querer voltar ao passado sofredor. Esta pessoa estará desfrutando da bem-aventurança por estar refugiado no Senhor.

O Senhor é bom!
A bíblia diz: “Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração” – (Salmo 100:5); “Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável” – (Salmo 135:3); “O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras” – (Salmo 145:9); “O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele” (Naum 1:7).

Davi está sugerindo a todos quantos estão usando o velho (ruim), a oportunidade de trocar pelo novo (bom), que se chama Senhor dos senhores. Basta (provar), para reconhecer de fato a bondade de Deus. “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele refugia”.

Você se lembra pra onde foi parar o fogão velho? Exatamente, virou sucata. Meus pais não o deixaram tomando espaço na cozinha. O novo foi suficiente para fazer o trabalho com excelência. Semelhantemente Deus deseja ser o único em sua vida para suprir todas as suas necessidades. Não podemos optar por ter dois senhores. Por quê? Confira em sua Bíblia: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” – (Mateus 6:24). Amém?



_____________Capelão - Plínio Cavalheiro.


segunda-feira, dezembro 06, 2010

ANJOS E SUAS FUNÇÕES!

ANJOS E SUAS FUNÇÕES!

(aprendendo com o rei Davi)


“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”.
[Salmo 34:7]


O apóstolo Pedro, certa ocasião estando preso, eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos – (Atos 12:7).

Em todas as situações onde presenciamos a atuação de um anjo celestial, notamos concomitantemente a existência de um comando de Deus, com a finalidade de direcionar para onde, quando e qual é o trabalho a ser realizado.

Quem são os anjos? A Bíblia atesta no livro de Hebreus 1:14 > “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”

Quantos anjos existem? Não temos o número exato de anjos. A Bíblia diz: “E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares” - (Apocalipse 5:11). Entretanto, sabemos que para cada demônio existem dois anjos de Deus.

São os anjos superiores aos seres humanos? Sim. Confira na Bíblia: “Que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo dos seres celestiais o fizeste; de glória e de honra o coroaste” – (Salmo 8:4,5).

Os anjos podem aparecer em forma de seres humanos? Sim. A Bíblia diz: “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos” - (Hebreus 13:2).

Quem lidera os anjos? Cristo. Veja em 1 Pedro 3:22 > “Cristo está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades”.

Os anjos são protetores? Sim. A Bíblia diz em Salmo 91:10-11 > “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”. Contudo, não devemos nos esquecer que os comandos partem do Senhor.

Davi, estudioso e praticante da Palavra de Deus, não desprezou os benefícios do Senhor colocado à disposição dos que os temem. Ou seja, a proteção dos seus anjos. Notemos a colocação de Davi: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor....”. Davi não disse: “O meu anjo da guarda acampa-se....”. Existe diferença entre a primeira frase e a segunda? Sim. E por sinal, uma enorme diferença. Vejamos:

A primeira – “O anjo do Senhor”. Os anjos cumprem as ordens de Deus. A Bíblia diz em Salmo 103:20-21 > “Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra! Bendizei ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade!”

Sendo assim, ele está a serviço de Deus, não podendo aceitar comandos de homens. Daniel, entre outros homens de Deus, experimentou os favores de um anjo enviado por Deus em seu socorro, e declarou esta bênção ao rei Dario: “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achado em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum” - (Daniel 6:22).

A segunda – “O meu anjo protetor”. Satanás tem conseguido enganar multidões de pessoas, inseminando a falsa doutrina que se chama “angelolatria” = “adoração dos anjos”.

João um dos apóstolos de Jesus quando foi arrebatado em espírito à ilha chamada Patmos com a finalidade de receber instruções apocalípticas, cometeu um equívoco diante do anjo e não deixou de registrar o seu erro. Veja seu relato: “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus” – (Ap 22:8,9).

Diante disto, tomemos a consciência e aprendamos com Davi - “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. É somente ao Senhor que prestamos adoração e oramos pedindo que Ele envie seus anjos para nos livrar dos intentos de Satanás e seus demônios. Lembrando, para concluir, que há uma condição para se alcançar esta graça de Deus. Qual? “Temer o Senhor”.



_______Capelão - Plínio Cavalheiro.

domingo, dezembro 05, 2010

LOUVOR QUE AGRADA DEUS

LOUVOR QUE AGRADA DEUS


Inevitavelmente os tempos mudam e pessoas tendem a modificarem suas preferências no modo de vestir, corte de cabelo, penteado, comportamento verbal e naturalmente nas preferências musicais.

O mercado da música é amplo e atrai multidões de pessoas por conta de propostas inovadoras que a cada dia cresce para atender a demanda de participantes que buscam neste artifício uma forma de entretenimento para seus ouvidos, mente e corpo.

Não há nada de errado quanto às diversidades de preferências. Deus criou o homem com capacitação de escolhas e aspirações. É bem verdade que nem todas as escolhas trazem benefícios àqueles que as escolhem. A Bíblia cita: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Este princípio se aplica também para as escollhas. O sucesso de um futuro promissor depende de uma boa escolha hoje.

Josué em determinado momento trás à memória do povo os benefícios que Deus tinha feito por ele e oferece a eles oportunidade de escolha. Ele disse: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao SENHOR para servirmos a outros deuses” – Josué 24:15,16).

Quando se trata especificamente de louvor, qual é a preferência de Deus? Deus tem preferência por timbre de voz e ou tipo de instrumento? Deus tem preferência por altos (a) decibéis ou por sons baixos e suaves? Deus se agrada de pulos, danças, gritos de júbilo? Enfim, você pode se lembrar de outras práticas que acontecem costumeiramente dentro das igrejas.

Nada contra as formas de expressão de louvor que cada um adota para oferecer culto a Deus. Contudo, há de se avaliar as motivações de cada atitude. O apóstolo João escreveu o seguinte sobre este assunto: “Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos por que a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” – (João 4:22-24).

O segredo DECLARADO de Deus fica claro nas palavras de João. Não é o formato do instrumento e muito menos a data de sua fabricação. A chave que abre o coração de Deus para se alegrar do louvor chama-se “espírito e verdade”. Ou seja, “espírito” (relação com a alma) e “verdade” (relação com a mente).

Qualquer “louvor” que perde o foco o “espírito” e “verdade”, não importa o tipo de instrumento ou o tipo de voz ou mesmo o volume não vai passar de barulho ou show. Nos tempos antigos não existiam muitos instrumentos que são utilizados hoje, os chamados modernos, entretanto, existia potencialmente no ser humano a motivação - ”espírito e a verdade” e isto fazia e continua fazendo toda diferença diante de Deus.

A Bíblia narra um fato curioso de alguém da alta sociedade que conseguiu abrir o coração de Deus com seu modo peculiar de adoração. Este personagem era reconhecido como um homem segundo o coração de Deus (At. 13:22). Vamos ao texto: “E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos. E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho” – (II Samuel 6:5,14).

A Bíblia não relata qual o tipo de música Davi estava dançando naquele momento e nem precisamos tomar conhecimento. O importante é saber que com toda certeza Davi estava louvando em espírito e em verdade e isto faz toda diferença para quem presta adoração.

Paulo escreveu: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento” – (I Coríntios 14:15). Que Deus nos faça adoradores segundo o padrão que Ele estabeleceu e não segundo nossas convicções que nem sempre casa com a vontade dEle.

Oremos assim: "Tu, Senhor [e somente tu] e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas” – (Ap 4:11) - [grifo meu]. Os holofotes não devem estar focando o adorador e sim àquele que é digno de todo nosso louvor - Deus. Os aplausos não devem ser dirigidos aos músicos, cantores e pregadores. Lembre-se que Deus condena a idolatria. Rejeite toda glória que não te pertence e tenha certeza que Deus vai se agradar de seu louvor. Amém?

_____________    Capelão – Plínio cavalheiro.

(a) Decibéis
 A intensidade ou volume dos sons é medida em unidades chamadas decibéis, abreviadas para dB. Sessenta dB é a intensidade do som de uma conversa, e 120 dB a de um avião a jato. Se uma pessoas "perder" 25 dB de volume, poderá ter problemas de audição. A perda de 95 dB pode ensurdecer totalmente uma pessoa.

    A competência auditiva é classificada como normal, perda leve, moderada, severa e profunda (Quadro II). É difícil imaginar o que perdem aqueles que têm uma deficiência auditiva. Portanto, para ilustrar, examinemos a tabela a seguir:
 
QUADRO I
Qualidade do Som
Decibéis
Tipo de Ruído
muito baixo
0-20
farfalhar das folhas
baixo
20-40
conversação silenciosa
moderado
40-60
conversação normal
alto
60-80
ruído médio de fábrica ou trânsito
muito alto
80-100
apito de guarda e ruído de caminhão
ensurdecedor
100-120 
ruído de discoteca e de avião decolando
Classificação das Perdas Auditivas de Davis - para crianças

 
QUADRO II
Grau de Deficiência
Perda em dB
Normal
0 a 15
Leve
16 a 40
Moderada
41 a 55
Moderada Severa
56 a 70
Severa
71 a 90
Profunda
+ de 90 


______________________________________________________

Decibel
Volume é o correlato psicoacústico da intensidade sonora. A percepção do volume está relacionada à variação de pressão gerada por uma onda sonora e, portanto, à sua intensidade.
Nosso sistema auditivo tem dois limites de audibilidade:
- limiar de audibilidade (mínima intensidade audível)
- limite de dor (máximo nível de intensidade audível sem danos fisiológicos ou dor)
A gama entre os 2 limites é muito grande. Para uma frequência pura de 1000 Hz, esses limites vão de 10-12 watt/m2 a 1 watt/m2, ou seja, uma razão de 1 trilhão para 1.

Extraído ­- Veja mais:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...